pontopm

Inovar processos e serviços é uma constante, na Polícia Militar de Santa Catarina!

Na busca de modernizar a comunicação via rádio dos órgãos estaduais de segurança, foi apresentado
Na tarde da última quinta-feira (6), na Sala de Reunião do Conselho Estratégico do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública daquela Instituição Militar Estadual e comprometidos com a inovação tecnológica dos serviços e processos policiais militares.

Estiveram presentes, o coronel Giovanni Cardoso Pacheco — chefe do Estado-Maior-Geral — e do coronel Rogério Vonk — chefe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DPI) — e de outros representantes dos principais órgãos que compõe a Secretaria de Segurança Pública no Estado (SSP)e da Polícia Rodoviária Federal.

No evento programado, aconteceu uma apresentação do Projeto de Radiocomunicação Digital. Trata-se de um sistema utilizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em implantação em todo o país, atualmente compartilhado entre a SSP/SC/PRF, com perspectivas de ampliação para outros órgãos da segurança pública.

Outras informações sobre as atividades daquela ocasião, estão assim publicadas no portal da PMSC:

Conforme o gerente técnico do projeto da PRF, Tiago Andrade, o programa é 100% digital e tem como principal característica a segurança na comunicação à distância, em tempo real. “Nossa premissa está pautada em três pilares: cobertura, disponibilidade e sigilo da informação”, destacou. O agente também salientou que, atualmente o sistema que vem sendo implantado, em todos os estados de fronteira brasileira, possibilita a integração com os demais órgãos, o que facilita a comunicação e o tempo-resposta em ações conjuntas. “Nossa intenção seria criar uma rede nacional de Segurança Pública, totalmente integrada”, explicou o agente Alberto Raposo, que também coordena o projeto junto à PRF.

De acordo com o chefe da Divisão de Radiocomunicação da Diretoria de Tecnologia da Informação da PMSC, major Woldemar Deocleciano Medeiro Klaes, que coordena o projeto na PMSC, a idéia só vem de encontro às atuais necessidades da corporação, que ainda sofre com graves deficiências na cobertura do sinal e também com o sigilo das informações transmitidas. “Atualmente, a comunicação é feita de forma tradicional, por meio do sistema analógico, da década de 70, que ainda utiliza o sinal por onda de rádio. A partir desse sistema novo, a comunicação vai ser totalmente digital, que é semelhante à tecnologia de celular. O que acaba acelerando mais o processo, a qualidade da comunicação e melhora o alcance, já que será possível ter uma cobertura muito superior “, afirmou o major.

Em sua explanação, o oficial destacou pormenores bem como as principais vantagens da implementação, diante da apresentação de números e dados que justificam os benefícios primários e secundários do novo formato. “O sistema trunking digital TETRA, tem sido utilizado, principalmente na Europa, com bastante sucesso, aliando confiabilidade e eficiência nas transmissões de comunicação”, apontou. “Aproveito também para fazer um agradecimento especial aos professores Rubem Toledo Bergan e Ramom Martins, da área de Engenharia de Telecomunicações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), não só pelos apontamentos como também por todo o apoio prestado na elaboração do nosso projeto”, agradeceu.

O chefe do EMG da PMSC, coronel Pacheco, ressaltou a importância de haver uma única tecnologia de comunicação entre as instituições. “Ninguém faz segurança pública sozinho. E este projeto vem de encontro a esse pensamento”, apontou o coronel. Destacou ainda que a reunião teve como objetivo apresentar a relevância do projeto, bem como elencar as principais vantagens, além de servir como ponto de partida para a elaboração de um termo de cooperação com a PRF, de maneira a repassar à SSP, por meio da sua Diretoria de Planejamento e Avaliação (DIPA), sobre a necessidade de se viabilizar esta importante tecnologia, que irá atender as demandas não somente da Polícia Militar, como também da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto Geral de Perícia (IGP) e do Departamento de Administração Prisional (Deap). “É necessário mostrar que o projeto existe e que é possível e vantajoso executá-lo”, completou o coronel Pacheco.

A intenção é que para o final deste ano a tecnologia já esteja disponível à Polícia Militar.“Nossa intenção é que em dezembro deste ano já estejamos operando com o novo formato digital, pelo menos na Grande Florianópolis”, pontuou o chefe da DTI da PMSC, coronel Vonk. “Estamos juntando forças. A assinatura deste acordo de cooperação vai resolver de uma vez por todas a problemática da comunicação policial via rádio, comemorou.

Fonte: PMSC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM