As ações integradas de proteção contribuem significativamente para que o Estado se fortaleça e preste serviços da forma esperada pelos cidadãos e comunidades. Ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, em parceria com outros órgãos do sistema de justiça criminal, alcançam resultados favoráveis. Ganham os cidadãos, com a retiradas de criminosos das ruas, e as comunidades, com a sensação de segurança aumentada, prestada pelos órgãos da segurança pública.
Situação igual à descrita aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, quando vários profissionais do Ministério Público e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) decidiram cumprir mandados de prisão e operações diversas que culminaram na apreensão de drogas e armas.
Leia e conheça outros detalhes sobre a ação integrada de proteção publicada no portal da PMERJ.
A Polícia Militar, através da Coordenadoria de Inteligência (CI), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, realizaram na manhã dessa quinta-feira, 27/04, a Operação Turma do Chapa.
A ação teve como objetivo cumprir 11 mandados de prisão, dos quais 10 foram cumpridos em diversas localidades, e 31 mandados de busca e apreensão contra integrantes do tráfico de drogas que atuam em Guapimirim, Complexo da Maré, Jacaré, entre outras localidades.Policiais militares das Unidades do 1ºCPA atuaram na comunidade do Pica-Pau, na Zona Norte do Rio. A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) realizou ações no Jacaré. Policiais das Unidades do Comando de Operações Especiais (COE) – BOPE, BPChq, BAC e GAM – operaram nas comunidades da Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré. A Coordenadoria de Inteligência (CI) e o 34ºBPM operaram em conjunto em Guapimirim.
Durante incursão em comunidades da Zona Norte do Rio, houve confronto com equipes policiais. Um suspeito ferido no Jacarezinho foi socorrido ao Hospital Municipal Salgado Filho além de serem apreendidos uma pistola e drogas.
Na comunidade Parque União, policiais do BPChq prenderam dois suspeitos e outros dois foram levados ao Hospital Estadual Getúlio Vargas sendo apreendidas uma pistola, dez carregadores de fuzil, drogas e um rádio transmissor. Também no Complexo da Maré, equipes do BAC apreenderam um fuzil, uma pistola, uma granada, mais de 100 quilos de maconha e outros materiais entorpecentes. Na Nova Holanda, o BOPE apreendeu dois fuzis AK-47 e drogas a serem contabilizadas.
As ocorrências foram encaminhadas para a 21ª DP e Central Garantias Norte.
Fonte: PMERJ.