pontopm

Universitários sergipanos aprendem, com o Sargento Denival , técnicas não-letais!

Foi divulgado, no portal da Polícia Militar do Sergipe, uma atuação do Sargento Pm Denival Souza — profissional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública — daquela Instituição Militar Estadual.

Convidado para participar da Semana de Extensão Universitária 2017 (Semex/2017), promovida pela Universidade Tiradentes (Unit), localizada no bairro Farolândia, o militar, na última terça-feira (21) “realizou o ‘Curso Teórico e Demonstrativo de Técnicas Não-Letais da Atuação Policial Sob o Viés de uma Cultura em Defesa dos Direitos Fundamentais dos Cidadãos’”, com duração de quatro horas, “nos períodos vespertino e noturno”.

Na notícia postada, verificam-se, ainda, as seguintes informações:

O sargento Denival focou a discussão na abordagem policial, no sentido de deixar conhecida a grade curricular do Curso de Formação de Soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Estado de Sergipe (CFSd/CFAP), no qual é instrutor e desenvolve competências cognitivas, operacionais e atitudinais nos policiais, com uso racional da força nas abordagens.

Na condição de ex-aluno em nível de graduação e pós-graduação na área de Direito, o sargento Denival Souza foi convidado a ministrar tal curso por conta da temática, que há similaridade com um de seus artigos produzidos (Formação do Policial Militar em Cenários Democráticos). Neste sentido, enfatizou as habilidades técnico-operativas e respectivas fundamentações legais de âmbito nacional e internacional, que prima em favor de uma atuação qualificada sob o viés de tutela dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Na oportunidade, houve explanação de conteúdos jurídicos pertinentes ao tema e demonstrações práticas de técnicas não-letais, além da exposição de tecnologias não-letais, como spark, granadas de efeito moral, spray de pimenta etc.

O tema do minicurso entusiasmou a todos os participantes, causando muitos debates e trouxe a possibilidade de mostrar as técnicas de trabalho da PMSE. De acordo com o aluno Vaniedson, a discussão contribuiu para desconstruir uma visão negativa que muitos têm da Polícia Militar, sobretudo, com relação ao nível de qualificação de seus agentes.

Fonte: PMSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM