pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo publicou “nota de pesar” sobre a morte do Cabo Marcos da Silva

Em consequência do episódio publicado neste Pontopm, intitulado “Policial militar de Minas Gerais foi ‘assassinado’ covardemente por ‘assaltantes’ de banco, em Santa Margarida, na Zona da Mata“, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) orientou a publicação, no FaceBook daquela Instituição Militar Estadual, da nota de pesar transcrita a seguir: NOTA DE PESAR É com extremo pesar que a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio de seu Comandante Geral, Coronel NIVALDO CESAR RESTIVO, se solidariza com a dor dos familiares e de todos irmãos de farda da família Polícia Militar do Estado de Minas Gerais , devido a perda de mais um policial militar. Hoje (10) pela manhã, durante tentativa de roubo, um Cabo da Polícia Militar de Minas Gerais e um vigilante do Banco do Brasil foram mortos em decorrência de confronto com marginais, ao intervir numa ocorrência de assalto a banco. O policial morto, Cabo Marcos Marques da Silva, trabalhava no 12º RPM de Ipatinga. #podeconfiarpmesp COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP — sentindo-se triste. Fonte: PMESP.

“No Maranhão, Batalhão de Polícia Ambiental implanta Brigada Voluntária em Itapiracó”

O projeto de inserção sociambiental, para crianças e adolescentes, do Batalhão de Polícia Ambiental em Itapiracó é implantado mediante a homologação da Brigada Voluntária Ambiental – BVA no polo de Coroadinho, no Maranhão. Veja mais na reportagem abaixo: Na tarde de sábado, 8 de julho de 2017, o Batalhão de Polícia Ambiental, comandado pela tenente coronel Edilene Soares Silva, reuniu-se na Área de Proteção Ambiental- APA Itapiracó. O objetivo do evento foi a homologação da Brigada Voluntária Ambiental – BVA, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental da Policia Militar do Estado do Maranhão. O BVA atende a crianças e adolescentes com idade entre 12 e 16 anos do polo Coroadinho, visando o desenvolvimento da cidadania pautada na consciência ambiental. Além de dar oportunidade de novas perspectivas de vida, assegurando sempre o direito à vida, a saúde, ao esporte, a educação, ao lazer, a dignidade, ao respeito, ao convívio familiar e comunitário. Por meio do projeto, o Batalhão de Polícia Ambiental conscientiza como devemos tratar a fauna e flora, utilizando a ferramenta de inserção socioambiental, a partir do trinômio; Educação, Recreação e Conscientização Ambiental. A tenente coronel Edilene, comandante do BPA, agradeceu a presença de todos, enfatizando que sem a parceria da comunidade com a PMMA não seria possível desenvolver um projeto de grande valor para a sociedade e a natureza. A tenente coronel agradeceu a todas as instituições que contribuem com o batalhão na preservação do meio ambiente e com a realização da BVA Itapiracó. Fonte: PMMA .

Operação voo livre resgata aves silvestres em Campina Grande – PB

Ação de polícia ambiental em Campina Grande-PB resgata aves silvestres e autua seis pessoas por delito contra a fauna. Saiba mais na reportagem abaixo: A Polícia Militar, através do Batalhão Ambiental, deflagrou a Operação Voo Livre, na manhã deste sábado (8), nas cidades de Guarabira e Campina Grande. 199 aves silvestres foram resgatadas de cativeiros e um total de R$76 mil em multas aplicadas. Ao todo foram autuadas e conduzidas seis pessoas para Delegacia de Guarabira e mais duas para Delegacia de Polícia Civil de Campina Grande, onde foram lavrados os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e realizada as aplicações das multas. A Operação Voo Livre tem como objetivo coibir e reprimir a prática do comércio de animais silvestres nas feiras públicas da região do Brejo e Borborema do Estado. Fonte: PMPB.

“São Miguel dos Campos (AL) é eleita a 3ª cidade com os melhores índices de segurança do Brasil”

No portal da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL) há uma notícia sobre a melhoria da performance dos índices de segurança, segundo critérios do “Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems”, para o município de São Miguel dos Campos. Segundo os dados publicados São Miguel dos Campos melhorou “16 posições em relação ao ano passado e aparece em 3º lugar na edição 2017.” Lei mais informações, na notícia que é transcrita a seguir: Apesar de os gastos com segurança pública nas cidades terem aumentado mais de 220% em 13 anos (2002-2015), o valor ainda é insuficiente para dar conta da violência. Afinal, uma pessoa é assassinada a cada 9 minutos no Brasil, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Alguns municípios brasileiros, porém, garantem melhores condições para se viver. O ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, elegeu Vinhedo (SP) a cidade com o melhor índice de segurança do país. Em relação ao ano passado, Vinhedo conseguiu subir duas posições. O bom desempenho, segundo o levantamento, é resultado da criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que tem o objetivo de propor soluções para os principais fatores que influenciam na criminalidade e violência da cidade. Para montar o ranking, o estudo levou em consideração seis critérios: o monitoramento de áreas de risco; iluminação pública; taxa de homicídios; acidades de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito. Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 6 pontos. De forma geral, a pontuação dos municípios deixou a desejar. O local mais bem pontuado somou 2,172 pontos – o equivalente a apenas 36% da pontuação máxima que poderia atingir (de 6 pontos). Um destaque, porém, foi a cidade de São Miguel dos Campos (AL), que subiu 16 posições em relação ao ano passado e aparece em 3º lugar na edição 2017. O município somou 1,639 ponto. Veja as 10 cidades com os melhores índices de segurança do Brasil. Fonte: PMAL.

Policiais militares da Brigada Militar do Rio Grande do Sul “participam de curso sobre Polícia Comunitária no Japão”

A busca do aprimoramento técnico e operacional por meio da educação profissional é uma constante na realidade das polícias militares brasileiras. Isso é observado na publicação da notícia, no portal da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS), onde é ressaltado que pela terceira vez ocorre o intercâmbio entre policiais japoneses e brasileiros. E que nessa terceira edição do intercâmbio a “representação no Japão conta com oficiais das PM de 10 estados brasileiros”. Leia mais informações, na notícia publicada, no portal da BMRS, e transcrita a seguir: De 30 de junho a 13 de julho, no Japão, por intermédio do Acordo de Cooperação Técnico firmado entre Brasil e Japão para multiplicação da filosofia de Polícia Comunitária, está ocorrendo o Curso de Gestores de Polícia Comunitária, baseado nas experiências do modelo japonês. Esta é a terceira edição deste intercâmbio, onde oficiais japoneses também acompanham no Brasil as práticas das polícias militares partícipes. A representação no Japão conta com oficiais das PM de 10 estados brasileiros, sendo da Brigada Militar a capitã Karla de Moura Incerti, de Santana do Livramento e o capitão Nilton de Godoy Nunes Junior, de Porto Alegre, que foram selecionados pela Corporação dentre os oficiais que desenvolvem programas de prevenção por meio de ações de policiamento comunitário. Atualmente a Brigada Militar vem ampliando suas atividades de policiamento comunitário com Bases Móveis Comunitárias, Núcleos de Policiamento Comunitário e Patrulhas Escolares, programas estes que desenvolvem metodologias de resolução de problemas e policiamento preventivo localizado, além de contribuir para o estabelecimento de um sistema contínuo e auto-suficiente. Fonte: BMRS.

275 quilos de drogas foram apreendidos e o agente criminoso foi preso por policiais militares sul-mato-grossenses, em Bataguassu-MS

Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS) desenvolveram, novamente, ações bem-sucedidas ao aprenderem 275 quilos de drogas e prenderem o agente criminoso, em Bataguassu-MS. Leia mais informações, na notícia publicada, no portal da PMMS, e transcrita a seguir: Nova Andradina (MS) – No início da tarde de sábado (08), por 13h05min, uma equipe da Polícia Militar de Bataguassu realizava rondas de policiamento ostensivo e preventivo pela Av. Dias Barroso, quando avistaram um veículo VW/Santana com placas do Estado do Paraná, chamando atenção da equipe, uma vez que o carro estava aparentemente pesado apenas com o condutor. Com isso foi dada ordem de parada ao condutor do veículo, e este não obedeceu saindo em alta velocidade sentido à cidade de Brasilândia, que após uns cinco quilômetros de fuga veio a adentrar em uma estrada vicinal próximo ao Rio Pardo, onde veio a danificar a suspensão do carro sendo obrigado a parar. Ao perceber que iria ser abordado, o homem de 34 anos de idade tentou novamente fugir a pé em meio ao matagal, más foi abordado e detido logo em seguida. Com o rapaz nada foi encontrado, já no interior do veículo foram encontradas duas placas com targeta da cidade de Mundo Novo-MS e uma grande quantidade de maconha, que após pesagem totalizou em 275 quilos da droga. Diante do flagrante de tráfico de drogas, o homem foi conduzido e entregue ao Delegado da Policia Civil de Bataguassu, que após declaração foi restituído com todo o material apreendido a equipe de serviço, para ser conduzido até a Delegacia de Polícia Federal de Três Lagoas, uma vez que o crime foi qualificado como “tráfico internacional de drogas”. Fonte: PMMS.

Policiais goianienses do municipio de Anicuns iniciam campanha sobre uso do cerol e suas consequências

Mais uma iniciativa de Ação Social será desenvolvida por policiais da 17ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM) do Estado de Goias. No município goianiense de Anicuns (Go) a campanha de conscientização sobre o uso de cerol é direcionada à crianças e jovens e foi intitulada: “SOLTAR PIPA COM CEROL NÃO É LEGAL”. Percorrendo ruas da cidade, policiais alertam sobre os riscos do uso do cerol e sobre as consequências legais. Confira mais sobre a notícia que foi publicada no Portal da PMGO e foi transcrita abaixo: Com as férias escolares se aproximando a 17ª CIPM iniciou uma campanha de conscientização das crianças e jovens que se divertem soltando pipa e adverte: SOLTAR PIPA COM CEROL NÃO É LEGAL. Os policiais da Companhia de Anicuns têm percorrido as ruas das cidades alertando sobre os riscos causados pelo uso do cerol, bem como as consequências legais de seu uso, como o previsto no artigo 132 do CPB que versa a respeito do perigo a vida e a saúde de outrem, e estipula pena de detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave. Logo no início da campanha várias pipas foram recolhidas em diferentes regiões da cidade, por estarem com o material proibido. A 17ª CIPM deseja boas férias a todas as crianças de nossa área de atuação e pede para que sejam responsáveis, brincando de uma forma saudável sem colocar em risco a vida de terceiros, sendo assim não utilizem “CEROL”. Fonte:PMGO

Inscrições para Curso de Formação de Oficiais 2018, na Paraíba

Se você pretende ingressar na Corporação militar no estado da Paraíba, saiba como e quando na reportagem abaixo: Os interessados em concorrer a uma das 30 vagas do Curso de Formação de Oficiais 2018 terão um prazo maior para realizar as inscrições, que começam no próximo dia 11 e agora vão até o dia 28 de agosto. Antes estava previsto que seria apenas de 4 de julho até 14 de agosto. A novidade foi publicada no Diário Oficial do último sábado (1º), que trouxe ainda informações sobre a nova forma de pagamento e isenções. A taxa de inscrição é de R$ 50, mantendo o mesmo valor cobrado no ano passado. Só poderão participar os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano, que é a etapa intelectual do concurso. As inscrições são feitas exclusivamente no site da corporação (www.pm.pb.gov.br) e, de acordo com o aditivo feito no edital, podem ser pagas em qualquer agência do Banco do Brasil ou correspondente bancário da rede Pag Fácil, até o dia 31 de agosto. O candidato deve ficar atento porque a nova regra para o pagamento prevê que quem se inscrever em julho, deve realizar o pagamento da guia ainda dentro do mês de julho, mesma regra para os pagamentos em agosto, que devem corresponder às inscrições feitas apenas em agosto. Em relação à isenção, as solicitações devem ser feitas no período de 11 a 21 de julho, das 8h às 12h30, no Núcleo de Recrutamento e Seleção (NRS) da Diretoria de Gestão de Pessoas, localizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Praça Pedro Américo, centro da Capital. O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 31 de julho, através do site da PM. O edital do CFO 2018 da Polícia Militar foi publicado no dia 13 de maio e está disponível no site da corporação, no ícone informações/concursos, que também tem as modificações trazidas pelo Diário Oficial do último sábado (1º). Fonte: PMPB.

Policial militar de Minas Gerais foi “assassinado” covardemente por “assaltantes” de banco, em Santa Margarida, na Zona da Mata

A notícia do assassinato do cabo PM Marcos Marques da Silva, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), durante o serviço, no município de Santa Margarida é motivo de luto para todos os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. As informações foram divulgadas pelo Portal do Leste, Jornal Estado de Minas e Portal G1-Minas Gerais. Leia mais informações, nas notícias transcritas a seguir, no: Portal do Leste: No início da manhã desta segunda-feira, 10/07, em uma ação ousada, bandidos fortemente armados tentaram invadir uma agência bancária em Santa Margarida. O vigilante da agência também foi baleado. Apesar de socorrido, ele não resistiu e morreu. De acordo as primeiras informações, durante a fuga, após troca de tiros, um policial foi baleado na cabeça e acabou morrendo durante a ação. Os assaltantes estavam em uma picape de cor escura, alguns deles na carroceria do veículo. Viaturas de toda a região foram deslocadas para o rastreamento na tentativa de localização dos bandidos. Jornal Estado de Minas: Uma tentativa de assalto às agências do Banco do Brasil e da Sicoob terminou com um policial e um vigilante mortos nesta manhã em Santa Margarida, na Zona da Mata de Minas Gerais, a 257 quilômetros de Belo Horizonte. egundo informações da Polícia Militar, um grupo de oito criminosos armados com fuzis atirou contra as agências na tentativa de abrir os caixas eletrônicos. Na cidade, havia apenas dois militares no momento da ação. Os PMs foram até o local e trocaram tiros com os criminosos. O cabo Marcos Marques da Silva, de 36 anos, foi baleado e morreu na calçada de uma das agências, quando o grupo fugia em uma caminhonete Toro, de placa PYS-6660, levando dois reféns. O vigilante Leonardo José Mendes, que não teve a idade informada, chegou a receber os primeiros socorros, mas morreu no local com graves ferimentos. Um segundo vigilante foi ferido e levado para o hospital de Manhuaçu. Os dois homens trabalhavam no Banco do Brasil. As vidraças dos terminais foram destruídas. O carro foi localizado nas proximidades da cidade, no córrego São Paulo, em São João do Manhuaçu, também na Zona da Mata. Os reféns foram liberados. Segundo a PM, os criminosos fugiram em um Gol, após abandonar a caminhonete. Portal G1-Minas Gerais: Um cabo de 37 anos da Polícia Militar (PM) e um vigilante foram assassinados por criminosos em uma tentativa de assalto a dois bancos, em Santa Margarida, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (10). O policial militar estava próximo a uma esquina e tentava se aproximar dos assaltantes, que atiram contra ele. Os disparos passam perto do policial e estilhaçam uma vidraça. O PM recuou. Outro policial dirigia uma viatura de ré para sair da ação dos criminosos, mas o militar que estava a pé voltou para perto da esquina e foi surpreendido pelo grupo de assaltantes em uma caminhonete, que atirou e matou o policial. Dois vigilantes do Sicoob foram baleados. Um morreu e o outro foi socorrido para um hospital. De acordo com a PM, cerca de oito ladrões fortemente armados com fuzis tentaram roubar as agências do Banco do Brasil e do Sicoob. A PM informou que os suspeitos fugiram em uma picape e que estão sendo rastreados. Na fuga duas pessoas foram feitas reféns, mas foram liberadas na saída da cidade. Posteriormente, desencadeadas as ações de perseguição, cerco e bloqueio desencadeadas conjuntamente por policiais civis e militares, na região (ilustrada na foto publicada pelo Jornal Estado de Minas). Os reféns foram liberados, três agentes criminosos foram presos e suas armas apreendidas, mas ainda há criminosos foragidos. No vídeo apresentado pelo MGTV-2ª Edição, há mais imagens sobre o episódio, incluindo, a foto (abaixo) dos três suspeitos  presos. Fonte: textos imagem e vídeos (Portal do Leste, Jornal Estado de Minas e Portal G1-Minas Gerais.

500 metros de redes e materiais ilegais de de pesca foram apreendidos por policiais militares sul-mato-grossenses, no Rio Paraná

Os profissionais de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul (PMMS) e atuantes nas atividades de polícia ostensiva ambiental, autuaram “500 metros de redes de pesca (petrechos proibidos)”, no Rio Paraná. Além disso, “Foram soltos em torno de 30 kg de peixes vivos que estavam presos às redes no momento da retirada”. Leia outras informações, na notícia publicada no portal da PMMS e transcrita a seguir: Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo realizou fiscalização ontem (8) e madrugada de hoje no rio Paraná no município e apreendeu 500 metros de redes de pesca (petrechos proibidos). Parte do material ilegal também foi encontrada na Lagoa Saraiva, no Parque Nacional da Ilha Grande, na divisa com o Estado do Paraná. Os infratores que armaram as redes não foram localizados e nem identificados. Foram soltos em torno de 30 kg de peixes vivos que estavam presos às redes no momento da retirada. Este tipo de fiscalização é fundamental. A retirada desta quantidade de petrechos ilegais dos rios impede a degradação dos cardumes. Fonte: PMMS.

error: Conteúdo Protegido!