(…) elaborar uma hermenêutica do risco, da reflexividade e da cosmopolitização, de modo a fazer valer o cosmopolitismo que a sociedade mundial de risco reivindica como fundação teórica. Estevão Bosco e Leila Ferreira
A frase ora destacada, é a frase derradeira do Artigo “Sociedade mundial de risco: teoria, críticas e desafios“, da autoria de Estevão Bosco e Leila Ferreira. E a temática central daquele estudo pulula, aqui e acolá, emergindo diversos desafios aos mais diversos segmentos!
Na ambiência acadêmica e cultural do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna — ISCPSI—, da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal, a Sociedade Mundial de Risco foi focada segundos os desafios emergentes à Segurança Interna. Assim, os Mestres e Doutores daquela Comunidade Acadêmica se dispuseram a estudar a temática evidenciada. Comprometidos com a proteção interna, produziram o Livro — Segurança Interna Desafios na Sociedade de Risco Mundial — que será lançado, segundo as informações da seguinte foto-convite:

Além da apresentação do Professor Doutor Artur da Rocha Machado, este Pontopm chama a atenção sobre um dos autores — Sérgio Henrique Fernandes — que é Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, residindo em Portugal.