Neste post, noticia-se que a posse de João Bosco na Academia de Bom-Despachense de Letras (ABDL) ocorrerá sexta-feira (21) “às dezenove horas no plenário da Câmara Municipal de Bom Despacho”. Do evento ora divulgado, destacam-se duas situações distintas. Na primeira, a equipe deste Pontopm ressalta a significativa homenagem ao Notável Acadêmico, um dos seus jornalistas responsáveis. Assim, com a posse de Acadêmico Efetivo da ABDL, João Bosco conquista e acrescenta mais esse triunfo à laureada carreira de Professor, Escritor e Oficial Superior Reformado da Polícia Militar de Minas Gerais.
Atualmente, com residência fixa em Bom Despacho, após união matrimonial com a Odontóloga Beatriz Campos de Paulo, João Bosco dedica-se nas atividades de ensino da Língua Portuguesa e nos afazeres dedicados à organização do “Espaço Camões”. Nos detalhes da foto, destacada abaixo, o Romancista enfatizou que aquele “Espaço Camões”:
ganhou vigor especial com a Mandala – feita por mim no melhor mogno!… – ornada com medalhões de alguns Escritores: Camões, Aristóteles, Horácio, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Henriqueta Lisboa, Castro Alves, Saul Alves Martins, Ari Brás Lopes, Felisbino Cassimiro Ribeiro, Jorge Amado, João Guimarães Rosa e João Bosco de Castro. Eis a tal Medalhona de Medalhas!…:
A outra situação distinguida, à posse de João Bosco na Academia de Bom-Despachense de Letras, ressalta aspectos importantes da foto de abertura desta postagem, composta pelas logos da ABDL e deste Pontopm. Na logo da Instituição respeitável, que homenageia nosso Jornalista, vê-se a representação artística de uma bica d’água e um quadro destacando o “Bibere In Principium“. A imagem foi encontrada numa postagem de 2 de agosto de 2012, da autoria de Ítalo Coutinho, conterrâneo e amigo da Rede do LinkedIN. Ítalo enfatizou naquela postagem o “Biebere in Principium – Beber na fonte, uma alusão à nossa Biquinha”.
Há, de fato, no centro da cidade — desde os tempos que Bom Despacho era arraial —, uma biquinha, de onde jorra água fresca e cristalina. Ouvi, igualmente, de minha querida e saudosa avó-paterna relatos sobre “Dona Mariquinha”, uma “famosa quitandeira do arraial e da vila de Nossa Senhora do Bom Despacho.”
Ainda, nos tempos atuais, prevalece o seguinte adágio popular: “Quem bebe da água da Biquinha e comeu do biscoito da Mariquinha sempre voltará a Bom Despacho.” Quanto ao biscoito, não sei se o Patafufo e Poeta João Bosco comeu, mas, da água da Biquinha, já bebeu certamente. Inclusive, além de regressar para residir em Bom Despacho, representa o município, na ACADEMIA MUNICIPALISTA DE LETRAS DE MINAS GERAIS. Naquela AMULMIG, ocupa, deste 16 de Setembro de 2017, a Cadeira Nº 329, cujo Patrono da honorável é o Poeta José d’Avó Gontijo.
Respostas de 3
Parabéns ao ínsigne poeta das terras de além-mar, dos altos montes que despontam a Cruz, cuja bandeira munícipe ostenta as cores da Lusa Terra, parabéns ao espaço virtual que permite, não apenas atualizar as informações da nossa Bom Despacho, mas sobretudo conhecer do sucesso dos nossos patrícios.
Para a ABDL a honra é sem par. Ter conosco pessoa se tal gabarito, só acrescenta ao grupo. Em nome dos demais acadêmicos dou boas vindas ao ilustre e honrado João Bosco de Castro.
Weverton Duarte Araújo.
Presidente da ABDL
Caro Presidente Weverton Duarte Araújo,
Muito obrigado, pela gentileza de seu destaque e manifestação de acolhimento do Jornalista João Bôsco de Castro, deste Pontopm, ao seio desse Notável Sodalício.