pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

ESPAÇO CAMÕES NA MESAMARIANO.

A Fundação Guimarães Rosa ─ FGR recebeu em seu Auditório ( Rua das Chácaras, nº 210, Bairro Mantiqueira/ Venda Nova, em Belo Horizonte-MG), na manhã de 27 de setembro de 2019, a Academia Epistêmica de Mesa Capitão ─ Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano, para a realização da respectiva Trigésima Quinta Reunião Epistêmica, nutrida na palestra ESPAÇO CAMÕES: OFICINA DE SABERES, LETRAS E ARTES, brilhantemente proferida pela Odontóloga Beatriz Campos de Paulo e Castro, Esposa do Presidente do Sodalício Epistêmico Marianiano, Acadêmico Epistêmico-Fundador João Bosco de Castro.

A sumosa exposição oferecida por Beatriz a Acadêmicos e Convidados, por meio de texto e rico suporte audiovisual, agradou a todos, mercê de sua elegância pessoal e linguística, a par de sua zelosa articulação de mensagem dissertativa, narrativa e descritiva, com belas e objetivas imagens do Espaço Camões: Oficina de Saberes, Letras e Artes, acervo de erudição e cultura acumulado, escrito e esculpido-insculpido por seu Marido, ao longo de trajetória vivida e coparticipada por ele, como estudante, policiólogo, militar, professor, camonólogo, pesquisador e artífice das coisas e conhecimentos palpitantes no vastíssimo Universo da Natureza e Cultura.

Em sua relevante Palestra, Beatriz mostra ao seleto Grupo de Ouvintes a diversidade sociocultural do Espaço Camões, principalmente a Biblioteca de Obras Literárias, Didáticas, Filosóficas, Gramaticais, Filológicas, Antropológicas, Historiográficas, Religiosas, Artísticas e Policiológicas ─ nesse nicho incluídas as consistentes nas Ciências Policiais, Ciências Militares da Polícia Ostensiva, Teoria da Ética, Deontologia Policial-Militar, Crítica Textual e Políticas Públicas e Preservação da Ordem Pública─, enfaticamente os Livros, Ensaios, Poemas, Contos e o Romance escritos e publicados por João Bosco de Castro, além das muitas e variadas Coletâneas e Antologias nas quais estão os prefácios, engenhos de Crítica Literária e Produções Poéticas de sua lavra, concomitantemente com prêmios poéticos e epistêmicos vencidos por ele ou a ele conferidos.

Beatriz encerra sua Palestra, gloriosamente, com a leitura de Miscigênese, poema de João Bosco de Castro oferecido à morenice de Maria Ramos de Castro, Mãe dele. Como reconhecimento do respeitável e elevado valor de sua Palestra, Beatriz recebe da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano importante Certificado.

Após a publicação desse Trabalho Intelectual realizado por Beatriz Campos de Paulo e Castro, outras considerações a respeito da Trigésima Quinta Reunião Epistêmica da MesaMariano completam esta notícia do PontoPM.

Eis a inteira Palestra proferida e apresentada pela Odontóloga Beatriz Campos de Paulo e Castro, inclusive o Poema MISCIGÊNESE, de João Bosco de Castro, dedicado à Mãe dele, Dona Maria Ramos de Castro!…:

Palestra de Beatriz

Outros registros sobre a Trigésima Quinta Reunião Epistêmica da MesaMariano:

Após conferido o Certificado à Palestrante, o Presidente da MesaMariano, Acadêmico Epistêmico-Fundador João Bosco de Castro, apresenta o Expediente da Sessão, no qual anuncia ao Areópago o fim de seu segundo mandato em tal cargo, encerrável em 25 de fevereiro de 2020, e pede aos Acadêmicos e ao Conselho-Diretor a realização de processo eleitoral para o mandato seguinte.

Nas Efemérides do Período Epistêmico, João Bosco de Castro toma a palavra em louvor ao mês de junho, com referência à Biografia e à Obra Metafórica de dois Próceres da Literatura Brasileira: o Poeta e Romancista mineiro João Guimarães Rosa, nascido em 27 de junho de 1908, e o Dramaturgo e Romancista paraibano Ariano Vilar Suassuna, nascido em 16 de junho de 1927.

O Presidente do Conselho-Diretor da MesaMariano, Acadêmico Epistêmico e Coronel Pedro Seixas da Silva, elogia o desempenho da Palestrante Beatriz Campos de Paulo e Castro e anuncia a cessão de verba programada para a elaboração e publicação da Coletânea de Biografias de Patronos e Próceres do Sodalício, a ser organizada e prefaciada pelo Presidente João Bosco de Castro.

A Fala do Acadêmico teve a coparticipação da Confreira Gleisa Calixto Antunes, para elogiar a Palestrante e abordar a tardia publicação da Coletânea de Biografias de Patronos e Próceres do Areópago; do Confrade Luiz Carlos Abritta ( Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais), para elogiar a densidade e a beleza da Palestra de Beatriz Campos de Paulo e Castro, cujos texto e audiovisuais ele considera finamente realizados com amor e poesia, e  oferecer à MesaMariano, ao Espaço Camões e aos Presentes à Sessão Epistêmica exemplares do Livreto sobre Camões e Os Lusíadas, organizado e composto por Ele e pela Acadêmica Ismaília de Moura Nunes; do Confrade Antônio Carlos Cabral de Aguiar  (Gestor da  FUNDAMIG), para elogiar a maravilhosa Palestra de Beatriz e oferecer, com dedicatória honrosa, ao Espaço Camões um exemplar da edição de bolso da Carta de Pero Vaz de Caminha, organizada por Sílvio Castro e publicada por L&PM Pocket.

O Confrade Ari de Abreu oferece ao Espaço Camões, particularmente a João Bosco de Castro, com dedicatória afetuosa, um exemplar de Encontro Rosiano em Prosa e Verso, Coletânea Literocientífica da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG.

O Confrade Isaac de Oliveira e Souza fotografou e filmou a Sessão Epistêmica e a Palestra de Beatriz, as quais publicará em seu prestante Portal PontoPM.

O Presidente João Bosco de Castro enaltece os Trabalhos Epistêmicos, ao elogiar a beleza frásica e a importância histórico-sociológica da Palestra ESPAÇO CAMÕES: OFICINA DE SABERES, LETRAS E ARTES (redigida, produzida e apresentada pela Odontóloga Beatriz Campos de Paulo e Castro), agradece a coparticipação de Acadêmicos e Convidados, especialmente à Fundação Guimarães Rosa e aos citados Oferecedores de Livros anotados nesta notícia, anuncia nossa Reunião programada para o dia 13 de dezembro de 2019 ─ quando este Silogeu Epistêmico celebrará o Prêmio Cel. Alvim ─, e encerra esta Sessão Epistêmica.


Veja as imagens destacadas a seguir:

1
3
20
6
5
4
7
8
9
11
18
17
15
14
13
12
16
10
19

Clique aqui para ver a apresentação da palestra, sobre o Espaço Camões.


Veja, também, os seguintes vídeos:


5 respostas

  1. Parabéns ao espaço virtual Pontopm por difundir, pelo prazer das palavras, o valor das pessoas que se doam ao Conhecimento.

    1. Esse é um dos propósitos do Pontopm, Caro Carlos Braga. Valorizar as pessoas que têm – e compartilham – conhecimentos capazes de enriquecer fazeres e saberes de seus semelhantes. Desse modo, teremos pessoas e comunidades conscientes, e muito melhores!

  2. Excelente palestra! Parabéns Beatriz!
    Uma bela homenagem ao professor João que tanto valoriza e homenageia os grandes Homens que fizeram história e contribuíram para o desenvolvimento da arte, educação e cultura.
    Professor João, parabéns pela linda iniciativa do Espaco Camões! Que o senhor se sinta muito feliz todos os dias nesse lindo lugar!
    Meu abraço de apreço e admiração!
    Gleisa

  3. Muito obrigado, Confreira Gleisa Calixto Antunes, por suas importantes manifestações a respeito da publicação de Espaço Camões na MesaMariano, com inteira palestra redigida, proferida e apresentada por minha querida Esposa Beatriz Campos de Paulo e Castro , em nossa Reunião Marianiana de 27 de setembro de 2019, no Auditório da Fundação Guimarães Rosa. Também merece minha gratidão-reconhecimento nosso Confrade Epistêmico, CEO do Ponto PM, Professor Coronel Isaac de Oliveira e Souza, pela majestática publicação de nossos feitos, dentre os quais a Palestra de Beatriz! Saudações marianianas! Ass: João Bosco de Castro.

  4. Muito obrigado, Major Carlos Alberto da Silva [Carlos Braga], por suas manifestações a respeito da palestra Espaço Camões: Oficina de Saberes, Letras e Artes, publicada pelo PontoPM, do Coronel Isaac de Oliveira e Souza, no bojo de Espaço Camões na MesaMariano, acerca de nossa Reunião Marianiana de 27 de setembro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

(1947 ____) é Oficial Superior Veterano da PMMG. Poeta, contista e ensaísta, romancista, cronista e heraldista, jornalista profissional, tupinólogo e filólogo honóris-causa, palestrante, comunicólogo e inscultor-escultor, crítico literário, redator-revisor, camonólogo e carpinteiro. Professor de Línguas e Literaturas Românicas. Professor Titular e Emérito da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro. Pesquisador Benemérito Notável da PMMG. Especialista em Polícia Militar, em Gestão Estratégica da Segurança Pública, em Linguística Geral e em Comunicação Social (CEPEB). Policiólogo: Mestre, Doutor e Livre-docente, por Notório Saber, em Ciências Militares da Polícia Ostensiva e em Historiografia de Polícia Militar (História da Polícia Militar de Minas Gerais), de acordo com as páginas 49-65 do BGPM/PMMG nº 70, de 13 de setembro de 2012. Publicou doze Livros (escreveu outros vinte e sete) e mais de duzentos Ensaios (dentre filológicos, policiológicos e críticos). Tem quinhentos e vinte quatro prêmios obtidos em concursos literários e epistêmicos. Integra trinta e oito Academias (ou Institutos) de Letras, História e Cultura. Presidente Ad-Vitam da Academia de Letras Capitão-Médico João Guimarães Rosa da PMMG, Presidente da Alliance Française de Belo Horizonte (2010-2011) e Presidente da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano. Veja, também, a SÚMULA CREDENCIAL do Autor.