pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Policiais franceses começam a usar câmeras individuais.

Após a onda de violência, a polícia francesa amplia as possibilidades de vigilâncias. Isso porque, segundo a RFI, “entrou em vigor nesta quarta-feira (1°), em 23 regiões da França consideradas “zonas de segurança prioritórias”(ZSP), a obrigatoriedade para os policiais de usar câmeras individuais para monitorar suas ações. A medida é uma tentativa de diminuir a ocorrência de casos de violência policial no país”.

Nessa fase inicial, com a “obrigatoriedade dos policiais filmarem todas as abordagens e controles de identidade”, durante um anos, as 23 ZSP “que serão monitoradas com as câmeras corporais estão localizadas em Paris, na periferia da capital e nas regiões de Bordeaux e Marselha. Mais de 5 mil câmeras foram colocadas à disposição das polícias militar e civil”.

Ao final do prazo estabelecido, para a “primeira fase, um relatório será elaborado e enviado ao ministério do Interior sobre o impacto desse monitoramento sistemático nas operações policiais”.

A expectativa é a de que, com uso das câmeras, haverá contenção da violência policial, a exemplo do que aconteceu no início do mês de fevereiro deste ano.

Foi noticiado também que:

O uso sistemático de câmeras individuais pelos policiais é uma reivindicação antiga de ONGs de direitos humanos para tentar conter a violência policial na França. O equipamento já era testado em pequena escala desde 2013, mas sua generalização em todo o país, várias vezes anunciada pelo governo, não tinha ainda sido possível pela falta de uma legislação adequada. A lei “Igualdade e Cidadania”, aprovada em dezembro de 2016 finalmente autorizou a “filmagem obrigatória” das intervenções policiais.

A relação problemática entre policiais e a população francesa, principalmente em bairros carentes, voltou a dominar o debate no país após o caso Théo. O jovem negro, de 22 anos, foi espancado e chegou a ser estuprado com um cassetete por um grupo de policiais, no início de fevereiro. O caso gerou uma onda de revolta e vários dias de confrontos entre policiais e jovens, em várias cidades do país.

Fonte e foto destacada: RFI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM