pontopm

No Rio Grande do Sul, Brigada Militar ampliará ações preventivas, às crianças e adolescentes, mediante o Proerd.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) empreendido pelos profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública é uma das ações bem-sucedidas, na maioria dos municípios brasileiros. Além disso, é muito significativa a filosofia proposta de prevenção e proteção às crianças e adolescentes, evitando que se tornem vítimas das drogas, ou de pessoas inescrupulosas e envolvidas com o narcotráfico.

Nesse entendimento, conhecendo resultados exitosos, foi que a liderança executiva da Brigada Militar do Rio Grande Sul (BMRS) decidiu ampliar programa, com a finalidade alcançar maior número de crianças e adolescentes matriculados nas escolas gaúchas.

Para conhecer outros detalhes sobre a ampliação destacada, leia, em seguida, a notícia transcrita do portal da BMRS.

A Brigada Militar encaminha nova parceria para ampliar a campanha que conscientiza crianças e adolescentes contra as drogas. Ainda em fase de elaboração, o convênio com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) pretende ampliar o número de instituições de ensino atendidas. Desde 1998, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) atendeu mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes em escolas do Rio Grande do Sul.

Para o comandante-geral da BM, Andreis Silvio Dal’Lago, o projeto foca na prevenção primária como forma de combater a violência. “A oferta do Sindha é muito bem-vinda. Agora vamos agilizar de que forma o sindicato pode participar na viabilização desse convênio”, ressaltou. “Queremos ser um elemento multiplicador, oferecendo nossa colaboração para ajudar num processo que realmente faz a diferença na vida das crianças e da sociedade”, acrescentou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

Na última semana de maio, técnicos das duas entidades se reunirão para finalizar a proposta.

Prevenção às drogas

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E., na sigla em inglês) lançado em 1983. No Brasil, o programa foi adotado em 1992 pela polícia militar do Rio de Janeiro e depois utilizado em todo o país. Nele, policiais fardados, devidamente treinados e com material didático orientam estudantes em sala de aula sobre os riscos de usar drogas.

Fonte: BMRS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM