pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
"><font dir="auto" style="vertical-align: inherit
"><font dir="auto" style="vertical-align: inherit

POLÍCIA MILITAR MINEIRA PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA

Numa ação bem-sucedida, a Polícia Militar Mineira prende, — em  Ubaporanga, na localidade do Córrego do Feijoal — um foragido da Justiça. Atribui-se a ação bem-sucedida aos integrantes do Sexagésimo segundo Batalhão da Polícia Militar (62º BPM). Os militares desta Unidade, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG),  obtiveram êxito da prisão, na manhã de domingo (8/02/26). Aqueles militares de polícia ostensiva e preservação da ordem pública atuavam atentos à proteçãos dos cidadãos. Naquela localidade, em plena atividade da “Operação Pré-Carnaval Seguro”. Assim, após identificar aquele indivíduo, com 30 anos de idade, prendeu-o imediatamente. Após verificar que o indivíduo abordado tinha “[…] mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Inhapim[…]”. Em continuidade, por ser “‘[…] autor é réu pelo crime de homicídio qualificado […]”, conduziu-o “[…] à delegacia de Polícia Civil de plantão em Caratinga […]”, para outros procedimentos judiciais. Fonte: PMMG

CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS NA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ

curso-de-formaçcã0-de-praca-na-policia-militar do-para

Em 26/01/2026, a Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), recepcionou os novos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd). Este é constituído pelos aprovados no concurso público, realizado pelo governo do estado. Os soldados alunos cumprirão suas atividades programadas para o curso, sob a direção e execução do Departamento Geral de Educação e Cultura e  pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAP). 1 – O Curso de Foramação de Soldados – CFSd Este curso funcionará em Belém, na Capital do Estado do Pará, e em outras 16 localidades. Funcionará nas cidades de Castanhal, Marabá, Paragominas, Barcarena, Salinópolis, Tucuruí. Funcionará, ainda, em outras cidades das regiões do estado. Sua previsão é de nove meses e nesse período, o futuro policial participará de diversas instruções teóricas e práticas. Na formação desses policiais militares, a coordenação e a execução serão da responsabilidade das unidades citadas. A Matriz Curricular prevista para o CFSd terá a quantidade de  1.336 (um mil trezentos e trinta e seis ) horas aulas. As disciplinas do CFSd abrangem as disciplinas do Direito Brasileiro e as técnicas policiais militares ao exercício da polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Os alunos serão instruídos com as Noções gerais do Direito Brasileiro: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Direito Administrativo e Legislação Especial, entre outras. Durante a formação serão orientados teórica e praticamente  nas seguintes disciplinas: Técnicas de patrulhamento, Atendimento emergencial pré-hospitalar; Abordagem a pessoas, a pé e em veículos, Preservação de local de crime e atividades de condicionamento físico, incluindo. Defesa pessoal e uso diferenciado da força. 2 – Ação solidária  Numa demonstração de solidariedade dos futuros policiais militares às pessoas, firmou uma parceria entre “[…] o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) […]”. Na oportunidade, os alunos do CFSd, de Belém -PA,”[…] realizaram uma grande campanha de doação voluntária de sangue[…]”. Essa demonstração de solidariedade às pessoas humanas aos instruídos  mostra que a carreira policial militar vai muito além do simples patrulhamento ostensivo. Na atividade de proteção das pessoas, a conscientização daquele que protege coopera com o fortalecimento das necessidades sociais das comunidades e sociedade. Fonte:  PMPA

1.547 QUILOS DE MACONHA APREENDIDOS POR POLICIAIS MILITARES PAULISTAS

1.547-quilos-de-maconha-apreendidos-por-policiais-militares-paulistas

Na manhã da terça-feira (3/2/2026), houve apreensão mais de 1.547 quilos de maconha apreendidos por policiais militares paulistas do […] 5º Batalhão de Polícia Rodoviária (5º BPRv) […]”. A ação policial ocorreu […] na Rodovia João Hipólito Martins, km 18, em Botucatu, São Paulo […]”. Houve, então, a prisão em flagrante de um homem, por “[…] crime de tráfico de drogas, segundo o artigo 33 da Lei nº 11.343/06 […]”. Os autores da apreensão da considerável quantidade e drogas receberam as informações de outros militares. Esses atuavam na “[…] Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) […]”. A abordagem ao agente criminoso foi dos militares integrantes do Tático Ostensivo Rodoviário. Verificaram que, no interior do “[…] caminhão tipo baú refrigerado, oriundo do Mato Grosso do Sul[…]” havia […] diversos fardos contendo tijolos de maconha, distribuídos em meio à carga […]. Após ser […] questionado, o motorista confessou o envolvimento com o tráfico de drogas e informou que receberia R$ 35 mil pelo transporte […].. Sua prisão, em flagrante delito, ocorreu após a verificação da posse de […] 1.547 quilos de maconha apreendidos por policiais militares paulistas […]”. Em seguida, o condutor do  “[…] veículo e a carga ilícita […] foram escoltados […] até a Delegacia da Polícia Federal de Bauru […]”. Fonte: PMSP 

POLÍCIA NACIONAL DE ANGOLA E A HOMENAGEM À COMISSÁRIO-CHEFE MARGARIDA JORDÃO

homenagem-a-margarida-jordao

Polícia Nacional de Angola(PNA) participa da homenagem à Comissário-Chefe reformada Margarida Jordão. Seu sepultamento foi na quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026. Lá, esteve presente  o Comissário-Geral — Francisco Monteiro Ribas da Silva, ComandanteGeral da  PNA. Na homenagem à Comissário-Chefe reformada Margarida Jordão, houve enaltecimento dos feitos realizados por ela durante  os cargos que exerceu. No Ministério do Interior, a Vice-Ministra para a Administração e Finanças é lembrada pelos seus atos. Por isso, a justa e última homenagem, quando “[…] os seus restos mortais  […]” foram “[…] depositados no Cemitério do Benfica […]”. O Comandante-Gera da PNA — Francisco Monteiro Ribas da Silva — naquele evento fúnebre, enfatizou o “[…] legado a honra, dedicação e patriotismo deixado pela […]”  Comissário-Chefe reformada Margarida Jordão[…]”. De igual modo,  foi lembrada na “[…] nota de condolências apresentada durante a cerimónia fúnebre presidida pelo Secretário de Estado para o Interior— Arnaldo Manuel Carlos […]”. Por fim, na homenagem à Comissário-Chefe reformada Jordão, lembrou o Comandante-Gera da PNA: […] o contributo da malograda ao serviço de Angola, desde as extintas FAPLA até à Polícia Nacional e ao Ministério do Interior, com relevantes acções na defesa da soberania e da ordem pública […]”. Fonte: PNA dia 28/01/2026

PMMG LANÇA TELE-ATENDIMENTO REMOTO

pmmg-lanca -tele-atendimento-remoto

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lança o Tele-atendimento remoto. Destina-se atender às ocorrências que não se configuram como emergências e não demandam a pronta presença policial. Dessa seleção, otimiza o atendimento público ao cidadão. Ampliar a capacidade operacional e a eficiência no atendimento à sociedade mineira é objetivo precípuo da PMMG. Daí o lançamento do “Meu BO PM”, o serviço é acessado, pelo cidadão, via 190 ou pelo APP Emergência MG. Nesse caso, consegue-se verificar se a ocorrência deve ser atendida emergencialmente ,  ou não. Em seguida, procede-se o tele-atendimento o cidadão. De forma remota, um(a) policial militar entrará em contato com o cidadão e registrará o Boletim de Ocorrência (BO). No atendimento, ocorre a orientação sobre os procedimentos subsequentes, inclusive com a possibilidade do(a) solicitante receber o Boletim de Ocorrência em PDF. Isso será feito mediante a mídia (WhatsApp, e-mail ou outro canal indicado) pela pessoa atendida. As naturezas elegíveis para o serviço “Meu BO PM” são: Furto consumado sem flagrante (inclusive o furto de placas de veículos ou o furto do veículo); Extravio de documentos e objetos; Danos ao patrimônio Desacordo comercial e litígios civis sem ameaça ou violência; Estelionato; Ameaça; Acidentes de trânsito sem vítima (envolvendo até 3 veículos); “A implementação do Meu BO PM no estado representa um avanço que potencializa o emprego dos recursos humanos, logísticos e tecnológicos, reforçando o compromisso da Instituição com a qualidade na prestação de serviços públicos e na proteção dos direitos do cidadão”, destacou o chefe do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), Cláudio Alves e Silva. Fonte: PMMG

PRESO EM GUANHÃES 0 AUTOR DE HOMICÍDIO TENTADO CONTRA POLICIAIS MILITARES DE BELO HORIZONTE

homicídio-tentado-contra-militares-do-22º-bpm

No último 19/01/2026, houve informação à Sala de operação (SOU) do 65º BPM da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Noticiava-se que um veículo Onix Plus, roubado, em Belo Horizonte, três dias antes, transitava pela município de Sabinópolis. Na saída deste para Guanhães o condutor daquele veículo, ao perceber que uma guarnição de patrulhamento da PMMG, retornava em sua direção, empreendeu fuga pela rodovia MG–259. Simultaneamente,”[…] uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente que estava no apoio também avistou o veículo, que transitava em alta velocidade […]”. Seguiram, comunicando-se  com a SOU […] via rede rádio […]”, os policiais militares, recebiam informações atualizadas. Por isso, houve  favorável desenrolar de suas ações  de perseguição, cerco e bloqueio. Durante citadas ações policiais militares, “[…] uma guarnição de Polícia Militar de Meio Ambiente, com uma Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) […]”.  Foi localizado “[…]  o veículo Chevrolet Ônix Plus, cor Branca, abandonado próximo a uma mata[…]. Consequentemente os militares localizaram e prenderam “[…] um homem de 25 anos, que assumiu ser o condutor do veículo […] roubado. Por outro lado, após consultar[…] os sistemas informatizados […]”, obtiveram mais informações . Inclusive a certeza de […] que o capturado é um dos autores de homicídio tentado contra militares do 22º BPM,[…]”. Além disso, com o homem preso, apreendeu-se “[…] vasto material, dentre eles, um fuzil calibre 5,56mm […]. Fonte: PMMG

CAPACITAÇÃO DAS MILITARES DA “PATRULHA MARIA DA PENHA”

capacitacao-das- militares-que-atuam-na-patrulha-maria-da-penha

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), em de 15/01/26, realizou a capacitação das militares da “patrulha Maria da Penha”. O curso desenvolvido, sob a responsabilidade da Companhia Independente, teve o foco na Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU). A coordenação coube à capitã PM — Daiana Gomes Ferreira, Subcomandante daquela Unidade da PMES. Na capacitação das militares da “patrulha Maria da Penha”, houve o desenvolvimento de”[…] palestras educativas sobre o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas […].” Realizado, no município de Serra-ES, com a presença das policiais militares que atuam na Região Metropolitana da Grande Vitória. Houve, de igual modo, a transmissão on-line, via videoconferência, às militares dos demais municípios espírito-santenses. O objetivo da capacitação das militares da “patrulha Maria da Penha” é o aprimoramento  da […] atuação técnica, segura e humanizada nas ações educativas desenvolvidas pela PMES. Na sequência, “[… participaram da instrução 114 policiais militares que atuam […]  em todo o Espírito Santo. A programação desenvolvida guiou-se pelas [“…] diretrizes da Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, […]”, qualificando as participantes  ao “[…] atendimento especializado às mulheres em situação de violência]”. A CIMU evidencia o compromisso da PMES na “[…] a proteção das mulheres e meninas. Destaca,em seguida, que a capacitação das militares da “patrulha Maria da Penha”. Nisso, as “[…] ações preventivas e a ampliação do alcance social do Programa Patrulha Maria da Penha […] torna-se realidade em todos os municípios do Espírito Santo. Fonte: PMES.

VEREADORES DE PEDRO AFONSO (TO) RECONHECERAM O TRABALHO DE MILITARES DA PMTO

Na sessão solene realizada na noite da sexta-feira, 5/12/2025, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) recebeu moções de aplausos concedidas por unanimidade pela Câmara Municipal de Pedro Afonso. O reconhecimento deveu-se às notáveis ações se polícia ostensiva e preservação da ordem pública desenvolvidas tanto em Pedro Afonso quanto nas demais cidades tocantinenses. As concessões das cinco moções de aplausos foram da iniciativa do vereador Agnaldo Lima Sodré, Naquele evento político, foram distinguidos os seguintes militares da PMTO: O Comando-Geral o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar; O Primeiro Comando Regional de Policiamento (CRP–I); e Os Comandante e o Subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Majores PM — Rondinele Martins Feitosa e Calistenes Marcelo Reis de Abreu, juntamente com seus respectivos efetivos, no qual foram reconhecidos pela gestão, liderança e resultados alcançados no primeiro semestre de 2025. Outras duas moções de aplausos foram destinadas aaos seguintes militares por ações valorosas: Os SD PM Jairo Leonel Vieira Neto Temóteo Costa Santos e  Rikelven Custódio da Silva que foram homenageados por terem evitado que um homem de 35 anos se jogasse da Ponte Leôncio Miranda, localizada na BR-235 e que liga Pedro Afonso ao município de Tupirama, no último dia 10 de agosto. Soldado PM — Natanael Cleberson Monteiro Ramos também recebeu uma moção individual, por iniciativa do vereador Antônio Marcos Camara Catabriga. A homenagem reconhece a atuação do militar que, em 10 de janeiro deste ano, orientou uma mãe por telefone, contribuindo para que ela salvasse a vida de sua filha recém-nascida em Pedro Afonso. A bebê, na época com apenas quatro dias de vida, engasgou-se enquanto mamava, apresentando dificuldades respiratórias. A criança foi salva graças às manobras de desengasgo explicadas pelo socorrista à mãe. O subchefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel PM — Marizon Mendes Marques, representou o comando da corporação na cerimônia. Para ele, o reconhecimento da Casa de Leis demonstra que o trabalho dos policiais militares tem alcançado resultados positivos. “Essas honrarias incentivam todos os membros da PMTO a continuarem atuando com profissionalismo e comprometimento para garantir a segurança da população tocantinense”, afirmou.   Coronel Marques representou a PMTO no evento – Ascom 3° BPM  Vereador Marcos Catabriga e o Soldado Sousa, na ocasião representando o Soldado Monteiro – Ascom 3º BPM  Soldados Vieira e Santos com o vereador Agnaldo Sodré – Ascom 3º BPM  Coronel Marques representou a PMTO no evento – Ascom 3ºBPM  Fonte: PMTO

MONITORA DE EQUITAÇÃO DO REGIMENTO DE CAVALARIA DA PMMG

nova-monitora-de-equitacao

A nova monitora de equitação do Regimento de Cavalaria da PMMG, é a Cabo PM Flaviana Vileta Silva. Concluiu o Curso de Monitores de Equitação na Escola de Equitação do Exército Brasileiro (EB), no Rio de Janeiro. Naquela instituição escolar, a militar mineira integrou a turma — constituída por  12 discentes das Polícias Militares brasileiras —, concluinte do citado curso. No Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), da PMMG, a  nova monitora de equitação foi selecionada em 2025. Naquele curso do EB,  cumpriu a jornada prevista na matriz curricular de 1305 horas, com atividades presenciais e à distância. As disciplinas e assuntos abordados foram as seguintes: Fundamentos Teóricos do Curso Completo de Equitação (CCE)I e II; Fundamentos Teóricos do Salto, Salto I e II; Iniciação de cavalos novos I e II; Saltadores I e II; Emprego Militar de Equídeos/GLO. O curso proporcionou sólida formação teórica e prática em disciplinas como Iniciação de Cavalos Novos, Salto, Concurso Completo de Equitação, Escola do Cavaleiro, Hipologia, Emprego Militar de Equídeos e Trato, desenvolvidas ao longo de duas fases, possibilitando a aplicação imediata dos conhecimentos na rotina institucional. A Cabo PM Flaviana, há  10 anos. na PMMG, e prestando serviço à sociedade mineira, é a primeira policial feminina a receber tal qualificação e capacitação. O curso por ela concluído é reconhecido, nacional e internacional , e tem sido referência na formação de profissionais de alto nível técnico. Assim, a nova monitora de equitação do RCAT contribuirá: no treinamento da tropa, no assessoramento técnico quanto ao preparo, manejo e emprego operacional dos equinos, bem como no aprimoramento do patrulhamento montado e das demais atividades hipomóveis. A conclusão do curso ora descrita, para “[…] o comandante do RCAT, tenente-coronel PM — Jordane Cézar Campos Costa, […] representou um significativo ganho institucional para a PMMG […]. Assim, “[…] passa a contar com, além dos oficiais, agora com praças ainda mais qualificados, capazes de conduzir instruções, treinamentos e operações com elevado padrão técnico […]”. Acrescentou, ainda que: “Os conhecimentos adquiridos fortalecem a atuação da tropa montada no policiamento preventivo, repressivo, em eventos, solenidades e demais missões em que o emprego do cavalo se mostra estratégico e eficiente. A especialização agrega valor profissional, constituindo um diferencial técnico reconhecido no âmbito da corporação” Fonte: PMMG

PMTO E PRF FIRMAM ACORDO PARA COMPARTILHAR MEIOS TECNOLÓGICOS EM TOCANTINS

O uso compartilhado de Sítios de Telecomunicação e Rede de Radiocomunicação Digital é o propósito Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Foi firmado entre a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins (SPRF/TO). Assim, Coronel QOPM — Márcio Antônio Barbosa de Mendonça e o Superintendente da SPRF/TO, Alonso Mata Trindade, estão certos da melhoria das atuações de suas organizações. O Termo da Cooperação estabelece como contrapartida da PRF, a cessão de torres e a aquisição de novos terminais de rádio para a PMTO. A vigência do acordo será  de 60 meses, e  a PRF utilizará o sistema de radiocomunicação digital da Polícia Militar de Tocantins. Dessa parceria, ocorrerá a expansão da cobertura do sistema digital da PMTO, operando na região central, e, a partir de 2026, se estenderá às regiões Norte e Sul, equipando toda a corporação com tecnologia de ponta. Tal integração e a modernização da comunicação trazem benefícios essenciais para a coordenação e eficiência das forças de segurança, dentre elas estão, clareza no áudio e maior disponibilidade do sistema, mesmo em áreas com cobertura desafiadora e de baixo sinal, além disso o uso de recursos digitais assegura o sigilo total das informações estratégicas e operacionais, bem como um diferencial fundamental no combate ao crime. Marcio Antônio Barbosa de Mendonça — coronel PM comandante-geral,  — enfatizou […] o valor estratégico da união de forças entre a PMTO e a PRF. Que a união de […] forças e tecnologia ampliam a disponibilidade das  redes digitais, além de tal  apoio expandir a infraestrutura. Haverá, também a garantia de “[…] comunicações mais seguras e de alta qualidade para as operações, refletindo em mais segurança para o cidadão tocantinense[…],” segundo o comandante-geral da PMTO. O Acordo reitera ainda o compromisso de ambos os órgãos de cooperar tecnicamente sem envolver a transferência voluntária de recursos financeiros. Haverá benefício mútuo à segurança pública estadual e federal. Tal parceria garantirá modernização da radiocomunicação, expandindo-se a cobertura e sigilo total das operações policiais, na análise da Ascom da  PMTO. Fonte: PMTO

error: Conteúdo Protegido!