pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Polícia Militar do Rio de Janeiro com Status de Secretaria de Estado

Uma das propostas do governo Wilson Witzel será a extinção da Secretaria de Estado da Segurança Pública e a criação da Secretaria de Estado da Polícia Militar e Secretaria de Estado da Polícia Civil. A despeito das críticas noticiadas, o novo governo, que tomará posse no próximo 1º de janeiro de 2019, argumenta que “‘Não se faz segurança pública sem processo penal, sem infiltração e sem levantar sigilos fiscal e telefônico’, defendeu Witzel no Fórum de Governadores, em Brasília, na última quarta-feira (12)”.

Status de Secretaria de Estado, pela terceira vez

Essa é a terceira vez que a Instituição Militar Estadual (IME) terá o status de secretaria de Estado. As outras duas vezes aconteceram nos dois governos de Leonel Brizola, respectivamente, em 1983 a 1986 e 1991 a 1995. O Secretário de Estado da Polícia Militar, naquelas ocasiões, foi o coronel PM Carlos Magno Nazareth Cerqueira. Interessante que, a segunda vez que foi nomeado para o cargo citado, aquele comandante já se encontrava na inatividade.

Coronel Figueiredo homenageado pela Associação Comercial de Jacarepaguá.

Para ocupar o cargo de Secretário de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel escolheu o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda. Com 49 anos, dois quais 30 deles com dedicação exclusiva à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Naquela IME, o comandante Figueiredo desempenhou as seguintes funções:

  • Secretário do comandante-geral (2007 e 2008);
  • Chefe da Seção Administrativa do Gabinete do Comandante-Geral (2008);
  • Corregedor-chefe da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária (2009);
  • Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Resende, no ano de 2011;
  • Oficial integrante do Projeto de Unidades de Polícia de Pacificação (
    UPPs), nas coordenadoria de Inteligência (2012) e Operacional (2013); das UPPs.
  • Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em 2014;
  • Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Jacarepaguá, em 2014 e
  • Comandante e coordenador das UPPs.

Passagem do Comando da PMERJ

O coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, após ser nomeado Secretário de Estado da Polícia Militar, receberá, na próxima quarta-feira (3), o comando da IME, substituindo o coronel Luis Claudio Laviano.

Coronel Laviano numa entreevista ao Jornal O Globo.

No comando-geral da PMERJ, desde o início da Intervenção Militar na Secretaria da Segurança Pública daquele Estado, após comandar o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Comandar e coordenar as UPPs, o coronel Laviano terá novo desafio, após transferir-se para a reserva. Decidiu aceitar o convite para integrar a equipe do General Guilherme Theophilo que será o titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) , no Ministério da Justiça. Ó Ministro dessa pasta será o Juiz Sérgio Moro, no Governo de Bolsonaro.

Com as informações das fontes indicadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM