Em Governador Valadares, policiais militares mineiras participaram das atividades programadas para o “Outubro Rosa”
Uma postagem do Portal da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) informa que em Governador Valadares, policiais militares mineiras participaram das atividades programadas para o “Outubro Rosa”. Leia as informações publicadas no post e transcritas em seguida: Aproveitando o ensejo do mês da campanha “Outubro Rosa”, a Polícia Militar com o apoio de diversos órgãos e empresas regionais, promoveu na tarde de terça-feira (10), no auditório da Oitava Região Integrada de Segurança Pública (8ª RISP), um ciclo de palestras preventivas da campanha que teve como objetivo orientar as mulheres sobre o câncer de mama. Participaram do evento policiais militares femininas, funcionárias civis e contratadas da instituição e familiares. Na ocasião foram distribuídos folhetos contendo dicas de autoproteção, foi feito sorteios de brindes e maquiagens e ainda, realizadas massagens nas participantes. O evento contou com a presença da Banda de Música da 8ª Região da Polícia Militar. Fonte: PMMG.
Polícia Militar do Espírito Santo realiza solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais
No mês de março deste 2017, o Pontopm publicou o seguinte post: Instituto Superior de Ciências Policiais capixaba aperfeiçoará a 1ª turma, com 40 capitães Neste dia 11 de outubro de 2017, a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo publicou o seguinte post: Na manhã desta quarta-feira (11) aconteceu a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar do Espírito Santo. O evento foi no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da PMES (ISP), e contou com a participação de diversas autoridades militares e civis, bem como familiares dos formandos. Participaram da cerimônia o comandante-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, o subcomandante-geral, coronel Rogério Maciel Barcellos, e o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Márcio Celante Weolffel. Além desses militares, também compuseram a mesa de honra o coronel Daltro Antonio Ferrari Junior, secretário-chefe da Casa Militar; o coronel Eduardo Nunes, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa; o tenente-coronel Leonardo Vieira Celante, comandante da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo e a senhora Kettini Upp Calvi, paraninfa da turma. Em sua fala, o coronel Nylton destacou a importância do posicionamento institucional e das atitudes positivas como instrumento de mudança e evolução da corporação no que tange à organização e aplicabilidade dos cursos. Salientou ainda que implementará uma comissão avaliadora, com publicação em Boletim Geral, para desdobrar em ações práticas os trabalhos apresentados pelos alunos do CAO. O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais teve início no dia 20 de março deste ano, sendo a primeira turma a realizar o curso exclusivamente na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo. O ineditismo é uma conquista da corporação, uma vez que em períodos anteriores os cursos eram realizados em outras instituições. A propósito, o CAO passou a ser oferecido pela própria PMES como uma Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Policial Militar e Segurança Pública. Trinta e nove capitães da Polícia Militar participaram do curso e ao final da formatura receberam seus certificados de conclusão, com direito a homenagem e elogio aos três primeiros alunos que se destacaram nas atividades acadêmicas. O primeiro colocado recebeu sua premiação das mãos do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Ferrari, e também foi agraciado com cinco dias de dispensa-recompensa, publicado em Boletim Geral. Parabéns aos concluintes do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMES! Fonte: PMES.
“MOVIMENTE-SE PELO GUSTAVO”
O “Movimente-se pelo Gustavo” é uma campanha de apoio ao jovem Gustavo, filho de uma policial militar do Estado de São Paulo (PMESP). Leia mais informações no post publicado, no portal da PMESP, e transcrito a seguir: MOVIMENTE-SE PELO GUSTAVO Gustavo de 15 anos, filho da Cabo Denise, do 48º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, foi diagnosticado com uma doença rara e degenerativa (ATAXIA CEREBELAR) e vai precisar de tratamento pelo resto da vida. Para isto seus pais foram orientados a montar uma clínica fisioterapêutica em casa, mas os equipamentos e adaptações são caros e eles não têm condições financeiras de arcar com todos os custos. Para arrecadar fundo, no próximo domingo (15), haverá uma corrida com largada no Parque Ecológico Tietê, na cidade de São Paulo. Não perca tempo faça sua inscrição pelo site! https://movimentesepelogus.wixsite.com/movimentesepelogu Para ajudar ainda mais, foi criado o movimento #MovimenteSePeloGustavo. Acesse: https://www.facebook.com/profile.php… Fonte: PMESP.
Policiais militares femininos de Braço Norte, Santa Catarina, formarão Patrulha “Maria da Penha”
No portal da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, uma postagem informa que policiais militares femininos, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e que servem no município de Braço do Norte-SC, serão treinadas para atuar na “Patrulha Maria da Penha”. Essa nova modalidade da polícia ostensiva e preservação da ordem pública integrará o programa “Rede Catarina de Proteção à Mulher” lançado naquele Estado em junho deste ano. Leia mais informações no post publicado, no portal da PMSC, e transcrito em seguida: Para garantir mais segurança às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Polícia Militar de Braço do Norte formará a “Patrulha Maria da Penha”, uma guarnição composta por policiais militares femininas que, após passarem por instruções, farão trabalhos de prevenção e fiscalização como forma de proteger as mulheres. A ação faz parte da “Rede Catarina de Proteção à Mulher”. O programa foi lançado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) no mês de junho deste ano. A partir de então, o programa foi implantado em várias cidades do Estado, com o intuito de reduzir ocorrências através da fiscalização das medidas protetivas e da atenção constante às mulheres em situação de vulnerabilidade. Conforme estatísticas, entre 6 de outubro de 2016 a 5 de outubro de 2017, foram registrados 108 casos de violência doméstica em Braço do Norte. Para o comandante da Guarnição Especial de Braço do Norte (GEBN), major Marcos Aurélio Ramm, “os números são bastante altos e busca-se com a implantação do projeto uma redução significativa dessas ocorrências”. O trabalho funcionará de forma integrada com o Poder Judiciário, isto é, as medidas protetivas serão encaminhadas à Polícia Militar, que entrará em contato com a mulher vítima da violência. Em seguida,a guarnição fará visitas surpresas à mulher, para verificar se o agressor está cumprindo a medida. Caso for realizada qualquer ameaça contra a mulher, ou se o homem desrespeitar a ordem judicial, um boletim de ocorrência será confeccionado. O lançamento oficial do programa acontecerá no próximo dia 19 de outubro, entretanto, as visitas já começaram a ser realizadas na última semana pelas guarnições dos municípios de Braço do Norte e São Ludgero. A “Patrulha Maria da Penha” é uma estratégia, dentre tantas outras implantadas pela Polícia Militar, com o objetivo de preservar a ordem pública. Fonte:PMSC
Seja corajosa: não deixe o mal vencer o bem!
Numa postagem do FaceBook da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) encontra-se o vídeo destacado acima e seguinte chamada: Participe você também, junto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, desse movimento Mundial pela Prevenção Contra o Câncer de Mama. Conte-nos sua experiência e ajude milhares de mulheres a ganhar força e a superar esse mal! A prevenção é um caminho! Juntos podemos vencer! Releva salientar a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia: Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos. Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. Vamos, todos, participar? Fonte: PMESP e SBM.
Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia recebe Medalha Coronel Fontoura
Uma postagem no portal da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) informa que o Coronel Anselmo Brandão, comandante-geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, foi agraciado, na última sexta-feira (6), com a Medalha Coronel Fontoura, “concedida a personalidades civis e militares que tenham prestado notáveis serviços a PMPA, de forma a contribuir para seu desenvolvimento e prestígio, no âmbito nacional e estadual.” No post, há, também, o agradecimento do Coronel Anselmo Brandão, com a seguinte declaração: “Recebi com muita satisfação e essa medalha tem um valor simbólico muito forte. Primeiro pelos laços que nós temos com a Polícia Militar do Pará, que começou com a formação dos oficiais que tiveram a oportunidade de serem formados pelo banco escolar do nosso estado. Hoje recebo essa comenda e a levo comigo para a Bahia e para todos os 32 mil policiais. Minha vinda aqui é para coroar e alimentar essa união”. Fonte: PMPA.
Policiais militares goianos asseguram a tranquilidade pública em Aparecida de Goiânia-GO
Em várias ocorrências, policiais militares goianos cumpriram a missão de exercer as atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, a fim de assegurar tranquilidade aos cidadãos e comunidades, em Aparecida de Goiás. Desse modo, prenderam suspeitos, recuperaram veículos roubados e apreenderam armas de fogo, encaminhando os presos e os materiais apreendidos à Delegacia de Polícia, para as ações de polícia judiciária subsequentes. Leia mais informações no post publicado, no portal da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), e estão transcrito abaixo: Na noite de ontem, dia 9, a equipe do CPE de Aparecida de Goiânia (43ª CIPM), realizava patrulhamento pela Avenida Rio Verde quando avistou um homem em atitude suspeita conduzindo uma moto Honda/Biz de cor vermelha. Os policiais deram sinal de parada, porém o condutor não obedeceu e a equipe do CPE iniciou um acompanhamento e conseguiu abordar o suspeito. Após abordagem, foi constatado que a placa não condizia com o chassi da moto, sendo que a verdadeira placa da moto constava que era produto de furto/roubo. Diante dos fatos, o homem foi conduzido para a Central de Flagrantes de Goiânia e autuado por receptação. No mesmo dia, outra equipe do CPE de Aparecida recebeu informações do serviço de inteligência do Comando de Policiamento da Capital, sobre um homem que estaria praticando receptação em um lugar de locação de veículos. Os militares deslocaram até o local indicado no Setor Independência Mansões e lá encontraram um homem com um veículo que, segundo ele, havia trocado em outro veículo e indicou o homem que fez a negociação. O responsável pelo negócio foi localizado e todos foram levados ao 1º DP de Aparecida, local onde ficou constatado que o documento dos veículos eram falsos e a autoridade policial autuou o homem em flagrante pelo crime de receptação. Já por volta das 23h de ontem, dia 9, a equipe do CPE realizava patrulhamento tático pelo centro de Aparecida de Goiânia quando visualizou uma motocicleta que transitava em alta velocidade com dois indivíduos em atitude suspeita. Após a abordagem e busca pessoal, foi encontrado um revólver cal.22 na cintura de um dos abordados. Diante dos fatos conduzimos os envolvidos e o veículo ate o 1°DP de Aparecida de Goiânia. PMGO: você pode confiar! ( Fonte: PMGO
Policiais brasilienses do II Comando de Policiamento Regional Oeste comemoram o Dia das Crianças com concurso, palestra e stands
A comemoração ao Dia das Crianças, desenvolvida pelos policiais brasilienses do II Comando de Policiamento Regional Oeste, teve palestra, um concurso de redação e stands com equipamentos militares: escudos, algemas, colete refletivo entre outros. A palestra “valor e importância da corporação para sociedade” foi ministrada por um policial e teve grande êxito entre os pequenos. A Polícia Miltar do Distrito Federal (PMDF) foi o tema do concurso de redação. Foram muitos participantes e os vinte classificados receberam como prêmio um passeio com os policiais Militares. Leia as informações da postagem publicada no portal da PMDF e transcrita em seguida: Com objetivo de celebrar o Dia das Crianças, o II Comando de Policiamento Regional Oeste (II CPRO) organizou palestra, Stand e um concurso de redação para as crianças da Escola Classe 66 do Setor Habitacional Sol Nascente. A palestra consistiu na conclusão da primeira etapa do concurso de redação. O concurso foi desenvolvido para as crianças do 4º e 5º anos, que têm em média de 9 a 13 anos de idade. Cerca de 400 alunos participaram escrevendo uma redação sobre a Polícia Militar do Distrito Federal e como prêmio, foram selecionadas as 20 melhores redações para um dia de passeio com os Policiais Militares na semana do Dia das Crianças. Foi ministrada pelo cabo Mário Wilson palestra lúdica sobre o valor e importância da corporação para sociedade. A palestra teve uma ótima aceitatividade dos pequenos participantes, prova disso foi o entusiasmo das crianças ao ficarem em forma e prestarem continência. Já na exposição, foram apresentados colete refletivo, detector de metais, algemas, escudo, tonfa (cassetete), exoesqueleto (equipamento de individual utilizado no controle de massa), gás (devidamente travado). Estiveram presentes o Grupo Tático Motociclístico (GTM), Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM) e o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), que fizeram a alegria da garotada. A palestra e exposição foram realizadas nos turnos matutino e vespertino e todos os alunos da escola participaram. Muitos deles declararam ter a intenção de tornarem-se policiais militares no futuro. Nesta tarde (10), os autores das 20 melhores redações fizeram uma visita ao Quartel da PMDF e foram recebidos pelo comandante-geral, coronel Marco Antônio Nunes. O coronel agradeceu a presença das crianças e enfatizou a importância do papel do policial militar na sociedade e destacou a possibilidade desta ação tornar-se um projeto social da PMDF, “O II CPRO sempre têm essas iniciativas. A PM já tem 56 projetos sociais. Esse foi tão bonito e já pensei em transformá-lo numa ação institucional da Polícia. Isso é muito importante, é segurança e prevenção primária”. O coronel também deixou um recado pessoal aos garotos “Sejam bons alunos e bons filhos. Ajudem seus pais em casa e continuem estudando para, quem sabe, um dia tornarem-se policiais militares e ajudar na segurança da sua cidade”. Ao final, as crianças receberam um lanche e lembrancinhas. A policial do 10o Batalhão de Polícia Militar, Ana Flávia Cabral, atua há três anos no II CPRO. Ela e outros policiais da subseção de comunicação do comando são os organizadores dessa ação. A policial contou como foi a experiência e mostrou-se muito satisfeita com o resultado. “Nós sempre procuramos inovar as atividades e sempre fazer um trabalho comunitário no Sol Nascente, pois é uma região que precisa dessa assistência. É extremamente importante apresentar a PM às crianças, porque talvez elas só tenham a visão que a sociedade passa, do que ouvem dentro de casa ou da mídia. É muito diferente ter um contato direto com a polícia militar e tudo foi superpositivo, porque nas próprias redações, várias crianças citaram que estavam muito felizes com a presença da PM na escola e que eles gostaram muito. Assim a gente acaba percebendo como foi valoroso o nosso trabalho”. O concurso foi apresentado dia 15 de setembro com a palestra e a amostra do stand na Escola Classe 66 do Setor Habitacional Sol Nascente. Desde então, as crianças desenvolveram a redação e hoje (10) está sendo finalizado o concurso. Os três melhores vão receber uma bicicleta, cada um, como premiação. Fonte:PMDF.