pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Vale e Polícia Militar do Maranhão são parceiras no programa de Equoterapia!

O propósito de fortalecer as relações comunitárias, para apoiá-las em suas necessidades e protegê-las, foi um dos motivos que favoreceu a aproximação entre a Vale e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

O programa de equoterapia conduzido naquela PMMA têm aproximado a Instituição Militar Estadual de suas comunidades. Isso contribui significativamente aos trabalhos de polícia comunitária, viabilizando o exercício da polícia ostensiva e preservação da ordem pública, da responsabilidade dos policiais militares maranhenses.

Sobre o evento realizado acerca de a parceria entre as duas organizações, o portal da PMMA noticiou que:

A Equoterapia como alternativa de tratamento terapêutico tem mudado a vida de crianças e adolescentes com deficiência ou necessidades especiais e renovando a esperança de mães e pais que acompanham a reabilitação dos filhos. Esse atendimento especializado, humanizado e de bons resultados é oferecido pelo Centro de Equoterapia do Maranhão, entidade coordenada pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Funciona no quartel do Comando Geral, no bairro do Calhau, em São Luís, onde acolhe, atualmente, 100 pessoas ultrapassando os 450 atendimentos mensais. O Centro tem reconhecimento dos Conselhos Regionais de Medicina, Psicologia e Fisioterapia e integra a Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil).

Recentemente a equoterapia fechou uma parceria com a Companhia Vale do Rio Doce, para construção de um picadeiro e uma piscina adaptada, além de serviços de terraplanagem para melhorar os acessos dos frequentadores do centro.

Na parceria o senhor Carlos Quartieri, diretor de operações logísticas da Vale, foi peça fundamental no fechamento do convênio, o tenente coronel William de Ataíde Pereira – Diretor do CEPMMA agradeceu todo o empenho e a ajuda dispensada a Policia Militar do Maranhão.

Tratamento

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo com fins ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e, também, com necessidades especiais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Na série de benefícios está mobilização da região pélvica, da coluna lombar e articulações do quadril; melhora do equilíbrio e postura; melhora movimentos do tronco, membros e visão; e estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa. “Em pouco tempo do tratamento, a criança ou o jovem consegue avanços significativos como sentar, sustentar o pescoço para assistir televisão e dar passos. É um tratamento viável, que surte resultado em tempo mínimo e, de fato, garante melhor qualidade de vida, tanto para o paciente, quanto para a família”, avalia o diretor tenente coronel William Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM