A Polícia Militar do Estado do Piauí (PMPI) homenageou a Banda de Música da Instituição Militar Estadual pelo aniversário do 142º aniversário.
Na cerimônia foram destacados policiais militares músicos, inclusive, foi “feita uma homenagem simbólica à Capitã Samara, policial dedicada e honrada que faleceu no último domingo (04)”.
Leia outras informações publicadas no portal da PMPI que é transcrita a seguir:
Criada em 16 de junho de 1875, por meio da resolução nº 895 do então presidente da Província do Piauí, a Banda de Música da PMPI recebeu, na época, o nome de “Banda de Música do Corpo de Polícia da Província do Piauí”. Em alusão a este data, foi realizada solenidade referente ao seu aniversário de 142 anos na manhã de hoje (09) no Centro de Educação Profissional – CEP.
Durante o evento, que teve por objetivo homenagear a Banda de Música e todos os seus integrantes pelo trabalho e dedicação à Corporação, foram entregues Certificados de Amigos da Banda de Música ao Coronel Carlos Augusto, Comandante Geral da PMPI, ao Tenente-Coronel Sá Júnior, Diretor do CEP e ao Tenente-Coronel Marcos Rogério, Subdiretor da DAF (Diretoria de Administração Financeira).
O Subtenente Carneiro, que tem seu nome marcado na Instituição e na Banda de Música e está passando para a Reserva Remunerada, foi homenageado na mesma ocasião. “Sinto-me muito feliz porque cumpri a minha meta, e fico feliz pelo reconhecimento prestado à minha pessoa”, afirmou o Subtenente. Também foi feita uma homenagem simbólica à Capitã Samara, policial dedicada e honrada que faleceu no último domingo (04).
Para o Coronel Carlos Augusto, ver a Banda de Música se presentando nas comunidades fora das solenidades, mesmo nos finais de semana e feriados, é sempre um momento de muito orgulho. “Acredito que esse elo de proximidade com a sociedade tem uma contribuição muito grande da nossa Banda de Música. A vocês, o nosso muito obrigado! A todos vocês que compõem essa Banda, ao Carneiro, que está nos deixando, e aos seus familiares aqui, também o nosso reconhecimento. Que Deus possa abençoar cada um de vocês e, em nome de toda a Polícia Militar, o nosso agradecimento!” finalizou o Coronel.
O Tenente-Coronel Sá Júnior também parabenizou a Banda da Polícia Militar. Segundo ele “Os relatos, os depoimentos só são de elogios, e é isso mesmo, a Banda de Música nasceu e continua alegrando o estado do Piauí e sendo referência para o Brasil. E me orgulha muito, hoje, fazer parte desse grupo seleto de Amigos da Banda de Música”.
Banda apresenta Brasão Oficial e Regimento Interno
Outro acontecimento importante para os músicos da PMPI foi a apresentação, durante a solenidade, do Brasão Oficial da Banda de Música da PMPI, bem como a produção do seu Regimento Interno, que foi encaminhado ao Comando Geral para aprovação. O documento foi produzido por comissão instalada através da Portaria n° 008, de 10 de abril de 2017, da Direção do CEP.
Por fim, foi apresentado um vídeo produzido, para esta data, pela Banda de Música em parceria com a Diretoria de Comunicação da PMPI, que pode ser assistido logo abaixo. Logo após, todos os presentes participaram de um Coquetel servido na parte externa da Sala de Ensaios.
FOnte: PMPI.