Minas Gerais, por intermédio de sua Polícia Militar, a PMMG, têm, a partir desta sexta-feira (7), novos gestores tecnológicos e executivos de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. A informação está numa postagem, de autoria jornalista Killzy Lucena, e publicada no portal daquela Instituição Militar Estadual (IME) e comunica:
- a solenidade de formatura do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública (CSTSP/CFS 2018);
- e que o evento cerimonioso policial-militar foi realizado nas instalações do Estádio Jornalista Felippe Drummond — o Mineirinho .
Recentemente, foram postadas, neste Pontopm, informações sobre as formaturas dos novos:
Formação dos gestores tecnológicos de polícia ostensiva e preservação da ordem pública
Ingresso e desenvolvimento
O CSTSP / CFS daquela IME foi programado “para atender a demanda de qualificação da formação dos sargentos”, ampliando-se a oferta institucional de profissionais mais qualificados. Realizado após “processo seletivo interno, aberto aos Soldados de 1ª Classe e aos Cabos do Quadro de Praças da Polícia Militar (QP-PM) e do Quadro de Praças Especialistas da Polícia Militar (QPEPM)”. Foi desenvolvido mediante Matriz Curricular, durante 1920 horas-aulas, estruturada nas seguintes áreas temáticas:
- Conhecimentos Jurídicos;
- Valorização do Profissional e Saúde do Trabalhador;
- Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública;
- Cultura, Cotidiano e Prática Reflexiva;
- Sistemas, Instituições e Gestão Integrada de Segurança Pública;
- Funções Técnicas e Procedimentos em Segurança;
- Atividades Práticas Interdisciplinares e
- Prática Curricular Supervisionada
Destaques dos cursos
Na conclusão dos CSTSP / CFS — Turma 2018, destacaram-se, com louvor, a
3º Sargento Barbara Alvarenga Barcelos (1º lugar QPPM) e para o 3º Sargento Johnny Gervasio Medeiros (1º lugar QPE). foram destacados Símbolo do maior reconhecimento à performance dos alunos que foram os primeiros colocados, a Medalha de Mérito Intelectual. A comenda foi entregue aos agraciados pelo Tenente-Coronel Luiz Otávio, comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (EFAS) .
Cerimônia Policial Militar de Formatura
Convidados e autoridades
Nas instalações daquele ginásio poliesportivo, os convidados e familiares e foram recepcionados por policiais militares. O comando da IME se fez presente, mediante a presença do comandante-Geral da PMMG — coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes; do Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil — coronel PM Fernando Antônio Arantes; do Subcomandante-Geral da PMMG — coronel André Agostinho Leão de Oliveira; do Comandante da Academia de Polícia Militar — coronel PM Márcio Flávio de Moura Linhares e do comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (EFAS) — tenente-coronel Luiz Otávio Vieira.
Prestigiaram o evento solene, com suas presenças, o Deputado Federal — Luiz Gonzaga Ribeiro; juiz do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais — Sócrates Edgard dos Anjos, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares — coronel BM Cláudio Roberto de Souza, os coronéis do Alto Comando, da PMMG e do CBM-MG, comandantes e oficiais daquelas IME e oficiais da Polícia Militar do Amapá, dentre outras autoridades civis e militares.
Ritual policial-militar
Três momentos solenes marcaram o ritual policial-militar da formatura dos novos gestores tecnológicos de polícia ostensiva. O primeiro foi a entrada dos concluintes dos cursos, cantando a canção militar “Fibra de Herói”, e comandados pelo “coordenador do CFS, Capitão Rocha acompanhado dos chefes de curso e monitores. O outro momento marcante, foi o ato da aposição das divisas de 3° Sargento pela(o)s madrinhas e padrinhos, reconhecendo os esforços do(a)s seus querido(a)s afilhado(as). No terceiro momento, os novos sargentos prestaram o compromisso, diante dos presentes e da Bandeira Nacional, executarem os serviços de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, aos cidadãos e comunidades mineiras, “(…) mesmo com o sacrifício da própria vida“.
Paraninfo e oradores
O titular da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Contagem — juiz Wagner Oliveira Cavalieri, foi o paraninfo escolhido pelos concluintes da Turma de Sargentos de 2018. Na ocasião, o Juiz Cavalieri “recebeu ainda uma homenagem das mãos do Comandante-Geral da PMMG, acompanhado” dos comandantes da APM, da EFAS e do Terceiro-Sargento Vinícius Vieira Gomes. No discurso aos formandos, o Paraninfo parabenizou-os, distinguindo seus méritos acadêmicos. Depois, concitou-os a não medir esforços, no cumprimento de suas responsabilidades legais, e, a honrarem “a farda que vestem”, no exercício das atividades de proteção à sociedade e ao Estado mineiros. Na postagem da PMMG, encontra-se, também, sobre o discurso do paraninfo:
“Tenham sempre em mente que o sargento é o elo mais importante da corrente hierárquica da vossa instituição. Nenhuma tropa chega ao sucesso sem bons sargentos. Façam tudo o quanto melhor puderem”, aconselhou o paraninfo dos formandos, que ainda surpreendeu e emocionou a todos, quando solicitou aos familiares e convidados que se colocassem de pé e prestassem cada um, “ao seu modo”, uma continência aos formandos em nome de toda sociedade mineira.
O Orador representante do CSTP/CFS — Turma 2018, foi 3º Sargento Carlos Gomes. Ressaltou que “a caminhada rumo à sua graduação começou muito antes, quando os pais lhes educaram com os valores que permeiam a vida em sociedade”. Então afirma “que chegado o dia da solenidade os novos Sargentos da Polícia Militar estão imbuídos do sentimento de servir e proteger.” E, com ênfase, destaca:
“Ser Sargento da mais sólida e tradicional Polícia Militar do Brasil é um contentamento para todos nós. O Curso de Formação de Sargentos nos tornou capazes de promover a paz onde existir conflitos, levar a justiça onde houver injustiçados e promover a proteção do cidadão de bem”.
Encerramento da Formatura
Antes do encerramento da formatura, o comandante-geral da PMMG, Coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes, enfatizou que a formação ora concluída pelos novos sargentos os habilita, ainda mais, às atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Assim, todos “estão aptos a atuar no comando de guarnições de radiopatrulhamento e de destacamentos policiais de municípios de pequeno porte”. E alertou os novos sargentos:
“Vocês partem agora para uma nova jornada e passam a ter uma nova perspectiva de ascensão profissional, e lembrem-se que a sociedade mineira precisa de vocês com o coração aberto”.
Ao final, a alegria dos formandos contagiou a todos os parentes e amigos, após presentes, o “tradicional ‘fora de forma’”, aos novos sargentos da PMMG, comandado pelo Cap Rocha.

Foto: Marcilene Neves – PMMG

Foto: Marcilene Neves – PMMG

Foto: Marcilene Neves – PMMG

Foto: Marcilene Neves – PMMG

Foto: Marcilene Neves – PMMG
Com as informações da PMMG.
Uma resposta
Parabéns aos novos Sargentos, momento ímpar, singular data de memórias irretocáveis, guardem as lembranças, vivam a família, não se esquecendo do Criador, o único presente, no sacrifício de noites e dias.