A busca do aprimoramento técnico e operacional por meio da educação profissional é uma constante na realidade das polícias militares brasileiras. Isso é observado na publicação da notícia, no portal da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS), onde é ressaltado que pela terceira vez ocorre o intercâmbio entre policiais japoneses e brasileiros. E que nessa terceira edição do intercâmbio a “representação no Japão conta com oficiais das PM de 10 estados brasileiros”.
Leia mais informações, na notícia publicada, no portal da BMRS, e transcrita a seguir:
De 30 de junho a 13 de julho, no Japão, por intermédio do Acordo de Cooperação Técnico firmado entre Brasil e Japão para multiplicação da filosofia de Polícia Comunitária, está ocorrendo o Curso de Gestores de Polícia Comunitária, baseado nas experiências do modelo japonês.
Esta é a terceira edição deste intercâmbio, onde oficiais japoneses também acompanham no Brasil as práticas das polícias militares partícipes.
A representação no Japão conta com oficiais das PM de 10 estados brasileiros, sendo da Brigada Militar a capitã Karla de Moura Incerti, de Santana do Livramento e o capitão Nilton de Godoy Nunes Junior, de Porto Alegre, que foram selecionados pela Corporação dentre os oficiais que desenvolvem programas de prevenção por meio de ações de policiamento comunitário.
Atualmente a Brigada Militar vem ampliando suas atividades de policiamento comunitário com Bases Móveis Comunitárias, Núcleos de Policiamento Comunitário e Patrulhas Escolares, programas estes que desenvolvem metodologias de resolução de problemas e policiamento preventivo localizado, além de contribuir para o estabelecimento de um sistema contínuo e auto-suficiente.
Fonte: BMRS.