O Major PM Carlos Alberto da Silva Santos Braga tomou posse na Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM). Naquele sodalício, realizado o 1º Congresso Nacional das Academias de Letras Militares do Brasil (CONAMBRAS), Carlos Braga encerrou seu discurso Com o brado de “Honra e Glória À Ordem Cultural Militar Maranhense”.
O Oficial Veterano da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), colaborador do PontoPM, foi empossado na Cadeira 41. Substituiu o Coronel da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) Geovane Bezerra da Silva, falecido em 2018. Ambos os militares concluíram o Curso de Formação de Oficiais na Academia Militar do Prado Mineiro. Geovane e Carlos Braga foram, respectivamente, Aspirantes das Turmas de 1970 e de 1987.
Aos atos cerimoniosos, realizados no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão, em São Luiz, compareceram ilustres autoridades, nesta sexta-feira (18). Na ocasião, registraram-se as presenças honrosas do Comandante-Geral da PMMG — Coronel PM Rodrigo Rodrigues de Souza —, Comandante-geral da PMMA — Coronel PM Emerson Bezerra da Silva —, que é filho do Coronel Geovane, além da Liderança e convidados das Academias Brasileiras.
Conforme informações da AMCLAM, o CONAMBRAS será realizado em dois dias. O encerramento está previsto para o sábado (19). Consta, ainda, que evento teria sido programado para 29 de maio de 2020, das 8h às 18h. Foi adiado sine die em “razão da Pandemia ‘COVID-19′”.
Atualmente, há, no Brasil, oito Academias de Letras Militares, assim constituídas:
Academia de Letras João Guimarães Rosa, da Polícia Militar de Minas Gerais, fundada em 21/08/1995, portanto é o sodalício mais longevo;
Academia Brigadiana de Letras, no Rio Grande do Sul, fundada em 21/04/2006;
Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina, fundada em 01/10/2021;
Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, fundada em 31/05/2019;
Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná, fundada em 28/08/2018;
Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil de do Distrito Federal (nacional), fundada em 10/08/2018;
Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba, fundada em 19/04/2021 e
Academia Potiguar de História e Cultura Militar, fundada em 07/07/2021.
Noticia-se a possível constituição de outras duas, nos estados federativos do Mato Grosso e Tocantins.
Na funcionalidade das Academias Militares de Letras criadas, uma das vantagens que chama atenção é a constituição de sua Confraria. O corpo acadêmico não é constituído somente por militares das Instituições Militares Estaduais. Muitas Cadeiras são ocupadas por civis: escritores, poetas, juristas e professores universitários, dentre outros.
Leia o Discurso de Posse de Carlos Braga, clicando aqui.
Com as informações da ALMEBRAS: 1 e 2 e do Jornal Pequeno.





Respostas de 8
Parabéns Major Carlos Braga!
Recomendações de saúde e prosperidade para você e todos que lhe cercam com afeto. Abraço fraterno.
Minha querida Márcia Pereira Alkimin, boa-tarde! Muito obrigado pelas palavras e carinho com os quais se manifesta em relação à minha pessoa e família. Através do espaço virtual PontoPM procuro construir um pouco do que sou e reencontrar pessoas. Cumprimentos.
Parabéns querido primo Carlos Alberto por mais essa merecida conquista.
Tenho certeza que você dará uma grande contribuição a essa Academia.
Muito sucesso para você!
Minha querida prima Selma Braga, bom-dia! Muito obrigado pelas palavras. Com o respeito de todos e com a atenção de pessoas, que como você, permitem-me a mim a gratidão de poder transformar o conhecimento e valendo-nos do espaço virtual PontoPM construiremos pontes de saberes e alegrias. A minha felicidade é imensa por representar a nossa família que se faz presente e presença nas nossas memórias. Cumprimentos.
Major Carlos Braga, Aspirante 87 da PMMG
O “NEM CORA O LIVRO DE OMBREAR CO’O SABRE, NEM CORA O SABRE DE CHAMÁ-LO IRMÃO” , do imortal Castro Alves, cujo dístico está versificado como mandamento na pedra na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, terá produzido na Força Pública Mineira dois “homos”:
O “homo militaris” , o da força, do sabre, o “faca na boca”, o restaurador da ordem pública, que é a maioria; e o “homo academicus”, o da pena, o do livro, da inteligência, o da prevenção, o pacificador, tão necessário quanto o primeiro justamente por permitir que o primado da força institucional se equilibre e se realize com tecnicidade e cientificidade em favor do bem-comum e da cidadania.
O Major Carlos Braga, mercê de sua arguta inteligência e pragmatismo de ação, se encaixa como raridade com dupla persona, o “militaris academicus”, eis que, por possuir uma alma letrada, mas espírito aguerrido, se apresenta como um “guerreiro pensante” que faz da pena o sabre e do sabre a pena.
Homens assim na Polícia Militar são poucos, raros, singulares. De quando em vez, numa geração, aparece um ou outro. O Major Carlos é um tropo assim.
Meu Caro Senhor Coronel PM Veterano Ernest Soares “Brica”, meu Amigo, Irmão e companheiro desde os primeiros passos na Academia de Polícia Militar, honra e glória!
Honra e Glória a tudo quanto herdamos de nossos pais, dos nossos amigos, da nossa fé e da nossa Corporação Militar.
Honra e Glória às memórias que nos obrigam a fazer o melhor e mesmo sabendo que não poderíamos melhorar, não desistíamos, pois com o apoio de pessoas como Vossa Senhoria, tínhamos a certeza que muito acrescentaríamos.
Honra e Glória ao saber, ao fazer, ao imaginar e sobretudo transformar a partir da plena convicção de que o que nos une é o compromisso de proporcionar melhor qualidade vida a todos que convivem na nossa Pátria.
Muito obrigado, imensos respeitos e cumprimentos.
Senhor Major PM Carlos Braga, parabéns por ocupar lugar de tanta honra. Nós, colegas de caserna, nos sentimos orgulhosos.
Meu Caro Senhor Major PM Cyro, bom-dia! Suas palavras me inspiram e tornam-se fontes de alegrias e respeito a toda Corporação Militar das Minas Gerais e aqui no espaço virtual PontoPM manifesto a minha gratidão. Muito obrigado.