Uma postagem do portal da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) informa que os profissionais mineiros de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, e responsáveis pelas atividades de polícia ostensiva ambiental do município de Sete Lagoas-MG, atuaram na “Operação Sete Lagoas Livre de Gaiolas”.
A ocorrência policial militar
No último domingo (21) foi realizado, em em Sete Lagoas, “um Torneio de Canto de Pássaros […] no Ginásio Farnetti” uma unidade educacional daquele município.
Consequentemente, programou-se uma operação conjunta, denominada “Operação Sete Lagoas Livre de Gaiolas”, que contaria com a atuação dos policiais militares do “5º Pelotão de Meio de Meio Ambiente de Sete Lagoas” e do 25° Batalhão de Polícia Militar,da PMMG, “e de fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAD) e do” Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Houve, também, igual participação dos policiais militares “da sede da Cia PM IND MAmb [Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente] de Belo Horizonte.
Resultados da ação conjunta
As ações de fiscalização desencadeadas pelos agentes públicos de proteção ambiental registraram:
[…] seguintes resultados: 90 pássaros apreendidos (42 aves silvestres sem anilha de identificação; 27 aves silvestres com indícios de adulteração nas anilhas; 21 aves silvestres com anilhas de identificação e abandonadas no local), 105 gaiolas apreendidas, 18 pessoas presas, 01 espingarda de pressão, chumbinho, calibre 5.5; foram lavrados 19 autos de infração ambiental, totalizando R$ 61.872,79 em multas.
Com as informações da PMMG