No período de 5 a 7 de abril, alguns peritos da polícia japonesa visitaram a Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS).
Dentre os propósitos da visita daqueles policiais orientais, constava também o conhecimento das ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública desenvolvidas pela BMRS, nas comunidades gaúchas. No Japão, pratica-se as ações de polícia comunitária.
No portal da BMRS, consta ainda que:
As visitas fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Brasil e o Japão, com a finalidade de desenvolver políticas de gestão e multiplicação da filosofia de Polícia Comunitária. Os peritos Isami Ohashi e Taro Matsunaga, vão realizar visitas técnicas em cidades da Serra e Vale do Rio dos Sinos.
O roteiro pelo Estado iniciou nesta quarta-feira (5), em Porto Alegre. Na ocasião, os peritos foram recepcionados pelo Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Julio César Rocha.
Acompanhados de oficiais da corporação, a comitiva segue o roteiro de vistas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Novo Hamburgo.
Fonte: BMRS.