pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

2 Dicas para iniciar o estudo de Filosofia

Eis algumas preciosas dicas do Professor de Filosofia Clóvis de Barros Filho(*).

Trata-se de um profissional que conhece realmente, sabe filosofar e ensinar a Filosofia, com igual maestria.

Conforme exposto no vídeo ora destacado, aprende-se, com o notável Mestre, que o iniciante do estudo da Filosofia deve observar duas dicas elementares: ler os quatro livros que favorecem a iniciação e capacitar-se para um estudo mais aprofundado.

Então, na primeira dica, sugere-se a um iniciante a leitura dos seguintes quatro livros:

Na dica final, ressalte-se o alerta do Professor, ao concluir o vídeo, ao destacar que o estudo da Filosofia, “nua e crua”, só é recomendável pra quem é iniciado”. Por isso, não é aconselhável, à uma pessoa iniciante e sem uma formação adequada, a leitura de um dos clássicos da Filosofia, pois, vai provavelmente se entristecer.

Ficam, portanto, as dicas de quem conhece, sabe fazer e sabe ensinar.

 

 

(*) Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1985), Mestre em Science Politique pela Universite de Paris II, Doutor em Direito pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2007). Consultor e Conferencista do Espaço Ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Isaac de Souza

Isaac de Souza

(1949 _ _ _ _) É Mineiro de Bom Despacho. Iniciou a carreira na PMMG, em 1968, após matricular-se, como recruta, no Curso de Formação de Policial, no Batalhão Escola. Serviu no Contingente do Quartel-General – CQG, antes de matricular-se, em 1970, e concluir o Curso de Formação de Oficiais – CFO, em 1973. Concluiu, também, na Academia Militar do Prado Mineiro – AMPM, os Cursos de Instrutor de Educação Física – CIEF, em 1975; Informática para Oficiais – CIO, em 1988; Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, em 1989, e Superior de Polícia – CSP, em 1992. Serviu no Batalhão de RadioPatrulha (atual 16º BPM), 1º Batalhão de Polícia Militar, Colégio Tiradentes, 14º Batalhão de Polícia Militar, Diretoria de Finanças e na Seção Estratégica de Planejamento do Ensino e Operações Policial-Militares – PM3. Como oficial superior da PMMG, integrou o Comando que reinstalou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, onde foi o Chefe da Divisão de Ensino de 92 a 93. Posteriormente secretariou e chefiou o Gabinete do Comandante-Geral - GCG, de 1993 a 1995, e a PM3, até 1996. No posto de Coronel, foi Subchefe do Estado-Maior da PMMG e dirigiu, cumulativamente, a Diretoria de Meio Ambiente – DMA. No ano de 1998, após completar 30 anos de serviços na carreira policial-militar, tornou-se um Coronel Veterano. Realizou, em 2003-2004, o MBA de Gestão Estratégica e Marketing, e de 2009-2011, cursou o Mestrado em Administração, na Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC. É Fundador do Grupo MindBR - Marketing, Inteligência e Negócios Digitais - Proprietário do Ponto PM.