pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

98º Aniversário de Clarice Lispector

Cansados do dia, felizes em não discordar, tão dispostos a não ver defeitos. Riam-se de tudo, com o coração bom e humano. As crianças cresciam admiravelmente em torno deles. E como a uma borboleta, Ana prendeu o instante entre os dedos antes que ele nunca mais fosse seu. Clarice Lispector (Laços de Família).

O Google, destaca, neste 10 de dezembro, o 98º aniversário da Escritora e Jornalista, Romancista, Contista e Ensaísta — Clarice Lispector . Nascida Chaya Pinkhasovna, em  Chechelnyk — uma pequena cidade da região de 
Oblast de Vinnitsa República Popular da Ucrânia— na  Ucrânia, naturalizou-se brasileira, tornando-se “uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka.”

Clarice era filha de Pinkhas Lispector e Mania Krimgold Lispector  e irmã de  Elisa Lispector   e  Tanya Lispector. Foi casada com Maury Gurgel Valente, com quem teve os filhos: Paulo Gurgel Valente e Pedro Gurgel Valente.  Veio para o Brasil no ano de 1922 e “dizia não ter nenhuma ligação com a Ucrânia – ‘Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo’ – e que sua verdadeira pátria era o Brasil. Morou em Maceió-AL e no Recife-PE, até se mudar com a família para o Rio de Janeiro. Na cidade Maravilhosa, concluiu o Curso de Direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Por ocasião do 98º aniversário de Clarice Lispector, o Jornal El País publicou:

Clarice Lispector é considerada, junto com Guimarães Rosa, a grande escritora brasileira da segunda metade do século XX, graças ao seu estilo, entre a poesia e a prosa. Uma marca que enchia os detalhes cotidianos de espiritualidade e que se caracterizava por utilizar a primeira pessoa na narrativa. Não se parecia com ninguém, e sua visão não recorda nenhum movimento, embora pertença à terceira fase do modernismo brasileiro, da chamada Geração de 45. 

(…)

Era, além disso, uma jovem culta, que conhecia e lia com assiduidade os autores nacionais e estrangeiros de maior relevância, como Machado de AssisRachel de QueirozEça de QueirozJorge Amado e Fiodor Dostoievski.

No vídeo abaixo, há a última entrevista de Clarice Lispector, concedida à TV Cultura:

 

Última entrevista de Clarice Lispector. Foi concedida à TV Cultura em 1977.

Outra homenagem ainda mais significativa, associada à que foi destacada acima, foi destacada pelo IDGNOW, ao publicar que:

O doodle do Google ganhou uma referência ainda mais especial nesta data, pois quem assina a arte é a designer Mariana Valente, neta de Clarice. Segundo a artista, o processo de criação do doodle começou ao procurar fotografias no acervo da família e recortando alguns livros com fotos e documentos de Clarice e sua família. “Digitalizei algumas imagens e texturas e tive a ideia de mostrar ela saindo com a família lá da Ucrânia e chegando ao Brasil, começando a trabalhar como  jornalista, e depois se direcionando para o próprio trabalho de escrita”, afirma. 

Com as informações do Google, Wikipédia, El País e IDGNOW.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a)

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM