pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Posse de João Bosco de Castro na Academia de Letras de Teófilo Otoni e no Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri.

Às 19h de 24 de novembro de 2018, no Plenário da Câmara Municipal de Teófilo Otoni-MG, nosso Sócio João Bosco de Castro, Tenente-Coronel Reformado residente em Bom Despacho-MG, tomou posse, em expressiva Cerimônia Histórico-Literária, na Academia de Letras de Teófilo Otoni e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, conforme postagem deste Pontotpm.

A Esposa do Empossado — Odontóloga Beatriz Campos de Paulo e Castro — acompanhou-o à Filadélfia Brasileira, Princesa do Mucuri, em todos os momentos e atos da Sessão Solene destinada à efetivação das citadas e prestigiosas posses, cuja relevância dignifica as Letras Lusófonas e a Produção Historiográfica no Vale do Mucuri e respectivo Centro Sociocultural das Pedras Preciosas.

Em seu discurso de posse, João Bosco de Castro enfatizou, particularmente em favor do Mucuri e Teófilo Otoni, seu efetivo compromisso com a Língua Portuguesa e respectivas Literaturas — enfaticamente pela Etimologia, Filologia Românica e Literatura Comparada — , além de com a Historiografia de Polícia Militar ̶ particularmente da História da Polícia Militar de Minas Gerais, acopladamente com seus doze Livros, dezenas de Ensaios — prioritariamente sobre Conteúdos Camonológicos e Policiológicos — e seus quatrocentos e sessenta e nove prêmios obtidos em concursos literários ou epistêmicos, destacadamente na forma de contos, poemas, resenhas, recensões e análise de conteúdo em favor do melhor discurso. No campo da Literatura Brasileira, o Empossado marcou-se com seu romance O Mandachuva e seu poema épico de vinte e oito recitações Elogio à Criação. Na Ensaística sobressaíram Glorioso Tormentório e Louros sob Espinhos: mentefatos de Literatura Comparada a serviço das Ciências Policiais, Ciências Militares da Polícia Ostensiva, Políticas Públicas e Preservação da Ordem Pública, e da Crítica Literária.

Como representante do Núcleo da União dos Militares de Minas Gerais sediado em Teófilo Otoni, compareceu a tão notável Evento o jovem Secretário Ian Lisboa, não somente para congratular-se com João Bosco de Castro, mas também para apoiá-lo com serviços de filmagem e fotografia.

Após os Trabalhos Histórico-Literários, João Bosco de Castro, Acadêmicos e Historiadores, acompanhados de Beatriz e Ian, confraternizaram-se em requintada Churrascaria Gaúcha de Teófilo Otoni.

No vídeo publicado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni, encontram-se registrados todos os momentos do Magnificente Sodalício. Vê-se que foi realizado com diligente cerimonialismo e muito esmero. São dignos de nota, todas as ações realizadas pelos gestores daquela Casas de  Saberes, das Letras e dos Registros históricos e Geográficos.

Veja, também, algumas fotos do Evento da ALTO e IGHM. 

Slide1
Slide2
Slide3
Slide5
Slide6
Slide7
Slide8
Slide9
PlayPause
previous arrow
next arrow

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM