PMs Mortos e Ferido no Estado da Bahia
A foto ora destacada foi o local do crime de homicídio praticado covardemente contra o Sargento PM Aldo Carvalho dos Santos. Com a morte desse valoroso profissional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, segundo o Portal G1 – Bahia e o Correio 24 horas , na última quarta-feira (18), foram assassinados três policiais militares baianos e um ficou ferido, nas cidades de Salvador de Lauro de Freitas. PM Mortos Soldado PM Jailson César dos Santos Mendes, de 43 anos, 53ª CIPM, no dia 13 de janeiro. Soldado PM Urivelton de Jesus Santana, de 31 anos, 52ª CIPM, no dia 15 de janeiro. Sargento PM Aldo Carvalho dos Santos, 46 anos, 13ª CIPM, no dia 17 de janeiro. PM Ferido Soldado PM Carlos Ademir Oliveira, 45 anos, 52ª CIPM, no dia 15 de Janeiro.
Protegido: Como elaborar um estudo de situação – gestão de pessoas
Não há resumo por ser um post protegido.
Estresse na Atividade de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública
O artigo avaliação de estresse em policiais militares, da autoria de Marilda Aparecida Dantas; Denilza Vitar Cantarino Brito; Pâmela Batista Rodrigues e Tiago Silvério Maciente contém informações valiosas para os gestores de profissionais da polícia ostensiva e preservação da ordem pública. No artigo que relata os resultados da pesquisa realizada pelos autores, contém o seguinte resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de estresse em policiais militares. Para isso, utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Foram sujeitos 38 policiais militares, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que estão em atividade, de uma unidade do batalhão no sul de Minas Gerais. Destes, 45% apresentaram estresse em algum nível, com predominância da fase de resistência. Em relação ao gênero, constatou-se que policiais militares do sexo feminino apresentaram mais estresse. Quanto à função, observou-se estresse em policiais da área administrativa. Segundo a idade, o estresse foi identificado com maior concentração entre 25 e 41 anos. Esses profissionais necessitam de maior atenção quanto ao aspecto psicológico, visto que o índice de estresse observado neles foi elevado. Os dados indicam que todos os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública estão sujeitos ao estresse, independente do local — seja nos aquartelamentos ou nas ruas —, ou da atividade — administrativa ou operacional — desenvolvida. Observa-se, também, que os profissionais — entre 25 e 41 anos e mais propensos ao estresse — integrantes das categorias de maior potencial, físico e maturidade profissional etc., de empregabilidade funcional. Outra preocupação para os gestores da polícia ostensiva e preservação da ordem pública é o alerta destacado no artigo, indicando que: Segundo o Conselho Federal de Psicologia (2009), a população de policiais civis e militares faz uso de tranquilizantes diária ou semanalmente, um número quase seis vezes maior que a média da população nacional. Destaca-se o cuidado que todos devem ter com a saúde, cabendo principalmente ao gestores citados anteriormente e aos responsáveis técnicos (médicos, enfermeiros, terapeutas etc.) pela higidez funcional dos respectivos profissionais sob os seus cuidados. Assim, nunca é demais lembrar as orientações da Drª Nathércia Abrão, ao destacar, em: Qualidade de Vida no Trabalho, os aspectos observados no conceito de saúde funcional. Mas, é possível prevenir o estresse. Os autores destacaram a alimentação, relaxamento e atividades físicas, outrora praticadas pelos profissionais que antecederam os sujeitos considerados na pesquisa em questão. Nos dias atuais, os profissionais que se empenham para alcançarmos melhor qualidade de vida não se cansam de nos alertar sobre os cuidados alimentar e prática de uma atividade desportiva. Fica, pois, o alerta: prevenir o estresse é preciso!
2 Dicas para iniciar o estudo de Filosofia
Eis algumas preciosas dicas do Professor de Filosofia Clóvis de Barros Filho(*). Trata-se de um profissional que conhece realmente, sabe filosofar e ensinar a Filosofia, com igual maestria. Conforme exposto no vídeo ora destacado, aprende-se, com o notável Mestre, que o iniciante do estudo da Filosofia deve observar duas dicas elementares: ler os quatro livros que favorecem a iniciação e capacitar-se para um estudo mais aprofundado. Então, na primeira dica, sugere-se a um iniciante a leitura dos seguintes quatro livros: Convite à Filosofia, de Marilena Chauí; O Mundo de Sofia, de Jostein Gaader; Aprender a Viver, de Luc Ferry; A Felicidade, Desesperadamente, de André Comte-Sponville; Na dica final, ressalte-se o alerta do Professor, ao concluir o vídeo, ao destacar que o estudo da Filosofia, “nua e crua”, só é recomendável pra quem é iniciado”. Por isso, não é aconselhável, à uma pessoa iniciante e sem uma formação adequada, a leitura de um dos clássicos da Filosofia, pois, vai provavelmente se entristecer. Ficam, portanto, as dicas de quem conhece, sabe fazer e sabe ensinar. (*) Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1985), Mestre em Science Politique pela Universite de Paris II, Doutor em Direito pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2007). Consultor e Conferencista do Espaço Ética.
PMs mortos e Feridos no Estado do Rio de Janeiro
Nos 15 primeiros dias deste 2017, foram registrados as perdas de 11 policiais militares, segundo a reportagem mostrada no Bom Dia Rio desta segunda-feira, 16 de janeiro de 2017. Veja a listagem dos policiais militares mortos e ferido: PM Mortos Soldado PM André William Barbosa de Oliveira, de 32 anos, 3º BPM (Méier), 1º de janeiro. Soldado PM Antônio Carlos Paiva Nunes, de 34 anos, Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Andaraí, 2 de janeiro. Sargento PM Reformado Francisco Assis de Aguiar, 2 de janeiro. Cabo PM Cleiton William Santos de Freitas,15º BPM, 2 de janeiro. Soldado PM Jefferson Cruz Pedra, de 37 anos, do 18º BPM, 4 de janeiro. Soldado PM Marcelo Abdalla Neder, 5 de janeiro. Subtenente PM reformado Cássio Ferreira, 7 de janeiro. Daniel Cavalcante da Silva, de 26 anos, Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Tabajara, Copacabana, dia 10 de janeiro. Sandro Mendes Lyra, de 36 anos, Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Mandela, 12 de janeiro. 2º Sargento PM Fábio Magalhães Teixeira, de 54 anos, 14º BPM (Bangu), 14 de janeiro. 2º Sargento PM Cristiano da Anunciação Macedo, 15º BPM (Duque de Caxias), 15 de janeiro. PM Ferido Subtenente PM Reformado Valteir Lima Teixeira, 2 de janeiro. Fontes: Bom Dia Rio, G1, EXTRA e O DIA.
Direitos autorais: eu apoio!
E você, apoia os direitos autorais? Há quem diga que a lei é o parâmetro de atuação do profissional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. Então, a questão proposta é meio fora de propósito. Ao profissional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública., resta conhecer o teor da Lei dos Direitos Autorais e concorrer sempre que for possível para a sua aplicabilidade. Neste portal Pontopm faremos todo o possível para que seja observado o direito autoral. Nosso entendimento direciona-se no sentido de proteger todo autor que, de acordo com o art. 11 da lei citada, é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica.
Policiais Militares Goianos – Ação Cívico Social
Conforme noticiado por Salomão Prado, a última segunda-feira (16) seria mais um dia de rotina na vida vida simples de Dona Zilda Pereira, uma catadora de material reciclável, e seu netinho, moradores na cidade de Rio Verde. Vítima da realidade perversa que assolam tantas famílias brasileiras, e em situação de risco social, a criança, acompa e sua avó, na lida diária, protagonizam cenas cruéis retratadas mundo afora. Mas, conforme relatado, naquele dia, a avó e o neto, conheceram os soldados Aires e Denilton, profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, na comunidade rio-verdense. Sentiram-se, certamente, por uns instantes, o verdadeiro sentido da proteção e da presença amiga. Os pms se comoveram, durante o patrulhamento preventivo, quando presenciaram a alegria do garoto após encontrara uma mochila suja e rasgada, no meio do lixão. A felicidade o menino foi manifestada pela certeza de que poderia estudar, pois havia conseguido uma mochila. Posteriormente, os policiais militares decidiram ajudar o garoto e obtiveram o apoio de Admilson Gomes, numa papelaria daquela localidade. Daquele estabelecimento comercial, por decisão de seu gerente, o garotinho recebeu diversos materiais escolares, caracterizados com as cores e imagens dos super-heróis de toda garotada da sua idade. Outros estabelecimentos rio-verdense teriam apoiado a ação dos policiais militares. Dona Zilda Pereira e o netinho Gabriel ficaram agradecidos pelo gesto de Aires e Denilton que demonstraram boas práticas do verdadeiro papel da polícia ostensiva e preservação da ordem pública, extendido à proteção comunitária. São lições que devem ser divulgadas, o que foi feito por várias mídias, inclusive o Portal G1 de Goiás, enaltecendo a atitude dos Soldados PM Aires e Denilson da Polícia Militar do Estado de Goiás. A Equipe do Pontopm cumprimenta os Soldados PM Aires e Denilson, destacando-os como valorosos guardiães rio-verdense e desejando-lhes muitos sucessos profissionais.
Contabilidade
Primeiro Batalhão de Polícia Militar de(o)…
Há espaços suficientes para você divulgar sua Unidade de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Você pode utilizar um ou mais posts para compartilhar com as pessoas interessadas em conhecer e estudar as questões relacionadas ao desempenho das unidades policiais militares. Estejas certo de que o propósito do Pontopm é, antes de qualquer situação, proteger a imagem e se posicionar contrariamente a qualquer agressão injusta feita a Unidade de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
Mercado Globalizado em movimentação
Veja o comércio global se movimentando em um mapa interativo é o título de uma reportagem de João Pedro Caleiro, publicada na Revista Exame.com, no dia 8 de janeiro de 2017. O autor chama a atenção para o mapa destacado na figura, onde se vê a ilustração do movimento econômico financeiro de US$ 15,6 trilhões, em 2015. É ressaltado o destaque dado à Alemanha, China e Estados Unidos, ícones da economia mundial, “de acordo com dados das Nações Unidas”. João Pedro destaca a utilização de mapas iguais ao que é apresentado no vídeo e explica: Para deixar compreensível um fluxo dessa magnitude, uma boa ferramenta são os mapas interativos . Em abril do ano passado, um deles foi desenvolvido pelo Instituto de Energia da University College de Londres com base na movimentação de navios em 2012. Agora, foi a vez de Max Galka, um empreendedor de Nova York especialista em visualização de dados, fazer um mapa próprio do comércio global com a ferramenta Blueshift. Cada ponto representa 1 bilhão de dólares, e cada cor um tipo de produto: azul para comida, vegetais e animais, verde para setor químico e mineral, rosa para plásticos, roxo para roupas e acessórios, cinza para produtos de papel ou madeira, amarelo para pedra, vidro e metal, laranja para máquinas e equipamentos elétricos, vermelho para produtos de transporte e marrom para os outros. O que fica claro à primeira vista é a importância de três países específicos para o fluxo global: Estados Unidos, China e Alemanha. Os dois primeiros podem estar prestes a entrar em um conflito justamente nessa seara, considerando a retórica de campanha e as indicações de Donald Trump. Ele nomeou Peter Navarro, economista com longo histórico de críticas à China, para comandar um novo Conselho Nacional de Comércio da Casa Branca. Além das informações ora compartilhadas, João Pedro cuidou de esclarecer — conforme o vídeo apresentado em seguida — como é desenvolvida a movimentação do mercado financeiro destacado na reportagem. Animação do mercado econômico financeiro mundial Você poderá curtir ou comentar a respeito, dando-se os créditos à reportagem de João Pedro da Exame.com.