pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

“21 DE ABRIL, DIA DO POLICIAL MILITAR, TIRADENTES E ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA”!

Neste 21 de Abril, os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) tiveram 3 motivos importantes de comemoração.

Prestaram, então, as homenagens ao Patrono — o “Alferes Tiradentes” —, aos policiais militares e à cidade de Brasília, que é sede da Capital da República Federativa do Brasil.

Leia, na íntegra, o destaque na nota publicada no portal da PMDF.

Hoje comemora-se o dia do policial militar, guardião da sociedade. A data comemorativa foi instituída em 1946, mediante o Decreto-lei nº 9.208, que considerou os patrióticos serviços prestados à segurança pública pelo Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
As ações do Alferes Tiradentes, cujo posto militar corresponderia atualmente ao de 2º Tenente, até mesmo anteriores aos fatos históricos que levaram à declaração de independência do Brasil, foram cuidadosamente consideradas para a decretação do patrono das polícias militares, pois como soldado da Lei e da Ordem, as suas ações deveriam constituir um paradigma para os que hoje exercem funções de defesa da segurança pública.
E seguindo o exemplo das ações patrióticas dos guardiões da sociedade, o primeiro policial militar a tornar-se presidente do Brasil, o Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, funda, em 21 de abril de 1960, a nova capital do país, Brasília, a Capital da Esperança.
Neste glorioso 21 de abril, a PMDF parabeniza todos os policiais militares, orgulhosos herdeiros do legado do Patrono Tiradentes, valentes guerreiros da paz e segurança, e parabeniza a sociedade brasiliense pelos 57 anos da nossa Capital de Todos os Brasileiros.

Fonte: PMDF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM