O 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM) de Minas Gerais (PMMG) realizou uma cerimônia de Inauguração do Retrato na Galeria de Comandantes do 7º Batalhão. Ao evento,
compareceram os Comandantes da 7ª Região da PMMG — Coronel Wemerson— o Comandante da Academia da PMMG — Coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares —, filho do saudoso veterano, Tenente Coronel José Geraldo da Cunha Pinto. Encontravam-se presentes o comandante do 7º BPM — Tenente Coronel Luciano Antônio dos Santos — e a senhora Marlene Valadares Cunha viúva do Oficial Veterano homenageado e mãe do Comandante da APM.
Pelo 7º BPM, a homenagem foi assim noticiada:
“Na manhã desta quarta-feira (21/02), no Gabinete do Comando do 7º Batalhão, em Bom Despacho, aconteceu a solenidade de Inauguração do Retrato na Galeria de Comandantes da Unidade. A cerimônia foi presidida pelo comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Coronel Wemerson Lino Pimenta e contou com presenças ilustres, dentre elas do prefeito da cidade Doutor Bertolino da Costa Neto, os vereadores Marquinho e Keke. Na corporação, a Galeria constitui a mais viva memória daqueles que contribuíram para a construção de sua história. Neste ato, o Tenente Coronel José Geraldo da Cunha Pinto (in memoriam), que comandou o Machado de Prata de 25/05/1992 a 05/10/1992 e, enquanto Tenente, foi Diretor Pedagógico do Colégio Tiradentes Unidade Bom Despacho de 05/01/1976 à 28/08/1981; perpetuou junto àqueles que são ilustres para o 7º Batalhão de Polícia Militar o seu comando, deixando marcas de suas expressões maiores de seus valores pessoais e profissionais.
(…)
Numa demonstração de amizade e carinho da família do 7º Batalhão de Polícia Militar à senhora Marlene Valadares Cunha, viúva do saudoso Tenente Coronel José Geraldo Cunha Pinto e mãe do comandante da Academia de Polícia Militar, senhor coronel Eugênio, grande colaboradora e incentivadora das ações desenvolvidas pelo Tenente Coronel José Geraldo da Cunha Pinto, que recebeu das mãos da subcomandante da Unidade, Major PM Marianna Atatília Alves Costa um arranjo de flores.”
Nosso Jornalista-Responsável e Professor e Escritor e Poeta João Bosco de Castro foi convidado a comparecer ao 7º BPM de Bom Despacho. Respondendo ao convite recebido, João Bosco de Castro, manifestou assim seu agradecimento:
“Boa-tarde, Prezada Majora Mariana Atatília…
O Coronel José Geraldo da Cunha Pinto brilha no rol de meus melhores e mais autênticos Amigos, ao longo de muitas décadas de convívio social e policial-militar. Foi meu Companheiro de labutas lusofônicas, durante produtivas jornadas de Professor de Língua Portuguesa, especialmente no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Bom Despacho. Em setembro de 1973, passei-lhe o cargo de Secretário deste monumentoso Educandário, do qual ele foi zeloso e brilhante Diretor-Pedagógico.
Infelizmente, não tenho condições de honrar e prestigiar sua memória de notável Comandante do bravo e operoso Machado de Prata, porque estou em tratamento de Enfisema Pulmonar e, na manhã de amanhã, no horário da Cerimônia Magistral, estarei, aqui mesmo em Bom Despacho, em preparativos para um exame especial de imagem agendado para as 15h de depois de amanhã, no Hospital Madre Teresa/Belo Horizonte. Sairei daqui, na manhã de depois de amanhã, para tal protocolo de saúde e condução dos Trabalhos contidos na Pauta Comemorativa dos Quatorze Anos de Instalação da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano — MesaMariano, como Presidente do mencionado Sodalício de Saberes e Sabedoria, no Auditório da Fundação Guimarães Rosa — FGR, às 8h30mim da sexta-feira, 23.2.2024.
Solicito a V. Sa. a atenção de apresentar ao digno Coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, sua Mãe Professora Marlene
Cunha Valadares e ao respeitável Major Raimundo Pinto da Cunha esta minha justificativa. Parabéns respeitosos à Memória do Sublime Comandante Cunha, como Almenara da Galeria de Comandantes do Sétimo de Lery Santos!Bom Despacho-MG, 21 de fevereiro de 2024.
João Bosco de Castro, Oficial Superior Veterano da PMMG e do Machado de Prata.”
Nossos cumprimentos aos comandantes e autoridades presentes e aos demais convidados e familiares e companheiros de jornada o Oficial Veterano homenageado. Somos gratos a todos pela distinção e manifestação de apreço ao camarada Professor e Oficial Veterano da Gloriosa Instituição Militar Estadual do Alferes Tiradentes!