Por intermédio de seus valorosos profissionais de policia ostensiva e preservação da ordem pública, a Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA) participou da Operação Tiradentes e prestou homenagens ao Alferes Tiradentes, com a entrega de medalhas.
Na foto destacada acima e no texto publicado nas redes sociais, a “Operação Tiradentes” foi assim orientada:
Começou às 14 horas desta quinta-feira (20) em todo o Brasil a Operação Tiradentes, que acontecerá simultaneamente nos outros estados e Distrito Federal envolvendo as polícias militares do Brasil e os Corpos de Bombeiros Militares com o objetivo de intensificar as ações preventivas e oferecer mais segurança à população.
Na Bahia, a Polícia Militar empregará 7.831 policiais militares com o apoio de 2.687 viaturas que estarão distribuídos nos 417 municípios. Serão priorizadas as ações e operações voltadas à prevenção e combate aos crimes violentos com a realização de blitze, incursões, abordagens, prisões e apreensões.
Com a duração de 24 horas, a operação termina às 14 horas de amanhã (21), feriado de Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil.
A cerimônia de condecoração com as medalhas do Mérito Policial Militar e do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, foi assim destacada:
A Polícia Militar da Bahia realizou na quarta-feira (19), na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), na Avenida Dendezeiros, a solenidade de culto à memória do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, Patrono da Corporação. No evento, além de enaltecer o sentimento cívico da tropa, a Corporação condecorou com as medalhas do Mérito Policial Militar e do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, integrantes da Instituição, personalidades e autoridades pelos relevantes serviços prestados à sociedade baiana.No início da solenidade, as guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido e do 19ºBPM, 79ª CIPM e 93ª CIPM receberam o diploma de Destaque Operacional e os cumprimentos do governador Rui Costa; do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, pelo êxito na missão de repressão a assaltos a bancos contra criminosos nos municípios de Boa Nova e Irecê, em abril deste ano.
Em continuidade as comemorações, as autoridades entregaram as medalhas de Mérito Policial Militar a 50 autoridades civis e militares. Logo após, foram condecoradas 59 personalidades com as medalhas do Mérito Marechal Argolo Visconde de Itaparica. Ao todo, foram concedidas 109 condecorações. Para o sargento Miguel Arcanjo, da Rondesp Atlântico, condecorado com a medalha Marechal Argolo Visconde de Itaparica, o reconhecimento pelo trabalho é a melhor recompensa para um policial militar. “Essa medalha representa nosso trabalho diário em defesa da sociedade, pois faço o que gosto. Agradeço a todos e dedico essas premiações ao meu amigo sargento Aldo, que faleceu vítima de assalto numa farmácia, no bairro da Pituba.”, comentou.
Para o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, a medalha é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho dos profissionais que atuam na função do bem servir aos cidadãos contra as injustiças sociais. “Parabéns a todos os agraciados. Vocês são merecedores”, destacou.
A homenagem a Tiradentes foi encerrada com o desfile da Guarda de Honra da PM, seguida pela Banda de Música Maestro Wanderley e pelos pelotões dos alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM), dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar, dos alunos a soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, dos batalhões de Polícia de Guarda, de Choque (BPchq), Policiamento Turístico (Beptur), das Operações Policiais Especiais, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e do Grupamento Aéreo (Graer).
Fonte: PMBA.