Na última quarta-feira, 3, foi realizado na Guarnição Especial De Polícia Militar Montada (Cavalaria), a solenidade comemorativa aos 182 anos da criação da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), comemorado no dia 5 de maio, e também ao Dia Nacional da Cavalaria, dia 10 de maio.
Estiveram presentes o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Giovani Cardoso Pacheco, o comandante de Apoio Especializado da Polícia Militar (CAEPM), coronel Milton Kern Pinto, o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Marcos José Besen, e o deputado estadual Kennedy Nunes, entre outras autoridades civis e militares, policiais militares e familiares.
Durante a solenidade, foram entregues os diplomas de mérito da PMSC aos policiais da Cavalaria que passaram para a reserva remunerada, e também os brasões de mérito pessoal, que agracia os profissionais que se destacaram no desempenho de suas funções.
Além disso, houve o ato de condecoração com a medalha do mérito policial por tempo de serviço e medalha de mérito da Cavalaria. Ainda foram agraciadas as autoridades que prestam apoio a PMSC com o título de Amigo da Cavalaria.
O subcomandante-geral, coronel Araújo Gomes, destacou a importância da Cavalaria pelo seu aspecto histórico, no emprego em ações de distúrbios civis e também no âmbito social com as atividades de equoterapia.
Já o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Besen, ao se pronunciar, discorreu sobre o trabalho desempenhado pelos homens e mulheres da unidade, e falou sobre a essência cavalariana. “A cavalaria é mais que uma arma, mais que um processo de policiamento ostensivo, é um estilo de vida que mantém ainda hoje alguns princípios do código de honra do cavaleiro: a fidelidade à palavra dada, a lealdade e a generosidade”, exaltou o oficial.
Na ocasião, também foi realizada a inauguração da obra Street Art, feita pelo artista muralista Thiago Furtado, conhecido como Thiago Valdi. A iniciativa faz parte do plano de comando do atual comandante da Cavalaria, a fim de, por meio da arte, aproximar cada vez mais a polícia da sociedade e, além disso, pretende com o projeto preencher os muros do quartel, dando mais vida e visibilidade a unidade montada.
Fonte: PMSC.