pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Em São Paulo, policiais militares utilizam tecnologia na atuação integrada de proteção.

O vídeo destacado noticia uma das “boas práticas policiais premiadas na 7ª Edição do Prêmio Polícia Cidadã, promovida pelo Instituto Sou da Paz no ano de 2016”. Denominado “Central de Ações de Prevenção de Delitos – CAPD”, é um dos projetos premiados, juntamente com a “União de Forças – Paulínea Segura”. São projetos desenvolvidos pelos profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública da Policia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Enfatizando a utilização da tecnologia na proteção integrada de proteção das pessoas e bens patrimoniais, ambas as práticas foram apresentadas e discutidas no “II Ciclo de Debates promovido pelo Departamento Pós-Graduação de Oficiais em parceria com o Instituto Sou da Paz.” Sobre o evento citado, o portal da PMESP noticiou que: Nos dias 16 e 17 de maio, no Auditório Profº Des. Álvaro Lazarinni, na sede do Departamento de Pós-Graduação (antigo Centro de Altos Estudos de Segurança – CAES) da Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB iniciou-se o II Ciclo de Debates promovido pelo Departamento Pós-Graduação de Oficiais em parceria com o Instituto Sou da Paz. Com um público composto por membros da sociedade civil, integrantes de Conselhos Comunitários de Segurança e de profissionais de Segurança Pública, o evento busca promover um debate para o fortalecimento e a disseminação de iniciativas bem sucedidas, para a redução de roubos no Estado de São Paulo. Na ocasião foram apresentadas as boas práticas policiais premiadas na 7ª Edição do Prêmio Polícia Cidadã, promovida pelo Instituto Sou da Paz no ano de 2016. Além dos profissionais de Segurança pública que se inscreveram interativamente para o evento, as exposições foram assistidas pelos Oficiais Alunos do Curso Superior de Polícia (CSP) e por meio de vídeo conferência, também puderam acompanhar as apresentações os Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), enriquecendo ainda mais as grades curriculares dos cursos correspondentes ao doutorado e ao mestrado profissional da Polícia Militar. O tema Segurança Pública é de interesse de todos e a Polícia Militar do Estado de São Paulo se dedica cada vez mais na promoção de estudos científicos e na implementação de boas práticas, que tragam resultados eficientes. Assim, estabelecer parcerias como esta, junto ao Instituto Sou Da Paz é uma iniciativa de extremo valor, que agrega, cada vez mais, Polícia e Sociedade, empreendendo esforços por um lugar mais seguro, justo e de maior qualidade de vida para os cidadãos. Fonte: PMESP.

A Polícia Militar realiza Curso de Cabos em Bacabal, Maranhão.

Em grande estilo.  Assim foi marcada a solenidade de formatura do Curso Especial de Formação de Cabos PM (CEFC PM/2017), que aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no salão de eventos “Classe A”, localizado no Bairro, Ramal, na cidade de Bacabal-MA. O evento contou com a participação dos 25 (vinte e cinco) alunos, dos Batalhões 15º BPM (Bacabal) e 19º BPM (Pedreiras). Marcaram presença, além, dos militares, convidados, imprensa e algumas mães, que foram homenageadas pelo comando do 15º BPM, com distribuição de brindes. O Curso Especial de Formação de Cabos PM (CEFC) teve início em sua fase presencial no último dia 17 de abril com término no dia de maio. Nesse período, os militares foram aperfeiçoados nos conhecimentos técnicos necessários para o desempenho da profissão policial militar por meio das disciplinas de prática do tiro de combate, de abordagem policial, de saúde física e de disciplina policial militar. A conclusão do curso, com aproveitamento, é um dos requisitos essenciais para nova promoção, que é terceiro sargento. A solenidade foi aberta com a composição da mesa das autoridades. Em seguida o major capelão Raposo, ministrou a palavra de Deus e orou por todos os presentes. O Hino Nacional Brasileiro foi entoado por todos os presentes. O orador da turma foi o Cabo PM Valderi, que usando palavras simples e objetivas, elogiou o comando do 15º BPM, todos os instrutores e enalteceu o empenho de todos os formandos. Todos os cabos recém-formados receberam os seus certificados das mãos dos seus respectivos padrinhos e madrinhas. A segunda parte da solenidade foi em homenagem às mães. Onde foi lido um texto de autoria do tenente coronel Eurico, onde exalta a mãe. A mãe, mulher, a mãe consanguínea de cada policial militar e a mãe militar, combatente, ambas guerreiras, cuidadosas e preocupadas com seus filho, mulheres altivas na criação, proteção e amor aos seus filhos. O tenente Saraiva, também homenageou as mães, recitando um poema de sua autoria. O cabo Everton, que pertence ao 19º Batalhão da cidade de Pedreiras, usou a palavra representando os demais concludentes e disse da sua satisfação em adquirir novos conhecimentos e fazer novas amizades, fortalecendo a união de grupo. O comandante do 15º BPM, tenente coronel Eurico, disse da satisfação de receber o curso em seu Batalhão, da ajudar na qualificação de cada concludente e que este aperfeiçoamento se refletirá lá fora, numa melhor prestação de serviço por parte de todos estes policiais que passaram por este treinamento. Também agradeceu ao comando da PMMA, através do coronel Frederico Pereira, pela confiança dispensada e se colocou a disposição do comando Geral da Instituição para novos desafios. Fonte: PMMA.

No Rio de Janeiro, uma ação policial militar bem-sucedida.

No vídeo ora destacado, há informações complementares sobre a ação bem-sucedida dos profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A ação bem-sucedida dos profissionais foi noticiada anteriormente neste Pontopm, onde você conhecerá outros detalhes sobre a proteção dispensada ao pequeno Enzo. Fonte: PMERJ.

Policiais militares foram homenageados em Cavalcante, Goiás.

Os profissionais da #policiaostensivaepreservaçaodaordempública da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) foram homenageados por alunos no Projeto Faça Bonito. Na ocasião foi comemorado também o Dia Nacional do Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Polícia Militar de Goiás participou nesta quinta-feira, dia 18, do Projeto Faça Bonito, promovido pela Prefeitura de Cavalcante. A data em que foi realizado o evento, também comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, motivo pelo qual autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário locais se uniram para realizar uma programação voltada para o tema. As comemorações começaram logo pela manhã com uma caminhada com todos os moradores locais que percorreram as ruas da cidade até chegarem na Feira Coberta, local onde aconteceram diversas atrações artísticas e culturais que demonstravam a cultura dos Kalungas como a catira e a sussa. Em seu discurso, o prefeito de Cavalcante, Sr. Josemar Ferreira, agradeceu a parceria e a presença de todos, principalmente a constante presença da PMGO, por meio do Comando de Operações de Divisas (COD), com a execução do Projeto Guardiões das Divisas. Já a Tenente Coronel Silvana afirmou que a PMGO é parceira e que “sempre que vocês precisarem de nós, podem contar com a Polícia Militar”. Ao final da manhã, os moradores de Cavalcante se encantaram com as modas de viola levadas pelos músicos da PMGO: Sargento Menino e Soldado Siqueira. No início da tarde, a Tenente Coronel Silvana ministrou uma palestra sobre Violência e aconteceu ainda a formação do Comitê de Enfrentamento da Violência Contra a Criança e o Adolescente. As comemorações foram finalizadas com mais músicas tocadas pelos integrantes da PMGO, além da participação da suave voz da Tenente Dayse (Patrulha Maria da Penha). Participaram ainda representantes do Conselho Tutelar de defesa da Criança e do Adolescente, do Ministério Público, das escolas municipais Tia Cici e Morro Encantado. Fonte:PMGO

Em Várzea Grande, Mato Grosso, realizou-se mais um encontro do CONSEG.

Os profissionais da #políciaostensivaepreservaçãodaordempública, da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso (PMMT) participaram de uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) para conhecer a opinião dos moradores em relação às atividade exercidas pela Instituição Militar Estadual naquela localidade. Leia mais sobre essa notícia que foi publicada no portal da PMMT, segundo a transcrição seguinte: A Polícia Militar, por meio do 2° Comando Regional participou de uma reunião comunitária na área rural de Várzea Grande, afim de conhecer as demandas e ouvir os moradores, quanto as atividades exercidas pela PM na região. O encontro foi realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) Sadia III, na Escola Municipal Bianka Lorena da Rocha Capilé, na tarde desta quinta-feira (18). O CONSEG destacou o bom trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, notadamente pelos policiais militares que atendem a região, mediante patrulha rural, por ações de prevenção e repressão com visitas comunitárias, policiamento escolar, operações, entre outros, que tem ajudado a melhorar a sensação de segurança. Além de destacar, que a parceria que tem dado certo e que prevê a realização de outros trabalhos como ciclo de palestras e ação de segurança com cidadania. O Conselho Comunitário de Segurança Pública é formado por grupo de pessoas voluntárias na modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, exercendo o direito a cidadania por meio da participação popular, esculpido na Constituição Federal, e que tem por objetivos mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas locais da segurança pública.   Fonte:PMMT.

Em Avelino Lopes, Piauí, policiais militares apoiam passeata contra abuso sexual infantil

Com o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater” as crianças de Avelino Lopes, município do Piauí, no último dia 18, fizeram uma passeata com o intuito de alertar para o enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Tal evento teve o apoio dos profissionais de #políciaostensivadaepreservaçãodaordempública da Polícia Militar do Piauí que atuam naquela cidade, corroborando a ideia de que é necessário envidar todos os esforços para combater a violência e o abuso sexual infantojuvenil. Fonte: PMPI.

Em Coxim, no Mato Grosso do Sul, Policia Militar implementa o Proerd.

Na ações de Polícia Ostensiva,a prevenção da violência e da criminalidade passa necessariamente pelo controle do tráfico de drogas. Uma das estratégias desse controle é a diminuição dos usuários.Acreditando nisso os profissionais de #Policiaostensivaepreservaçãodaordempública da Polícia Militar de Estado do Mato Grosso do Sul (PMMS) decidiram implementar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Nesse sentido, em Coxim a liderança da PMMS propôs uma parceria com órgãos daquele município sul-mato-grossense visando iniciar as atividades daquele programa. No portal da PMMS,foi publicada a seguinte notícia: Coxim (MS) – O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Marcio Ávalos Cabanha juntamente com o Comandante da PM do Município, Tenente Adrian Giovanny Leguizamaon reuniram na manhã de ontem (18) com o Prefeito de São Gabriel, Sr. Jeferson Luiz Tomazoni. A reunião teve o objetivo de realizar a parceria para o início do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência) para o corrente ano nas escolas da cidade. O prefeito salientou da importância da continuação e que não vai medir esforços para que o programa continue como vem acontecendo há 20 anos. A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Professora Kalícia de Brito França corroborou a fala do prefeito e falou que os alunos já estão esperando anciosos para o início das aulas nas escolas. Também participaram da reunião o Instrutor Proerd, Cabo PM Péricles Coelho, os Vereadores Vagner Trindade e Fernando Rocha Fonte:PMMS

Informações parlamentares publicadas no Boletim informativo nº 21, da PMDF.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)publicou o Boletim Informativo número 21, para conhecimento dos profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública,que é do interesse de todos os servidores estaduais. Leia mais sobre as informações publicadas no portal da PMDF transcritas em seguida: Reforma da Previdência A Câmara dos Deputados não votou nesta semana a Reforma da Previdência (PEC 287/16), aprovada na Comissão Especial e encaminhada ao Plenário na semana passada. A proposta precisa ser votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara dos Deputados, onde serão necessários 308 votos para aprovação em cada turno. PL 6726/16 – Extrateto O Projeto de Lei 6726/2016, que regulamenta o limite remuneratório da Constituição Federal (inclui no teto remuneratório a indenização por licenças, férias etc), não sofreu alterações e continua aguardando designação do relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Homenagem à Polícia Militar do Distrito Federal Os 208 anos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foram homenageados pela Câmara dos Deputados em sessão solene realizada na sexta-feira (12). A homenagem foi solicitada pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), segundo o qual um dos pilares da Corporação é ser “guardiã da segurança da população e do patrimônio da capital”. Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, destacou a importância da PMDF: “A polícia militar esteve presente nos episódios que marcaram o início da nova forma do governo, a chamada Primeira República. Originada antes mesmo da existência de Brasília, a PMDF traz consigo o peso da tradição”. E complementou dizendo que “nos momentos de crise e com todas as mudanças, a corporação esteve sempre presente”. MP 760/2016 – Altera a Lei 12.086/09 A comissão mista da Medida Provisória (MP) 760/2016, que altera as regras de acesso de praças ao quadro de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, aprovou nesta quarta-feira (17) o relatório preliminar da proposta, que altera a Lei 12.086/09. A matéria ainda será votada nos Plenários da Câmara e do Senado. Alterações no CPM e no CPPM A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto que redefine a competência do foro militar (PL 2014/03), alterando o artigo 9º do Código Penal Militar e o artigo 82 do Código de Processo Penal Militar. A proposta ainda deve ser votada pelo Plenário Fonte: PMDF.

Policiais militares apoiam a campanha “Faça Bonito” em Alfredo Chaves, Espírito Santo.

Os profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) apoiaram a campanha “Faça Bonito” em Alfredo Campos, Espírito Santo. Na nota publicada no portal da PMES, foi noticiado também que: Nesta sexta-feira (19), a Polícia Militar deu apoio à caminhada organizada pela Secretaria de Ação Social de Alfredo Chaves para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O evento foi realizado em alusão a campanha “Faça Bonito”, ação instituída pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A caminhada contou com a participação de autoridades, alunos da rede pública e moradores do município. O responsável pelo policiamento, subtenente Marcelo, participou da caminhada e afirmou que iniciativas como essa serão de suma importância para a prevenção de crimes contra a criança e o adolescente. Fonte: PMES.

error: Conteúdo Protegido!