pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

MÃE FANTÁSTICA!

João Bosco de Castro.

À sempre-viva Maria Ramos de Castro,

    minha Mãe!

O Rosto de Mamãe palpita em mim!
Sua Sabedoria: Luz da Ética
─ Amansia do Não, Farol do Sim! ─:
Energia do Amor, com voz poética!

Mãe ─ domínio do aqui e do sem-fim ─,
Sua sábia Lição, firme e profética,
É sublime Riqueza (ouro e marfim…),
Sem a qual não existo! Catequética

Mão ─ polegar bendito, Fonte Santa
Do Sublime Fazer-Bem: Luz e Ser,
Mesmo longe das tretas da Gramática…

Sua Escola de Vida até suplanta
O primor de meus Mestres: bom Saber!
Você inda me ensina, Mãe Fantástica!…

Bom Despacho-MG, 14 de maio de 2023,

12 respostas

  1. Estimado Xará, já tive o prazer de ler, antes, essa bela e Sublima peça literária da sua sempre fecunda lavra! Bela e justa!!! Rendo-lhe homenagens por ela. Meu fraternal abraço.

  2. João Bosco de Castro, meu amigo e colega de turma, Asp/69, não sou digno de comentar. Tudo que você escreve é ótimo, haja visto os prêmios que você recebe.

  3. Professor João Bosco ,

    O Mestre das Letras brinda-nos com mais uma peça literata de rara riqueza.

    O autor deste lindo e poema em homenagem ao Dia das mães, faz-nos refletir e ratificar o dizer bíblico que devemos, sempre, honrar pai e mãe! As mães sempre em altar de destaque, com sua candura d’alma, sabedoria e amor!

    Parabéns ao ilustre acadêmico de currículo impecável e, que possui predicados ainda não vistos ,o que o coloca em patamar de “avis rara” de nossa contemporaneidade, em dias tão fluidos, distópicos e disforme de valores, crenças e sabedoria!

    Ave , Mestre!! Mérito a quem o merece, sem a embriaguês da lisonja. Filho ilustre, sábio, de trato simples, livre e de bons costumes !

    Parabéns pela homenagem ao Dia das Mães,
    em destaque especial para a mamãe do nobre poeta.

    Fraterno abraço !

  4. É sempre prazeroso ler conteúdos assim.
    Lendo , pude “viver a vida” em cada palavra…
    Pude recordar, recordando ” os pedaços do caminho”…de trazer para o presente todo sentimento á senhora sua mãe, pois tive o prazer de conhecê -la… lá pelos idos do “Tiro de Guerra” quando servi com seu irmão….

  5. Poema lindo em homenagem às mães. Você João Bosco sempre nos surpreendendo com seus poemas. Orgulho de conhecer e ter você no ciclo de minhas amizades. Parabéns! E que Deus abençoe poderosamente com longevidade e saúde em abundância

    1. Meu grande Irmão.
      Achei muito linda a homenagem à sua querida mamãe. Quero dizer de minha admiração e apreço, por Você aumentam, no momento em que externa profundo sentimento de carinho e apreço, por aquela que lhe foi a primeira, a maior e a única.
      Parabéns meu Irmão, Você é 1000.
      Fraterno abraço.

  6. Parabéns, Pai!!! O Poema é lindo e emocionante. Como sempre, as suas palavras são esplêndidas e de pura sinceridade e emoção. A cada dia que passa, nós aprendemos mais e mais. Gratidão por tê-lo como Pai!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️❤️❤️

  7. O aclamado Poeta João Bosco de Castro presta uma linda e comovente homenagem, dentro da melhor técnica poética, à memória de sua sempre-viva Mãe, que continua a iluminar e a inspirar a sua privilegiada inteligência! Parabéns, meu amigo !!!

  8. Monsieur lê Professeur João Bosco de Castro, je peux plagier l’écrivain Antoine de Saint-Exupéry “Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé”. Merci.

  9. Estimado Confrade e Presidente da Mesa Literária Capitão Mariano, Professor João Bosco de Castro: sinto-me honrado e agradecido por receber em primeiríssima mão os frutos de sua mente criadora, inspirada por um coração amoroso. Esse soneto reúne arte literária, cultura elevada, e conteúdo sublime que traduz o reconhecimento, o valor, a gratidão de um filho pelo que representou, e representa a alma nobre e caridosa da mãe que lhe deu vida e lhe infundiu valores de essência eterna. O sentimento de gratidão, nutrido pela recordação, eterniza momentos e seres queridos, permitindo-lhes que vivam em nossa alma, em nossa consciência, em nosso espírito. Essa homenagem cantada em versos, estimula a cada de um de nós a sublimar nossa mãe e reverenciar as mães que, conscientemente, assumem e cumprem com a sagrada missão de criar os filhos que Deus envia a esse mundo, devolvendo-os ao Criador em um nível mais adiantado de evolução espiritual em relação ao qual aqui chegaram. Meu grande abraço

  10. Linda homenagem. Se todos soubessem a falta que a mãe nos faz valorizariam mais está figura ímpar em nossas vidas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a)

João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

(1947 ____) é Oficial Superior Veterano da PMMG. Poeta, contista e ensaísta, romancista, cronista e heraldista, jornalista profissional, tupinólogo e filólogo honóris-causa, palestrante, comunicólogo e inscultor-escultor, crítico literário, redator-revisor, camonólogo e carpinteiro. Professor de Línguas e Literaturas Românicas. Professor Titular e Emérito da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro. Pesquisador Benemérito Notável da PMMG. Especialista em Polícia Militar, em Gestão Estratégica da Segurança Pública, em Linguística Geral e em Comunicação Social (CEPEB). Policiólogo: Mestre, Doutor e Livre-docente, por Notório Saber, em Ciências Militares da Polícia Ostensiva e em Historiografia de Polícia Militar (História da Polícia Militar de Minas Gerais), de acordo com as páginas 49-65 do BGPM/PMMG nº 70, de 13 de setembro de 2012. Publicou doze Livros (escreveu outros vinte e sete) e mais de duzentos Ensaios (dentre filológicos, policiológicos e críticos). Tem quinhentos e vinte quatro prêmios obtidos em concursos literários e epistêmicos. Integra trinta e oito Academias (ou Institutos) de Letras, História e Cultura. Presidente Ad-Vitam da Academia de Letras Capitão-Médico João Guimarães Rosa da PMMG, Presidente da Alliance Française de Belo Horizonte (2010-2011) e Presidente da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano.