CHEFES DE POLICIA REUNIRAM EM LUANDA

Os Chefes de Polícia reuniram em Luanda, onde participaram vários comandantes. As forças policiais lusófonas fizeram-se representar naquele evento. O objetivo buscado visava o reforço e a cooperação e coordenação de suas respectivas ações e operações protetivas. Na publicação da Polícia Nacional de Cabo Verde (PNCV), o encontro ocorreu no período de 27 a 31 de outubro. Reuniram-se os responsáveis máximos das forças policiais dos países da CPLP, visando a promoção do intercâmbio de experiências e boas práticas. Nesse evento, foram discutidas estratégias conjuntas de combate à criminalidade transnacional, tráfico de drogas e migração ilegal, bem como preparar a passagem da presidência do órgão para a República de Angola. Na ocasião em que os Chefes de Polícia reuniram em Luanda, um dos destaques do encontro, testemunhado pelos chefes de polícia dos Estados-Membros foi a passagem de pastas do Conselho de Polícias da CPLP. Com efeito, o presidente cessante, Diretor da Polícia Nacional de Cabo Verde, Superintendente-Geral — Jorge Humberto Andrade — passou-a ao atual presidente, Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Comissário-Geral — Francisco Monteiro Ribas da Silva. De ver-se, realizaram-se outras atividades: Os encontros bilaterais entre as Polícia Nacional de Cabo Verde – PNCV e a Polícia Nacional de An gola – PNA, a Guarda Nacional Reepublicana de Portugal – GNR; A Polícia Segurança Pública de Portugal – PSP; Acordos sobre diversos assuntos, des de a revisão e atualização dos protocolos existentes, bem com o a avaliação do grau de execução nos vários domínios da cooperação policial; A definição de novas estratégias de cooperação e partilha de informações e definição de novas áreas de formações em vários domínios policiais. As informações são do Gabinete do Diretor Nacional da Polícia Nacional, aos 03 de novembro de 2025. FONTE: PNCV
PMMG LANÇA OPERAÇÃO DO POLICIAMENTO RODOVIÁRIO NO PERÍODO CHUVOSO DE 2025–2026

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), através do comando do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), iniciou as operações voltadas no período chuvoso. As ações e operações, nas rodovias de Minas, ocorrerão até março de 2026, cujo objetivo é a garantia da segurança e fluidez do trânsito rodoviário, nas rodovias estaduais e federais com apoio dos seguintes órgãos: Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER–MG); Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC); Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); Departamento Nacional de Infraestrura no Transporte (DNIT), e das Concessionárias de rodovia, além de órgãos locais dos municípios. Os militares do BPMRv realizarão campanhas educativas, monitoramento de pontos críticos e contam “[…] com a colaboração de todos os condutores para que observem a sinalização e adotem uma postura prudente […] destacou o comandante do BPMRv, Tenente-Coronel PM — Renato Quirino. Além disso, para aquele oficial, “[….] Se a chuva estiver muito intensa, pare em um local seguro e aguarde o tempo melhorar. Mais do que evitar infrações, essas atitudes salvam vidas […]. Segue abaixo algumas Dicas de segurança para condutores durante o período chuvoso: – Redobre a atenção em áreas sujeitas a neblina, enxurradas e quedas de barreiras; – Evite ultrapassagens em locais proibidos ou sob chuva intensa; – Reduza a velocidade, especialmente em curvas e trechos com pista molhada, ou sob chuva e neblina; – Aumente a distância de segurança em relação ao veículo à frente; – Mantenha os faróis acesos e verifique regularmente os limpadores de para-brisa; – Nunca tente atravessar áreas alagadas; – Busque rotas alternativas; – Planeje sua viagem com antecedência, verifique o estado da rota e condições do veículo; – Use o cinto de segurança. Fonte: PMMG
DIVULGADOS OS RESULTADOS DA 19ª EDIÇÃO DA OPERAÇÃO FORÇA TOTAL

O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar (CNCGPM) apresentou, no Rio de Janeiro, em 29/10/25, o balanço da 19ª edição da Operação Força Total. Resultante dos esforços das Polícias Militares brasileiras, implementados simultaneamente em todo o território nacional, no período de 18 a 19 de setembro de 2025. Naquela ocasião, foram empregados de 128 mil policiais militares, aproximadamente. Os militares ora empenhados atuaram, ostensivamente, utilizando 44.855 viaturas. Tais resultados demonstram a força da presença ostensiva das polícias militares, nas cidades brasileiras, participando da proteção de suas respectivas populações. Soma-se ao esforço dos expressivos avanços no enfrentamento à criminalidade, os resultados exitosos da prisão e apreensão de: – 3.872 pessoas presas em flagrante; – 1.064 adolescentes em conflito com a lei foram apreendidos; – 390 armas de fogo retiradas de circulação; – 114.584 kg de entorpecentes apreendidos; – 464 veículos recuperados; – 43.142 veículos autuados e 3.534 veículos apreendidos, em todo território nacional. Assim, com esses resultados alcançados com a Operação Força Total reafirma-se o compromisso das Polícias Militares no fortalecimento das atividades de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Além da cooperação interestadual à proteção das pessoas e respectivos patrimônios públicos. Assim, asseguram-se a paz e a tranquilidade das comunidades de seus estados e sociedade brasileira. Na 19ª edição da Operação Força Total, repetiu-se a interação das polícias militares com outras forças estaduais de segurança pública, unidas num único objetivo se assegurar a paz social e a tranquilidade pública de seus concidadãos. Quem sabe fazer bem, quer fazer mais; e de uma forma objetiva, compromissada e responsável. Evidencia-se, então, que as mulheres e os homens, policiais militares brasileiros, detêm os conhecimentos necessários, e se dispõem, diuturnamente, ao cumprimento do exercício da polícia ostensiva , em solo brasileiro. VEJA TAMBÉM OS RESULTADOS DA 18ª EDIÇÃO DA OPERAÇÃO FORÇA TOTAL FONTE: PMRJ
A POLÍCIA MILITAR PARANAENSE REFORÇA AS AÇÕES DE POLÍCIA OSTENSIVA

A Polícia Militar paranaense (PMPR) reforça as ações de polícia ostensiva com tecnologia de ponta em Curitiba-PR. A responsabilidade dessa ação tático-operacional é do 33º Batalhão de Polícia Militar (33º BPM). A Plataforma de Observação Elevada funciona num caminhão de Comando e Controle, como um veículo autônomo e centro de monitoramento móvel, sob responsabilidade da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DTI) da PMPR. Nesse mister, o principal objetivo é aumentar a presença da PMPR, durante a presença, na preservação da ordem pública. Com o apoio de tal tecnologia de ponta, como câmeras de alta resolução e sistemas integrados, há o monitoramento garantido em tempo real. Nisso, consegue-se a integralidade imediata das imagens captadas, com os dados do local de atuação ou operação. Além dessas informações, o Centro de Comunicação Social da PMPR destacou, ainda, que: O 33ºBPM foi criado em julho deste ano, a fim de assegurar a tranquilidade pública de “56 mil pessoas dos bairros Centro Cívico, Centro, Alto da Glória e São Francisco[…]”, aumentando “[…] a presença ostensiva em áreas estratégicas e garante uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades da população […]”; O comandante da citada Unidade de Execução operacional é o “[…] tenente-coronel PM — Pedro Paulo Sampaio[…]”, que assim explicou o uso da nova tecnologia: “Essa integração potencializa nossos esforços operacionais, aumenta a segurança do cidadão e contribui para melhorar a percepção e os indicadores de criminalidade na área central de Curitiba”. Complementou afirmando que “[…] São recursos tecnológicos empregados em prol da segurança pública, apoiando as ações do batalhão e de outras unidades da corporação. O 33º BPM, iniciou essas atividades há pouco mais de 90 dias, vindo a receber apoio de todas as estruturas da PMPR, inclusive dos meios tecnológicos […]”. Outras considerações relevantes divulgadas evidenciaram a inteligência operacional e o treinamento especializado: “[…] O caminhão de comando tático tem um alcance operacional amplo: pode ser empregado em qualquer local do Paraná, desde que o acesso seja possível. Para garantir a comunicação, o veículo possui conectividade satelital, o que amplia sua capacidade de rede e permite que opere de forma independente da conectividade local. Os dados coletados são cruciais para subsidiar ações estratégicas de segurança pública. A integração é feita por meio de “interfaces de captura, processamento das informações e imagens”, com possibilidades de busca ativa em imagens gravadas […]”; “[…] A operação do caminhão exige um treinamento técnico específico para os integrantes da DTI, onde cada operador possui função especializada. A precisão é vital, já que os operadores garantem que tudo o que é captado é transmitido ao vivo e em tempo real ao comandante de cada operação. Além disso, é possível integração com drones e as aeronaves do Projeto Falcão[…]”, e que: “[…] O caminhão foi empregado com sucesso em diversas situações, incluindo edições da Operação Verão Maior Paraná, prisões e apreensões, sendo frequentemente utilizado para atuação de policiamento de presença, intervenção em grandes eventos esportivos, como jogos de futebol, e aplicação em festas típicas regionais e outros […]”. Fonte: PMPR
ENCONTRO DE GESTORES DAS POLÍCIAS MILITARES DA TRÍPLICE DIVISA – MG/BA/ES

Através dos comandos responsáveis pela polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Houve um Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa compreendida pelos Estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais Nestas Unidades da Federação (UF), já algum tempo, os respectivos militares participam, mediante seus representantes, com a finalidade de trocar informações e compartilhar experiências de interesse comum. Neste ano, o Espírito Santo (ES) foi a UF anfitriã, realizando o evento, em Aracruz, naquele Estado, no período de 14 e 17 de outubro. Naquela ocasião, quando se realizou o VIII Encontro, os participantes alcançaram novamente o objetivo de buscar o aprimoramento técnico das ações e operações compartilhadas de prevenção e combate à criminalidade. Com a realização de palestras, grupos focais e apresentação de trabalhos acadêmicos, favorecem aos participantes notável aprimoramento profissional de seus respectivos integrantes. Nesse evento, repetiu-se o sucesso do ano anterior, quando se realizou o encontro na Bahia, desenvolvendo o tema central: “Liderar, Planejar e Integrar – Combate ao Crime Organizado e aos Crimes Ambientais”. Fonte: PMMG
PMGO MARCA PRESENÇA NO III FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA ESCOLAR

A Polícia Militar de Goiás participou do III Fórum Nacional de Segurança Escolar, dia 09 Out 2025, , realizado pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Este evento reuniu diversas autoridades civis e militares de todo o país. entre elas o Secretário Nacional de Segurança Pública substituto, Rodinei da Silva; a Secretária da Educação, Professora Fátima Gavioli; o Secretário de Segurança Pública, Coronel PM Renato Brum; o Comandante-Geral da PMGO, Coronel PM Marcelo Granja; o Coronel PM Mauro Vilela, Superintendente dos Colégios Militares da Seduc; da Comandante de Ensino da PMGO, Tenente-Coronel PM Queren Leles e demais chefes de forças. Durante o encontro, a Secretária de Educação e o Secretário de Segurança Pública destacaram a importância da integração entre os diversos órgãos da educação e da segurança pública do estado, que tem elevado o Estado de Goiás à posição de 1° Colocado no Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além da Segurança Pública como referência nacional em ações efetivas contra a criminalidade. Em sua palestra, o Comandante-Geral da PMGO, Coronel PM Marcelo Granja destacou o papel da Polícia Militar na segurança escolar; a coordenação de Colégios militares Estaduais, que tem refletido diretamente na eficiência e qualidade do ensino da rede pública. Enfatizou, também, o papel do Policiamento Escolar realizado pela PMGO, através do Batalhão Escolar e demais unidades por todo o estado, o que tem garantido a tranquilidade no ambiente escolar e o bom desempenho educacional. Lembrou ainda que a PMGO desenvolve diversas ações preventivas como Proerd e outros programas que têm papel fundamental na educação e integração com a comunidade. Naquele evento, ocorreu indispensável discussão sobre os aspectos que projeta o Estado de Goiano, considerado referência em educação e segurança escolar, além da oportunidade dos participantes de compartilhar novidades ocorridas neste mister, notadamente aquelas sobre manutenção e inovação dessa fundamental atividade pública. Fonte: PMGO
CONSELHO NACIONAL DE COMANDANTES-GERAIS DIVULGA RESULTADOS DA 18ª EDIÇÃO DA OPERAÇÃO FORÇA TOTAL

O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar (CNCGPM) apresentou no Rio de Janeiro, no dia 08/09/2025, o balanço da 18ª edição da Operação Força Total – Resultante dos esforços das Polícias Militares brasileiras, implementados simultaneamente em todo o território nacional, no período de 21 e 22 de agosto de 2025, naquela ocasião foram empregados de mais de 139 mil policiais militares. Tais resultados demonstram a força da presença ostensiva das polícias militares, nas cidades brasileiras, participando da proteção de suas respectivas populações. Soma-se ao esforço dos expressivos avanços no enfrentamento à criminalidade, os resultados exitosos da prisão e apreensão de: – 4.712 pessoas presas em flagrante; – 440 adolescentes em conflito com a lei foram apreendidos; – 505 armas de fogo retiradas de circulação; – 77.595 kg de entorpecentes apreendidos; – 432 veículos recuperados; – 49.341 veículos autuados e 3.106 veículos apreendidos, em todo território nacional. Com isso a Operação Força Total reafirma o compromisso das Polícias Militares no fortalecimento das atividades de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; e, na cooperação interestadual à proteção das pessoas e respectivos patrimônios públicos. Assim, asseguram-se a paz e a tranquilidade das comunidades de seus estados e sociedade brasileira. Com a união das polícias militares e outras forças estaduais de segurança pública, 18ª edição da Operação Força Total consolidou-se como uma das maiores mobilizações policiais do país, reiterando a força das Polícias Militares no cumprimento de suas missões constitucionais. FONTE: PMRJ
NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO: POLICIAIS MILITARES MINEIROS REFORÇAM AÇÕES PREVENTIVAS

Na Semana Nacional de Trânsito no período de 18 a 25 de setembro, policiais militares urbanos e rodoviários, reforçam as ações operacionais e preventivas. Iniciada em 18/09/25, a campanha educativa acontecerá segundo o slogan : “Desacelere! Seu bem maior é a vida”. Propõe-se o estimulo à reflexão e a mudança de comportamento de motoristas e pedestres, nas circulações diárias, no trânsito, tornando-o mais seguro. A isso, acrescenta-se a conscientização sobre os riscos do excesso de velocidade; a importância de os usuários das vias públicas da observarem as normas gerais de trânsito, com atitudes responsáveis e contributivas à preservação da vida. Nesse esforço, a PMMG participará intensificando sua atuação nas vias urbanas e rodoviárias, nos mais de 30 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais, sob sua responsabilidade, com ações fiscalizadoras: preventivas e repressivas. Segundo a capitão PM— Ludmila Diniz Ferreira, subcomandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran): “Nosso objetivo principal é a conscientização da população. A partir de hoje iremos desencadear blitze integradas e orientadoras em locais estratégicos e em áreas com grande concentração de bares e restaurantes de Belo Horizonte, fortalecendo as ações que são realizadas rotineiramente pela PM, além de palestras educativas” Para o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), tenente-coronel — Renato Quirino Machado Júnior, diante da necessidade de mudança de comportamento da população, todos devem ser alertados quanto às: “[….] principais infrações de trânsito como o excesso de velocidade, ultrapassagem em locais proibidos, a falta do uso do cinto de segurança e a utilização do telefone celular durante a condução do veículo. Essas são as principais transgressões que têm causado acidentes, podendo levar até a ocorrência com vítimas fatais”. Na Campanha deste 2025, vários órgãos do Sistema Nacional de Trânsito participam também, em parceria com a PMMG. FONTE: PMMG
REDE DE PROTEÇÃO PREVENTIVA AUMENTA A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA EM TUPACIGUARA-MG

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), mediante o comando da 254ª Cia., do 53º BPM, realizou na — cidade de Tupaciguara/MG, na noite de terça-feira (09/09/25) —, a solenidade de instalação da Rede de Proteção Preventiva (RPP), em uma iniciativa voltada à segurança comunitária. A estratégia da RPP, firmada na filosofia de Polícia Comunitária, promover a integração da PM com comunidade. Isso favorece as ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, pois, aumentam-se e agilizam as respostas eficazes, inclusive nas situações suspeitas. A Rede de Proteção Preventiva possibilita a participação comunitária nas ações e operações policiais de vidas à população. A realização do evento foi abrilhantada pela presença de representantes do Legislativo Municipal, autoridades civis e militares, representantes do comércio local e do setor bancário, além de líderes comunitários. Naquela cerimônia, foram entregues as placas de identificação da rede de monitoramento aos estabelecimentos participantes, simbolizando o compromisso conjunto com a prevenção da criminalidade, fortalecendo a sensação de segurança. No encerramento do evento, a Banda de Música da 9ª Região de Polícia Militar (9 RPM) proporcionou momento lúdico e marcante à comunidade com melodiosas execuções musicais. FONTE: PMMG
2.500 CRIANÇAS E 1.200 IDOSOS ATENDIDOS NO “DIA D” DO PROJETO “CAMINHOS DE JK”

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da instituição, realizou nesta quinta-feira, 12.09, o “DIA D” do projeto “Caminhos de JK” atendendo cerca de 1.200 idosos, que vivem em instituições de longa permanência, e 2.500 crianças, que estudam em creches localizadas em áreas de vulnerabilidade social, no estado. O projeto “Caminhos de JK”, que iniciou em agosto, tem com objetivo promover a saúde nas comunidades vulneráveis, por intermédio dos militares do quadro de saúde da instituição. Serão 119 ações em Minas Gerais, com previsão de atendimento de mais de 7.500 pessoas, até o mês de outubro. A iniciativa faz parte das ações sociais que acontecem ao longo do ano em comemoração aos 250 anos da PMMG, com o intuito de fortalecer a integração com a população. A Subdiretora do Hospital de Polícia Militar (HPM), Major PM QOS — Polyana Cristina Barbalho, afirmou que “A ideia do ‘Dia D‘ foi realizar o atendimento simultâneo, pelos nossos profissionais da saúde, nas áreas de vulnerabilidade social, em 60 cidades distintas, com execução de 68 ações, sendo a data 12 de setembro escolhida, em homenagem ao aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que atuou como médico do quadro de saúde da instituição”. FONTE: PMMG
