Durante uma fiscalização de polícia ostensiva ambiental, policiais militares brasilienses ambiental apreenderam pássaros que eram criados ilegalmente, numa “chácara às margens da BR-060.”
As ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública foram desenvolvidas pelos integrantes do Grupo de Operações do Cerrado, unidade o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
No portal da PMDF, há mais informações, sobre as aves silvestres apreendidas, na notícia transcrita em seguida:
Hoje (15) por volta de 9h30 policias militares do Batalhão Ambiental apreenderam 24 pássaros silvestres que eram criados de forma irregular um uma chácara às margens da BR-060.
Os policiais patrulhavam pela rodovia quando viram na varanda de uma casa dentro de uma chácara várias gaiolas com pássaros. Os policiais do Grupo de Operações do Cerrado mantiveram contato com o caseiro da propriedade que franqueou a entrada na chácara.
Logo foi verificado com o caseiro, dono dos animais, que os pássaros não tinham documentação necessária para serem criados e que ele usava armadilha do tipo alçapão para captura das aves. Ao todos foram apreendidos: dez canários da terra, dois papa capim, três azulões, um patativa , dois sábias do campo, dois trincas ferro, um galo de campina, um pintassilgo, um gaturano verdadeiro e um pássaro preto. O homem foi preso e encaminhado à delegacia.
GOC:sargento Arizomar e soldados Lucas Alves, Luiz Souza e Matheus Saraiva.
Fonte: PMDF.