pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Datas Comemorativas Inesquecíveis!

profissionais-de-educacao-e-saude

Algumas datas comemorativas inesquecíveis, encontram-se no mês de outubro. No calendário brasileiro vigente, há 1.544 datas comemorativas. São os feriados oficiais, as comemorações profissionais e celebrações religiosas.

Os feridos oficiais, neste ano de 2022, os brasileiros comemoraram, até o décimo mês do ano, o 1º de janeiro, o Dia da Confraternização Universal. No 1º de março, o Carnaval. No mês de abril a Sexta-feira Santa (15) e Tiradentes (21).

No segundo semestre, comemoraram-se, nos meses de maio e junho, respectivamente, o Dia do Trabalho e o Corpus Christi. Depois, comemoraram-se o Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro (ocorrido no dia citado, no ano de 1822), e o dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.

Proximamente, irão comemorar, também, em 28 de outubro, o Dia do Servidor Público. Em seguida Finados e Proclamação da República, em novembro, nos dias 2 e 17. Finalmente, no dia 25 de dezembro, participarão das celebrações do Natal.   

As 1.544 datas comemorativas inesquecíveis — oficiais, profissionais e religiosas — são comemoradas em janeiro (79); fevereiro (58); março (228); abril (129); maio (159); junho (139); julho (94); agosto (125); setembro (144); outubro (173); novembro (115) e dezembro (101).

Verifica-se, então, neste Ranking ora destacado, que há mais datas comemorativas nos meses de março, outubro e maio. Ocuparam, respectivamente, as 1ª, 2ª e 3ª posições. Os meses com menor quantidade de datas comemorativas, com as respectivas posições, são:  julho (10ª); janeiro (11ª) e fevereiro (12ª).

Nas datas comemorativas inesquecíveis, neste mês de outubro, são lembradas a do 13 de Outubro: Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Deigual modo, o 15 de Outubro, Dia do Professor  e o 18 de Outubro, Dia do Médico.

Parece pacífica a certeza de que, neste Século XXI, todos os cidadãos brasileiros têm a exata dimensão do significado de cada uma dessas datas. Ou não?! No contexto das pessoas que conhecemos, há reconhecimento da maioria, enaltecendo tais profissionais. São citados frequentemente como responsáveis pela alegria e felicidade de cada uma delas.

Tributo minha gratidão, a cada um(a) de vocês, caríssimos profissionais da Educação e Saúde! Na convivência diária com vocês, ouvindo-a(o)s — querida(o)s irmã(o)s, filha e sobrinha(o)s e amiga(o)s e médica(o)s — e recebendo seus preciosos cuidados propedêuticos e submetendo-me às suas orientações firmadas em competente profilaxia.

Deus te abençoe, hoje e sempre!

Com as informações do Calendarr.

10 respostas

  1. Parabéns, Coronel Isaac!
    Uma história rica de dedicação, comprometimento e sucesso, na vida e na nossa gloriosa PM, sem dúvidas a melhor do Brasil, e da qual sou fã.
    Receba os meus sinceros cumprimentos.
    Grande abraço

  2. Interessante e curioso coronel! No que me cabe, tinha conhecimento apenas das datas mais comumente comemoradas. No entanto podemos dizer, agora com suas informações, que todos os dias de todos os meses há o que se comemorar.

  3. Senhor Coronel Isaac, boa-noite! Não nos esqueçamos que no dia 12 de outubro de 1798 nasceu o Imperador Dom Pedro I.

  4. Isaac ,
    Excelente matéria . Muito importante. Pois os profissionais da educação e da saúde nos assistem por toda nossa caminhada terrena , portanto , a consideração e o reconhecimento são verdadeiros . Parabéns pra você, professor excelente e para eles . Deus os abençoe muitíssimo.

  5. Parabéns pela maravilhosa muito útil publicação acerca de Datas Comemorativas, meu prezado Confrade Mesa-Marianiano Camarada Coronel Isaac de Oliveira e Souza, Gestor Principal do PontoPM MindBR!
    Sua zelosa Equipe de Publicações merece aplausos e respeito.
    Felicidade e sucesso em sua senda gloriosa de notícias vinculadas às Forças Lusófonas de Preservação da Ordem Pública e Polícia Ostensiva, e abertas a muitas Áreas de Erudição!

    1. Gratidão a Deus pela sua vida e pela sua impagável contribuição, ao Grupo MindBR e ao PontoPM, Confrade-Presidente Mesa-Marianiano e Professor e Oficial Veterano e Jornalista do nosso empreendimento.
      Seu comentário nos anima muito! Aclara, ainda mais, nosso entendimento de participação e continuidade na desafiadora seara dos profissionais lusófonos de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.
      Sigamos, então, seguros e confiantes, nessa missão gratificante de compartilhar conhecimentos e vivências profissionais frondosas e bem-sucedidas!
      Nós, da Equipe PontoPM, estamos orgulhosos e felizes por tê-lo conosco e ombrear-se, com o Estimado Amigo e Camarada Veterano novas jornadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a)

Isaac de Souza

Isaac de Souza

(1949 _ _ _ _) É Mineiro de Bom Despacho. Iniciou a carreira na PMMG, em 1968, após matricular-se, como recruta, no Curso de Formação de Policial, no Batalhão Escola. Serviu no Contingente do Quartel-General – CQG, antes de matricular-se, em 1970, e concluir o Curso de Formação de Oficiais – CFO, em 1973. Concluiu, também, na Academia Militar do Prado Mineiro – AMPM, os Cursos de Instrutor de Educação Física – CIEF, em 1975; Informática para Oficiais – CIO, em 1988; Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, em 1989, e Superior de Polícia – CSP, em 1992. Serviu no Batalhão de RadioPatrulha (atual 16º BPM), 1º Batalhão de Polícia Militar, Colégio Tiradentes, 14º Batalhão de Polícia Militar, Diretoria de Finanças e na Seção Estratégica de Planejamento do Ensino e Operações Policial-Militares – PM3. Como oficial superior da PMMG, integrou o Comando que reinstalou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, onde foi o Chefe da Divisão de Ensino de 92 a 93. Posteriormente secretariou e chefiou o Gabinete do Comandante-Geral - GCG, de 1993 a 1995, e a PM3, até 1996. No posto de Coronel, foi Subchefe do Estado-Maior da PMMG e dirigiu, cumulativamente, a Diretoria de Meio Ambiente – DMA. No ano de 1998, após completar 30 anos de serviços na carreira policial-militar, tornou-se um Coronel Veterano. Realizou, em 2003-2004, o MBA de Gestão Estratégica e Marketing, e de 2009-2011, cursou o Mestrado em Administração, na Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC.