A prevenção do crime e redução do medo o crime são mais exitosas quando desenvolvidas conjuntamente pela comunidade local, ou seus representantes, e os profissionais da #políciaostensivaepreservaçãodaordempública.
Desse modo, a parceria — polícia militar e comunidade — que se constrói favorecerá aos envolvidos conhecerem: a) “o que está acontecendo?”; b) “o que e como deve ser feito para que não aconteça?”; c) “quando e com que frequência será feito?”; d) “há meios disponíveis ou quais serão necessários para que não aconteça ou que se repita?”.
Encontrar respostas para as perguntas propostas é uma dificuldade para os profissionais de polícia ostensiva que pode ser minimizada ou superada com a participação dos cidadãos e comunidades beneficiadas.
Pelos motivos expostos anteriormente é que são constituídos os conselhos de segurança comunitários.
Com a parceria tudo se ajeita e as estratégias serão implementadas mas facilmente.
É assim que tem sido feito pelas unidades da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), mais especificamente em Araguari.
Leia mais sobre a notícia transcrita abaixo que foi publicada no portal da PMSC.
Na noite de quinta-feira, 1º, aconteceu na sede da Companhia de Polícia Militar, a posse da nova diretoria da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de Araquari.
O evento contou com diversas autoridades públicas do município, dos poderes Executivo e Legislativo, promotor de Justiça, Delegado de Polícia e cidadãos que prestigiaram o evento.
Os integrantes do Conseg prestaram juramento e receberam em mãos os livros competentes.
Mais uma frente da comunidade apoiando as ações da Polícia Militar no município, favorecendo a metodologia de aproximação com os cidadãos e auxílio recíproco nas causas em favor da segurança pública.
Fonte: PMSC.