pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Cenário Eleitoral Límpido e Brasileiro!

cenario-eleitoral-limpido

Haverá, no próximo domingo (2/10/22), um cenário eleitoral límpido e brasileiro! Haja chuva, ou faça sol, a maioria dos eleitores brasileiros mostrará sua vontade explícita! Escolherá o candidato que liderará o Governo Brasileiro, para o período 2023-2026.

A última semana, iniciada no último domingo (25/9), começou barulhenta! Vários episódios marcaram o cotidiano dos brasileiros, a fim de mostrar-lhes um cenário eleitoral límpido. Um deles foi a postagem do Jornalista R.G. Guzzo, publicada no Estadão, com o seguinte título: “Lula, o cansaço e a ladroagem”.

Naquele texto, Guzzo evidencia episódios da vida de seu personagem e enfatiza que ele:

“(…) enche a paciência de todos com sua choradeira diária, hipócrita e arrogante sobre o que chama de “perseguição”. Roubou, nunca pediu desculpa por ter roubado, ganhou de presente do STF a anulação dos seus processos penais e ainda reclama.” 

Da postagem guzzaniana, nada mais será destacado. Coletou-se, analisou-se de publicam alguns comentários. Não mais! Isso porque, aos brasileiros, augura-se, no próximo domingo, um cenário eleitoral límpido. Além disso, vive-se, em meio à euforia do Bicentenário da Independência do Brasil.

No entanto, será que os 451 comentários (até o momento desta postagem) mostram um cenário eleitoral límpido? A resposta ao questionamento será escolhida por você eleitor(a), ao final de sua leitura. Então, vale a pena relatar a breve pesquisa realizada nos comentaristas da postagem “Lula, o cansaço e a ladroagem”.

Em consequência disso, verificou-se, na coleta de dados, a autoria dos comentários. Foi constituída por 9 mulheres e 105 homens. Uma mulher publicou seis comentários. Outras duas, publicaram, respectivamente, três e dois comentários. Dentre as demais comentaristas, cada uma publicou uma única vez.

A fartura dos comentários é atribuída aos homens. 49,88% deles são da autoria de cinco homens. Os outros, 50,12%, foram publicados por 105 homens na seguinte ordem: um publicou nove vezes; dois deles, oito vezes cada um; outro, sete vezes; outros dois, seis vezes cada um; mais três, cinco vezes cada um; outros dez, três vezes um; outros dezessete, duas vezes, cada um e, por fim, 64 comentaristas escreveram, uma vez cada.

Na análise dos comentários, concluiu-se que dez palavras específicas foram usadas mais vezes. A quantidade que apareceram, totalizou 273 vezes. Ei-las, com as respectivas quantidades: Lava Jato (9); CoLulistas (10); Farsa-Jato (12); Justiça (13); Voto (14); Ladrão (24); STF (28); Bolsonaro (29); Guzzo (44) e Lula (90).

A despeito de contrariar a Metodologia da Pesquisa, nesta postagem, serão omitidos os aspectos conclusivos. Trata-se de estratégia oportuna e não-influenciadora. Desse modo, não contraria nenhum(a) eleitor(a), ou quem quer que seja, deixando-o(a) livre em sua escolha.

Até porque, estimado(a) leitor(a), neste final de semana, haverá o Cenário Eleitoral Límpido e Brasileiro. Assim, deixo a Você a nobre tarefa de escolher.

Mais que isso, caso seja do seu interesse, os comentários citados foram transcritos e encontram-se aqui. Leia-os e reafirme seu cenário eleitoral límpido.

Fonte: ESTADÃO.

10 Responses

  1. Parabéns pela reflexão. Tudo o o país quer a tranquilidade de uma eleição justa, correta sem tumultos e confusão. Que cada eleitor analise com coerência seu voto ,pensando no bem comum de todos e nunca na troca de favores que as vezes a política preconiza .

    1. Retribuo, com alegria, seus cumprimentos, Querida Raquel – irmã amada e admirada! Que Deus seja conosco em todo o tempo! Saudade! Abraços fraternos a você e aos seus queridos aí in USA.

  2. Senhor Coronel Isaac, nas suas palavras está tudo quanto precisamos: exercitar a democracia sem medo de emitir uma opinião. Tomara Deus que a serenidade reine.

    1. Caro Camarada e Amigo Carlos Braga,
      Eu e você, sabemos que a Democracia existe!
      Nascida na Grécia, constitui-se, com o tempo, na forma de governo menos ruim.
      Sabemos também que prevalecerá em Nosso Brasil, a despeito de — aqui, ali e acolá, lideranças políticas despreparadas ao bem-comum — tentar piorá-la!
      Deus é conosco de por nós!
      Nossos agradecimentos!

  3. Nobre amigo, excelente reflexão alusiva a atual situação eleitoral que vivemos, em que infelizmente os maiores líderes e possíveis futuros condutores da nação duelam e provocam um cenário de ódio, confrontos e rompimentos de relações, até afetivas. Diante desse cenário caótico, rogo aos eleitores o despertar de uma consciência política no momento de definir o futuro do nosso país é à Deus para que às eleições possam fluir com paz e harmonia e que prevaleça o melhor para o Brasil.

    1. Amigo e Camarada Carlos Abreu,
      É tempo de confiança!
      Na escolha de sua liderança política ao próximo período governamental, nossa Brava Gente Brasileira buscará em Deus, o discernimento devido.
      Estou seguro da continuidade do desenvolvimento e crescimento de Nossa Pátria Brasileira.
      Sigamos, olhando à frente e ao alto!
      Nossos cumprimentos!

  4. Cel Isaac. O Sr. Tem uma harmonia pessoal incrível em seus pensamentos, traduzidos em letras.
    Tenho muito orgulho em ter tido a oportunidade de conhece-lo pessoalmente e trabalhar junto numa missão.
    Eu e família estamos numa correria para consolidar; Deus, Pátria, Família e Liberdade.
    Um grande abraço, meu amigo!!?!

    1. Caro Camarada de jornada, Cel Marcos Campos!
      Foi um única missão. Nela, contudo, aprendi muito contigo.
      Você, Amigo, não é apenas um profissional — de polícia ostensiva e preservação da ordem pública — em consequência da carreira que realizou, com garra e sabedoria, e pelo que realizou na Gloriosa Polícia Militar do Espírito Santo.
      Você viveu, verdadeiramente, aquilo que fez, enquanto protetor ativo das pessoas, e das comunidades capixabas, a quem serviu.
      Sou grato a Deus pela sua vida e pelo que aprendi, INSISTO, contigo.
      Estimo a você e aos seus queridos familiares muitos sucessos, sob as bênçãos de Deus!
      Abraços.
      Nossos agradecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Isaac de Souza

Isaac de Souza

(1949 _ _ _ _) É Mineiro de Bom Despacho. Iniciou a carreira na PMMG, em 1968, após matricular-se, como recruta, no Curso de Formação de Policial, no Batalhão Escola. Serviu no Contingente do Quartel-General – CQG, antes de matricular-se, em 1970, e concluir o Curso de Formação de Oficiais – CFO, em 1973. Concluiu, também, na Academia Militar do Prado Mineiro – AMPM, os Cursos de Instrutor de Educação Física – CIEF, em 1975; Informática para Oficiais – CIO, em 1988; Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, em 1989, e Superior de Polícia – CSP, em 1992. Serviu no Batalhão de RadioPatrulha (atual 16º BPM), 1º Batalhão de Polícia Militar, Colégio Tiradentes, 14º Batalhão de Polícia Militar, Diretoria de Finanças e na Seção Estratégica de Planejamento do Ensino e Operações Policial-Militares – PM3. Como oficial superior da PMMG, integrou o Comando que reinstalou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, onde foi o Chefe da Divisão de Ensino de 92 a 93. Posteriormente secretariou e chefiou o Gabinete do Comandante-Geral - GCG, de 1993 a 1995, e a PM3, até 1996. No posto de Coronel, foi Subchefe do Estado-Maior da PMMG e dirigiu, cumulativamente, a Diretoria de Meio Ambiente – DMA. No ano de 1998, após completar 30 anos de serviços na carreira policial-militar, tornou-se um Coronel Veterano. Realizou, em 2003-2004, o MBA de Gestão Estratégica e Marketing, e de 2009-2011, cursou o Mestrado em Administração, na Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC. Premiado pela ABSEG com o Artigo. É Fundador do Grupo MindBR - Marketing, Inteligência e Negócios Digitais - Proprietário do Ponto PM.