pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

“Voto no Sapucaí”

Referência: SANTOS, Gilmar Luciano dos, Prática Forense para o Juiz Militar,2013.         

Bom Despacho-MG, 8 de setembro de 2022.

Prezado Major PMAC Neri:

Saúde e Paz!

            Encontrei, há muitos anos, a menção “Voto no Sapucaí”… ─ atribuída ao Senador Imperial Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias ─ em vetustos papéis avulsos existentes, até então, no Museu Histórico da Polícia Militar de Minas Gerais, sob o título de “Registros do Senado Imperial do Brasil”, cuja autoria desconheço. Naquela página impressa, velhíssima, havia anotações manuscritas, em nome de Djalma Andrade (suponho seja do então Capitão-Professor do Departamento de Instrução ─ D.I. ─ atual Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro ─ Djalma de Assis Andrade: médico, advogado, jornalista…).

            O citado Museu Histórico da PMMG ─ até então integrante da Estrutura do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da APM/PMMG ─ transformou-se em Museu dos Militares Mineiros, na década de 2010-2020, e saiu do Prado Mineiro para o Bairro dos Funcionários/ Belo Horizonte-MG. Fui lá, uma vez, em busca de fontes bibliográfico-documentais, em 2014, mas nada consegui. Segundo um Funcionário de tal Museu, todas as fontes bibliográfico-documentais do antigo Acervo tranferiram-se para o Arquivo Público Mineiro, onde as procurei, sem nenhum sucesso, naquela época, pois ainda estavam encaixotadas.

Professor João Bosco de Castro; 37.999027699,

            Oficial Superior Veterano da PMMG.

Imagem destacada: FaceBook – Duque de Caxias – Patrono do Exército.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a)

João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

(1947 ____) é Oficial Superior Veterano da PMMG. Poeta, contista e ensaísta, romancista, cronista e heraldista, jornalista profissional, tupinólogo e filólogo honóris-causa, palestrante, comunicólogo e inscultor-escultor, crítico literário, redator-revisor, camonólogo e carpinteiro. Professor de Línguas e Literaturas Românicas. Professor Titular e Emérito da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro. Pesquisador Benemérito Notável da PMMG. Especialista em Polícia Militar, em Gestão Estratégica da Segurança Pública, em Linguística Geral e em Comunicação Social (CEPEB). Policiólogo: Mestre, Doutor e Livre-docente, por Notório Saber, em Ciências Militares da Polícia Ostensiva e em Historiografia de Polícia Militar (História da Polícia Militar de Minas Gerais), de acordo com as páginas 49-65 do BGPM/PMMG nº 70, de 13 de setembro de 2012. Publicou doze Livros (escreveu outros vinte e sete) e mais de duzentos Ensaios (dentre filológicos, policiológicos e críticos). Tem quinhentos e vinte quatro prêmios obtidos em concursos literários e epistêmicos. Integra trinta e oito Academias (ou Institutos) de Letras, História e Cultura. Presidente Ad-Vitam da Academia de Letras Capitão-Médico João Guimarães Rosa da PMMG, Presidente da Alliance Française de Belo Horizonte (2010-2011) e Presidente da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano.