A Polícia Militar do Ceará em parceria com o Fortaleza Esporte Clube promoveu, na noite deste domingo (02), ações pacificadoras na partida de futebol entre Fortaleza e Confiança. As ações contaram com 10 policiais militares, além de humoristas, universitários do curso de educação física, voluntários e crianças do projeto “bate lata”.
Os policiais militares do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), recepcionaram os torcedores com cumprimentos e abraços, além de reafirmar a importância de um jogo sem violência, enquanto isso humoristas tornavam o ambiente descontraído, trazendo alegria aos leoninos e um ambiente mais tranqüilo. Juntamente com os policiais, membros de comunidades e de igrejas distribuíram abraços grátis na chegada. As crianças entraram com jogadores do Fortaleza e do Confiança. Os meninos e meninas do “bate lata” tocaram o hino em batuque, além de se apresentarem no intervalo.
O objetivo é melhorar o clima do estádio em relação ao comportamento da torcida e mostrar aos torcedores que tem medo de freqüentar o campo de futebol que o jogo não será violento. De acordo com o Tenente Coronel Plauto, as pessoas enxergam um cenário de “estética da violência” no momento em que estão chegando ao local da partida. “Nós vamos realizar mudanças para desconstruir esse cenário e montar outro, são ações no entorno e dentro do estádio”, afirma o Oficial.
Na chegada dos torcedores não foram os seguranças terceirizados que orientaram o público, mas os “orientadores de público”, no modelo da Fifa na Copa do Mundo, composto por universitários do curso de educação física.
Para Heleza Souza (52), torcedora do Fortaleza, a ação é fantástica porque aproxima ainda mais a Polícia Militar da população. “Quando a gente vê os policiais na entrada para fazer a revista já ficamos com medo, mas dessa vez fui surpreendida com o abraço”, afirmou.
No intervalo da partida o 3º Sargento Albano e o Capitão Lutiane foram presenteados com uma camisa oficial do time do Fortaleza como uma forma de agradecer a presença da PMCE no estádio e valorizar ainda mais nossos policiais. As camisas foram entregues pelo Secretário Executivo da PMCE, Coronel Carvalho Moura e o Presidente do Fortaleza Esporte.