pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

1ª turma de oficiais femininos da Brigada Militar do Rio Grande do Sul comemora o 30º aniversário de formatura

As 2.605 mulheres profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública comemoram, nesta data, mais uma data significativa na história da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS): O 30º aniversário de formatura da primeira turma de oficiais femininos.

No portal da BMRS, encontra-se uma publicação sobre o evento, informando alguns detalhes sobre sobre o efetivo feminino da Instituição Militar Estadual. Nota-se que, ao longo das três dezenas passadas foram muitos desafios e muitas vitórias para as mulheres que decidiram servir na proteção das pessoas, de suas comunidades e da sociedade gaúcha.

Leia mais informações, na notícia publicada, no portal da BMRS, e transcrita a seguir:

Há 30 anos, a Brigada Militar formou a primeira turma de oficiais femininas. O dia 24 de julho de 1987, representa um marco na história da polícia militar feminina gaúcha. Treinadas para serem fortes e corajosas, em situações adversas, as policiais militares continuam ampliando seus horizontes e buscando especializações.

Janete, Carmem, Sílvia, Silvana, Ana, Bianca e Cristine desafiaram a história e começaram a mudar o destino da Brigada Militar, ingressando na primeira turma de oficiais feminina da academia. A promoção das quatro primeiras tenentes-coronéis ocorreu em 2011.

Desde lá, elas conquistaram espaço e já somam um efetivo de 101 oficiais femininas no Rio Grande do Sul, trazendo sensibilidade ao trabalho da instituição, que conta com um efetivo total de 2.605 mulheres. Começaram atuando em escolas, eventos e no trânsito, depois ganharam igualdade e puderam desempenhar as mesmas funções masculinas com atuações em Batalhões de Operações Especiais, Unidades e outras seções da BM.

Segundo a comandante interina do Comando de Órgãos Especiais (COE), tenente-coronel Ana Maria Haas, “esse período serviu para fortalecer a figura da mulher na BM”. “As resistências foram vencidas e a figura da mulher está presente em todas as áreas”, concluiu.

Fonte: BMRS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a)

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM