No “Dia da Cavalaria”, Regimento catarinense homenageia os 182 anos da Polícia Militar!
Na última quarta-feira, 3, foi realizado na Guarnição Especial De Polícia Militar Montada (Cavalaria), a solenidade comemorativa aos 182 anos da criação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), comemorado no dia 5 de maio, e também ao Dia Nacional da Cavalaria, dia 10 de maio. Estiveram presentes o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Giovani Cardoso Pacheco, o comandante de Apoio Especializado da Polícia Militar (CAEPM), coronel Milton Kern Pinto, o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Marcos José Besen, e o deputado estadual Kennedy Nunes, entre outras autoridades civis e militares, policiais militares e familiares. Durante a solenidade, foram entregues os diplomas de mérito da PMSC aos policiais da Cavalaria que passaram para a reserva remunerada, e também os brasões de mérito pessoal, que agracia os profissionais que se destacaram no desempenho de suas funções. Além disso, houve o ato de condecoração com a medalha do mérito policial por tempo de serviço e medalha de mérito da Cavalaria. Ainda foram agraciadas as autoridades que prestam apoio a PMSC com o título de Amigo da Cavalaria. O subcomandante-geral, coronel Araújo Gomes, destacou a importância da Cavalaria pelo seu aspecto histórico, no emprego em ações de distúrbios civis e também no âmbito social com as atividades de equoterapia. Já o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Besen, ao se pronunciar, discorreu sobre o trabalho desempenhado pelos homens e mulheres da unidade, e falou sobre a essência cavalariana. “A cavalaria é mais que uma arma, mais que um processo de policiamento ostensivo, é um estilo de vida que mantém ainda hoje alguns princípios do código de honra do cavaleiro: a fidelidade à palavra dada, a lealdade e a generosidade”, exaltou o oficial. Na ocasião, também foi realizada a inauguração da obra Street Art, feita pelo artista muralista Thiago Furtado, conhecido como Thiago Valdi. A iniciativa faz parte do plano de comando do atual comandante da Cavalaria, a fim de, por meio da arte, aproximar cada vez mais a polícia da sociedade e, além disso, pretende com o projeto preencher os muros do quartel, dando mais vida e visibilidade a unidade montada. GALERIA DE FOTOS: CLIQUE AQUI Fonte: PMSC.
Ação de polícia ostensiva comunitária nas aldeias indígenas!
Dois profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), no cumprimento de uma “ordem de de serviço do Ministério Público” receberam a missão de desenvolver ações de polícia comunitária “nas aldeias de índios que ficam na Estrada Turística do Jaraguá-SP.” Os policiais militares (pm) ora destacados são a caba Cleuma e o cabo Luizon, lotados no 49° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, da PMESP. Houve, inicialmente, dificuldades, no cumprimento da missão atribuída à dupla de policiais militares. Principalmente, porque, na maioria das vezes, a temática de polícia comunitária, não tem sido tratada na formação profissional dos militares estaduais, notadamente na PMESP, onde a maioria dos pm atuam em centros cosmopolitas. Mas, a situação não é incomum na realidade da maioria das instituições militares estaduais. A despeito disso, tem havido superação dos pm, inclusive dos citados anteriormente, segundo os destaques encontrados na nota publicada no portal da PMESP: […] Neste meio-tempo tempo, estabeleceram o policiamento comunitário nas Aldeias, mas no início tiveram um pouco de dificuldades de fazer contato, já que os índios tinham receio por não terem muito contato com o homem branco. Aos poucos, os policiais ganharam a confiança dos índios, e logo identificaram que das três aldeias, apenas duas tinham cozinha comunitária. Na que não tinha, os habitantes passavam por dificuldades por conta da falta de alimento. Através do estreitamento dos laços do policiamento comunitário com a cacica responsável da aldeia, os policiais descobriram que os índios ali tinham somente pão para comer naquele dia. Os policiais se sensibilizaram, e em proteção aos nossos primeiros habitantes deste país e representantes desta imensa nação, começaram a angariar doações para solucionar aquela situação emergencial. Eles conseguiram uma cesta básica com o mercado local, mais alimentos com o colégio da região, através dos diretores, professores e alunos, conseguindo aproximadamente 300 quilos de alimentos e roupas, os quais foram entregues à aldeia do dia 27 de maio. A equipe prosseguiu com a campanha de arrecadação de alimentos, contando com a colaboração de outros quatro colégios, sendo os itens arrecadados e entregues no último dia 05 de maio. Parabéns aos policiais pelo comprometimento com o trabalho, amor e respeito ao próximo, cumprindo bem o mote que diz respeito à defesa da vida e dignidade humana. #podeconfiarpmesp Fonte: PMESP.
No Espírito Santo, continua a “Operação Jesabel”!
Conforme divulgado anteriormente neste Pontopm, continuia a “Operação Jezabel”, no Estado do Espírito Santo. A destacada operação constitui um esforço de ação integrada de proteção, à sociedade capixaba, de iniciativa do Ministério Público e Polícia Militar Espírito Santo, com o objetivo de assegurar a ordem e tranquilidade públicas naquele Estado. Leia, em seguida, o conteúdo da Nota 2, publicada no portal do MPES, há informações sobre novas diligências: O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, deflagrou na quinta-feira (04/05) a chamada Operação Jezabel, para investigar supostos crimes de falsidade documental que teriam sido praticados na Secretaria Municipal de Educação. Foram cumpridos pela Assessoria Militar junto ao Ministério Público, com o apoio da Polícia Militar, cinco mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça, que também concedeu, a pedido do Ministério Público, a quebra de sigilo de dados bancário, fiscais, telemáticos e do conjunto de interfaces de softwares ou APIs. Os mandados foram cumpridos na Secretaria Municipal de Educação; e na Escola Municipal Lourdes Scardini; e em desfavor da secretária municipal de Educação, Risonete Maria Oliveira Macedo; da servidora pública municipal Maria Auzilia Contarato Gomes; e de Reginaldo Dionizio da Paz. O caso teve início em dezembro de 2016, quando a Secretaria Municipal de Educação emitiu resolução reclassificando o funcionamento da educação infantil na escola municipal Lourdes Scardini, no bairro Filomena. Essa reclassificação prejudicou muitos pais e alunos, que sequer foram consultados em relação à mudança. No entanto, posteriormente, comprovou-se que houve fraude na documentação que permitiu a reclassificação. Participam da operação, além da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, 12 policiais militares. O material apreendido foi encaminhado para a Promotoria de Justiça e será analisado pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB) do MPES. O nome da operação, JEZABEL, foi extraído em referência à história bíblica do Antigo Testamento, que traz uma rainha fenícia casada com um rei de Israel que passou a influenciar diretamente o destino do povo ditando ordens de acordo com o que acreditava ser verdade. Fonte: MPES e jequibaonline.
Emmanuel Macron é “o mais jovem presidente da história da França”!
Neste domingo (7), o centrista Emmanuel Macron, foi escolhio pelos franceses “para dirigir o país nos próximos cinco anos”. Eleito, aos 39 anos, “o mais jovem presidente da história da França” e “ex-ministro da Economia” derrotou “a líder da extrema-direita Marine Le Pen”, divulgou a Radio França Internacional (RFI). Na RFI, a notícia foi assim divulgada: Cerca de 47 milhões de eleitores foram convocados a decidir entre Marine Le Pen, e Emmanuel Macron, aparecia como favorito em todas as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno. De acordo com os primeiros resultados, o ex-ministro da Economia obteve 65.1 % dos votos, contra 34,9% Depois de uma eleição concorrida, marcada por escândalos e que terminou com a eliminação dos principais partidos tradicionais franceses no primeiro turno, os franceses elegeram o oitavo presidente da chamada V República (iniciada em 1958). A escolha dos dois candidatos para o segundo turno revela um descontentamento do eleitorado francês com a política tradicional. O chefe de Estado é eleito na França por sufrágio universal direto, em votação uninominal majoritária em dois turnos, por um mandato de cinco anos, renovável uma vez. Para ser eleito, deve obter a maioria absoluta dos votos expressos em um ou dois turnos, independentemente da taxa de participação. O voto em branco, que permite expressar uma rejeição das opções propostas, não é reconhecido na França. Desde a promulgação de uma lei em 2014, esses votos são contados separadamente dos votos nulos e somados como tal na ata de cada colégio eleitoral, mas não são tidos em conta no cálculo dos votos expressos. A posse do oitavo presidente da V República terá lugar o mais tardar em 14 maio. Fonte: RFI.
Maio Amarelo: no Sergipe, policiais militares ativaram operações educativas de trânsito!
Neste “Maio Amarelo” de 2017, ações educativas e preventivas de polícia ostensiva de trânsito são prioridades, no cotidiano dos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE). Uma das operações foi realizada recentemente e assim noticiada no portal da PMSE: Com o intuito de levar motoristas e motociclistas a uma reflexão sobre seu comportamento no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), em parceria com o Sest/Senat e a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), realizou na manhã desta quinta-feira, 04, na avenida Tancredo Neves, a primeira blitz educativa do calendário de ações do Maio Amarelo. Para o professor Elias da Silva, que foi abordado durante a ação, a iniciativa do Detran/SE é de extrema importância. “A maioria dos acidentes que ocorrem é justamente por conta da cultura e do modo como dirigimos e pilotamos, e o fato de conscientizar a população, no dia a dia, enquanto alguém está indo para o trabalho ou para a universidade, é muito importante, traz muitos benefícios para reduzir o número de acidentes”, afirmou Elias. Durante a ação, além da distribuição de panfletos, os colaboradores abordavam veículos, orientando os motoristas sobre a importância do uso dos itens de segurança, como capacete, cadeirinha para as crianças, cinto de segurança, destacando também a necessidade da revisão do veículo antes de pegar a estrada e o porte obrigatório do documento do veículo licenciado. “O objetivo da blitz é exatamente levar uma mensagem mais direta ao condutor na própria via, a gente quer, com isso, conscientizar e sensibilizar o motorista para que ele conheça o Movimento Maio Amarelo e para que ele compre essa ideia de que a sua conduta faz a diferença do trânsito”, pontuou Ailton Lima, coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPTran). De acordo com o cabo Damasceno, da CPTran, estas ações devem ser intensificadas durante todo o ano. “É significativa esta parceria entre o Detran, CPTran e Sest/Senat em levar mensagens educativas. É interessante conscientizar a sociedade também sobre a necessidade de conhecer e cumprir a legislação não apenas por uma questão punitiva, mas para amenizar os riscos de acidentes”, disse o cabo Damasceno. Outra ação Também foi realizada na manhã desta quinta-feira, 04, uma palestra educativa na Escola Estadual Acrísio Cruz, situada na avenida Maranhão, no bairro Siqueira Campos. Seis turmas do sexto ano, num total de 120 alunos participaram da ação, que contou ainda com dinâmicas relacionadas ao trânsito. Fonte: PMSE.
Em Santa Catarina, “alvorada festiva abre as comemorações de 182 anos da” Polícia Militar!
Ao completar 182 anos de criação e instalação da Instituição Militar Estadual (IME), os profissionais da Polícia Militar de Santa Catarina têm muitos motivos para comemorar. São muitas conquistas almejadas em mais um ano de história, cuja página contém feitos importantíssimos na IME catarinense. A programação e outros aspectos sobre os momentos comemorativos dos 182 anos da IME estão descritos no portal da PMSC. Na manhã desta terça-feira, 2, o comando da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deu início às comemorações dos 182 anos da Corporação. O primeiro evento foi a tradicional alvorada festiva realizada pela banda de música da Polícia Militar, no Terminal de Integração do Centro (Ticen), no centro de Florianópolis. A banda militar executou, durante uma hora, belas canções, que deram início a semana de festa para a corporação, e também para a população, que conta diariamente com os serviços prestados pela Polícia Militar. A alvorada festiva faz parte de uma série de eventos preparados pela PMSC para celebrar os seus 182 anos de criação. Dentre os variados eventos festivos e de homenagens foram preparadas solenidades, apresentações, torneios, culto ecumênico, jantar dançante e dia festivo, em diversos dias e locais na Grande Florianópolis. Confira a programação: Fonte: PMSC.