pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

MINHA ANTEVÉSPERA DE 2023.

Muitas coisas em minha vida só passaram a ter sentido quando tive a oportunidade de sair das páginas dos livros e realmente viver a História, seus lugares, suas personagens, seus nomes, seus povos e, sobretudo, suas ideias. Não que os livros fossem incapazes de transmitir a ideia do que se apresentava a mim como o conjunto de informações de uma civilização, particularmente aquela afeta à minha origem, que é a História de Portugal.

Acumulei e continuo a acumular grande potencial de conhecimento por meio dos livros e, de forma exponencial, tenho expandido este conhecimento pelos sentidos relativos à visão e à audição, pois, lendo e ouvindo, vejo, percebo, entendo e, por fim, compreendo que tudo quanto se produz é fruto de um diálogo muito bem-estruturado entre o passado e o presente, habilmente descrito pelos argumentos daqueles que se propõem ao diálogo.

Sabedor de que o momento histórico é fruto da capacidade de transformação das ideias e da correta compreensão delas, sei também que o acúmulo de imagens é resultado das interações sinápticas em nosso cérebro, cujo sucesso na interpretação dos fatos, atos ou eventos decorre da habilidade e manifestação da verdade, principalmente quando se juntam saberes, ofícios, prazeres e compromisso com valores e virtudes.

Creio que muitos, e agora todos, sabem que minha origem como ser é a Cidade de Bom Despacho, no Estado de Minas Gerais, Brasil, e minha origem como família é a Cidade de Braga, em Portugal, onde fixei residência por quase sete anos. Braga, como origem de família, é um toponímico do qual provêm vários outros patronímicos e toponímicos existentes em Bom Despacho, dentre eles podemos citar: Rodrigues, Oliveira, Fidélis, Silva, Couto, Coutinho, Gontijo, Sousa e Rates.

Nesta viagem na qual se aglutinam informações e imagens, percebo e compreendo aquilo que me é possível entender e, de forma responsável, busco complementar o entendimento que leva à compreensão, por meio do diálogo com mentes capazes não só de me obrigar ao questionamento, mas, sobretudo, ao dobramento perante o conjunto de elementos probatórios e configurativos de minhas indagações.

Na Cidade de Bom Despacho, minha essência de ser, curvo-me perante o Espaço Camões, não apenas pelo conteúdo que nele se construiu, mas, e principalmente, por seu preceptor e não menos mecenas que gentilmente se dispõe a dialogar, sorrir, contemplar e rememorar sobre a Cultura e a História do Povo Lusitano. Seu idealizador e gestor é Profissional circunspecto a seu estilo de vida, comprometido com a única verdade existente e avesso à retórica desconstrutiva dos valores e das virtudes.

Ler e, muitas vezes, encontrar posições antagônicas é algo normal em nossa vida, mas, quando se trata da História, principalmente daquela em que se busca a compreensão de um nome, reservo-me o direito e obrigação de, ao menos, minimizar o potencial ofensivo de um erro e, quando isso acontece, socorro-me do preceptor do Espaço Camões, que, na figura do Professor João Bosco de Castro, Militar, Historiador e Profícuo Entendedor da Língua de Camões e da produção literária deste, tenho a certeza de encontrar aquilo para o qual me preparei: culturalmente viver minha antevéspera de 2023.

Fiz isso com a sensata revisão elaborada pelo preceptor do Espaço Camões: Oficina de Saberes, Letras e Artes – ECOSLA.

14 respostas

  1. Texto interessante que mostra uma faceta do nobre amigo e cidadão de dupla nacionalidade, que ama suas origens Bom Despacho e Braga.

    Parabéns!

  2. Meu caro amigo e companheiro de longas invernadas, Coronel Valter Braga do Carmo, a quem devo partes significativas das minhas memórias. Com certeza o respeito pelas origens, pelos amigos e pelas memórias é tudo quanto temos e somos. Através do espaço virtual PontoPM faço o possível para manifestar a minha gratidão a todos que contribuíram para a pessoa que me tornei. Muito obrigado pela atenção.

  3. Avatar geraldo luciano (rodrigues braga, pela avó paterna Isabel Rodrigues Braga). disse:

    Um abraço ao grande primo, amigo e escritor. Somos do mesmo clã, os Rodrigues de Braga. Um abraço e parabéns pelo texto simples e direto.

    1. Meu primo, irmão, amigo, companheiro e confidente na vida profissional, Coronel Geraldo Donizete Luciano, nas memórias que se iniciam em 31 de janeiro de 1983 e não cessam, manifesto o meu orgulho e amizade pela forma como sempre tratou a minha pessoa e os meus familiares. Tudo quanto o faço é em respeito às pessoas de significados importantes em minha vida e dentre elas a sua pessoa. O espaço virtual PontoPM é o veículo que eleva o respeito aos nossos antepassados. Muito obrigado pela manifestação de amizade e respeito aos meus escritos.

  4. Parabéns, Companheiro Major Carlos Alberto da Silva Santos Braga… Seu texto Minha Antevéspera de 2023 é preciosíssima joia, com a qual Você mima seus Berços Essenciais: a Cidade de Bom Despacho-MG/Brasil, sua Terra de Nascença, e a Cidade de Braga/Portugal, Capital do Minho, sua Terra Ancestral, e honra a mim e meu Espaço Camões: Oficina de Saberes, Letras e Artes — ECOSLA.
    Muito obrigado pela generosa atenção e fraterna gentileza!

    1. Senhor Coronel João Bosco de Castro muito obrigado. Qualquer palavra que se escreva não será suficiente para expressar o sentimento de pertencimento à minha Bom Despacho, ao seu povo e às suas personagens e muito menos à minha Braga, cidade e toponímico. A felicidade é minha, por usufruir do espaço virtual PontoPM e por ter a oportunidade de abordar o significado do Espaço Camões para a Cidade de Bom Despacho no Estado de Minas Gerais e, particularmente, para o meu crescimento cultural.

  5. Adorei o texto Minha Antevéspera do 2023 do amigo Major Carlos Alberto Da Silvs Braga,e também dos comentários entre CEL João Bosco De Castro dono do Espaço Camões:Oficina de Saberes, Letras e Artes, que eu tive o prazer de conhecer. Orgulhosa por ter amigos com tanta cultura e sabedoria e que divide conosco meros mortais. Parabéns e que Deus os abençoe poderosamente com longevidade e saúde em abundância

  6. Senhora Cássia Regina Fraga Firmino da Silva o meu muito obrigado pelas palavras alusivas à minha pessoa e, com certeza, a referência ao Senhor Coronel João Bosco de Castro é a pura verdade. Particularmente o que se manifesta ao meu favor é algo que exige de mim profunda responsabilidade pelos escritos e tenha a certeza que no espaço virtual PontoPM tudo o farei para expressar o mais puro conhecimento que brota do meu ser. Cumprimentos.

  7. Desejo tudo de melhor, texto magnífico, lamento não conhecer este tempo aurio de Bom Despacho, fico feliz pelo Sr. dessa experiência de 7 anos em Braga, que 2023 seja repleto de sucesso, saúde e paz Carlos Braga.

    1. Meu caro sobrinho Alexandre Magno de Miranda muito obrigado pelas suas palavras e, principalmente, pelos votos relativos ao novo ano que se inicia. Sou sabedor da sua sinceridade e quando fores a Bom Despacho dedique uma parte do seu tempo para conhecer o Espaço Camões e o seu preceptor. Muito obrigado pela presença no espaço virtual PontoPM.

  8. Belo texto. Bela antevespera de 2023. Acho que você é como eu, um cidadão do mundo a contemplar tudo de bom que nos rodeia, ainda que sua origem tenha sido Bom despacho e a minha, Juiz de Fora. Além de amigo, sou teu admirador!

    1. Meu caro Amigo Coronel Celton Godinho de Assis, bom-dia! Assim o somos e assim vivemos. Muito obrigado pela manifestação de apreço junto ao espaço virtual PontoPM. A admiração é recíproca.

  9. Meigamente escrevo: transposição, observando a imagem do rio q desce ao mar mas q em momentos seguintes tem suas margens invadidas pelas águas salgadas em pororocas cujo desenho se faz em idas e vindas nunca na mesma e anterior paisagem. Parabéns

  10. Meu caro Amigo Welinton Campos Bonifácio, meu colega de turma de 1987 na Academia de Polícia Militar, nobre Coronel da minha PMMG, a vida é assim e assim vivemos . Se descortinamos o saber encontraremos outras maravilhas e sentidos para a beleza que se apresenta frente aos nossos olhos. O espaço virtual PontoPM e o Espaço Camões são as manifestações de felicidade que invadem o meu ser. Muito obrigado pelas palavras. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a)

Carlos Alberto da Silva Santos Braga

Carlos Alberto da Silva Santos Braga

Major PM Carlos Alberto da Silva Santos Braga, natural de Bom Despacho - MG é Aspirante-a-Oficial da Turma de 1987. Ingressou na PMMG no ano de 1982, no Batalhão de Polícia de Choque, onde fez o Curso de Formação de Soldados PM. É Especialista em Trânsito pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. Durante o serviço ativo como Oficial na PMMG - 1988 a 2004 - participou de todos os processos estruturantes do Ensino, Pesquisa e Extensão. Nos anos de 1989 e 1990 participou da formação profissional da Polícia Militar do então Território Federal de Roraima durante o processo de efetivação da transformação em Estado. Foi professor da Secretaria Nacional de Segurança Pública nos Cursos Nacionais de Polícia Comunitária. A partir de 2005, na Reserva da PMMG, trabalhou como Vice-Diretor da Academia de Polícia Integrada de Roraima - Projeto da SENASP - foi Membro do Conselho Estadual de Trânsito de Roraima, Membro do Conselho Diretor da Fundação de Educação Superior de Roraima - Universidade do Estado de Roraima, Coordenador do Curso Superior de Segurança e Cidadania da Universidade do Estado de Roraima. Foi Superintendente Municipal de Trânsito de Boa Vista, Superintendente da Guarda Civil Municipal de Boa Vista, Assessor de Inteligência da Prefeitura Municipal de Boa Vista e professor nos diversos cursos daquela Prefeitura. Como reconhecimento aos serviços prestados ao Município de Boa Vista e ao Estado de Roraima foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Boa Vista - RR e com a Medalha do Mérito do Forte São Joaquim do Governo do Estado de Roraima. Com dupla nacionalidade - brasileira e portuguesa - no período de fevereiro de 2016 a outubro de 2022, residiu em Braga - Portugal onde desenvolveu projetos de estudos na área do Conhecimento. Acadêmico-Correspondente da Academia Maranhense de Ciências Letras e Artes Militares - AMCLAM.