pontopm

Policiais militares de Cacaraí, Roraima, desenvolvem conscientização ambiental

A conscientização é um dos apelos mais significado ao ser humano em favor da proteção ambiental! Essa é uma das crenças dos profissionais de polícia ostensiva e preservação de ordem pública, inclusive, para os membros da Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR) encarregados das ações protetivas ambientais.

No empreendimento da atuação integrada de proteção, os membros da Companhia Independente de Policiamento Ambiental da PMRR se unem aos profissionais de outros órgãos e entidades, públicos e privadas, buscando os esforços necessários para o cumprimento de suas missão em defesa da natureza.

Leia mais sobre esse ingente desafio, na notícia transcrita abaixo e publicada no portal da PMRR.

Uma operação conjunta que ocorreu no período de 31 de maio a 6 de junho, em Caracaraí, resultou na apreensão de 44 malhadores e cinco espinheis – espécie de conjunto de anzóis para pesca. Não houve autuação de pescadores. A ação fez parte das atividades da Semana de Conscientização Ambiental, que envolveu diversos organismos ligados à fiscalização e preservação do Meio Ambiente.
 
Participaram da operação policiais da Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), da Polícia Militar de Roraima, além de fiscais do ICMBio (Instituto Chico Mendes) e Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

“A Cipa atua em missões importantes no Baixo Rio Branco de repressão aos crimes ambientais, sempre com parcerias importantes como o ICMBio, Femarh, Polícia Federal, Exército e outros órgãos”, garantiu o comandante da Companhia, major Alves Fernandes.
Segundo ele, a Cipa trabalha também com a sensibilização educativa quanto à pesca nas comunidades ribeirinhas e outras ações para inibir a ação predatória no Estado.

OUTRAS ATIVIDADES – Também como parte das atividades, a Cipa realizou duas palestras com abordagem nas leis ambientais e combate aos crimes ambientais para acadêmicos de Direito da Universidade Federal de Roraima e participação na Semana de Biologia da Faculdade Cathedral.

Em parceria com o Exército Brasileiro, a Cipa executa outra importante missão de vigilância permanente, na região do Rio Uiraricoera, a fim de coibir a atividade de garimpo ilegal que ainda existe no Estado. Além disso, participa ativamente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Roraima para a promoção de Cidadania e Respeito ao Meio Ambiente.

Fonte: PMRR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM