As “Ações-Cívicos Sociais” constituem o:
Conjunto de atividades de caráter temporário, episódico ou programado de assistência e auxílio às comunidades, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, no país ou no exterior, desenvolvidas pelas organizações militares das forças armadas, nos diversos níveis de comando, com o aproveitamento dos recursos em pessoal, material e técnicas disponíveis, para resolver problemas imediatos e prementes. Portal do Exército Brasileiro
Nesse entendimento, as polícias militares brasileiras praticam, ao longo de suas existências, Ações-Cívico Sociais (Aciso), com a intenção de fortalecer o relacionamento comunitário entre a Instituição Militar Estadual e a respectiva comunidade a que serve.
A notícia publicada no portal da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informa o desenvolvimento de Aciso pelo Comando da 38ª Companhia de Polícia Militar, “na Praça da Casa de Apoio, em Nova Contagem”.
Leia mais sobre o evento, na notícia transcrita a seguir:
Na manhã do último dia 10, policiais militares da 38ª CIA realizaram uma Ação Cívico Social (Aciso), na Praça da Casa de Apoio, em Nova Contagem. A ação teve como objetivo oferecer serviços importantes para a comunidade, além do desenvolvimento de atividades de entretenimento e distribuição de brindes para as crianças.
Foram montados estandes e participaram do evento o PM Amigo Legal, o Leão Dare, mascote do Proerd; e policiais da Transitolândia do 18º BPM. Foram exibidos vídeos e dicas PM, além de apresentação de animais da fauna silvestre, além de outras atrações de grupos comunitários locais.
Muitas pessoas do bairro e adjacências puderam realizar cortes de cabelo, aferição de pressão e glicemia, orientações para preventivo, orientações jurídicas, entre outras atividades A ação também fez parte do calendário de eventos em virtude das comemorações dos 242 anos da Polícia Militar de Minas Gerais.
Fonte: PMMG.