pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

HOMENAGEM DO 7º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE BOM DESPACHO-MG, PARA O TEN.-CEL. JOÃO BOSCO DE CASTRO.

Na tarde de hoje, 29/05/2025, em minha residência, em Belo Horizonte-MG), recebi a maravilhosa visita da Comandanta do 7º BPM/PMMG/Bom Despacho, o Machado do Prata, Majora Marianna Atatília Alves Costa, acompanhada do Capitão Tyrone Teixeira, Subcomandante, e do Sargento Clécio Paulo, Curador do Memorial do Machado de Prata. Vieram trazer-me dupla e importantíssima Homenagem de gratidão a mim e reconhecimento de minha colaboração com enfocada Unidade, principalmente quanto a meus textos historiográficos sobre tal Batalhão Leriano, inclusive minha Ode ao Machado de Prata, e outras ajudas na maravilhosa organização do respectivo Espaço Historiológico, o esplêndido Memorial do Machado de Prata, revitalizado e valorizado, nestes anos recentes, pelo Coronel Luciano Antônio dos Santos, Majora Marianna Atatília e Sargentos Clécio Paulo e Dênis Pereira. Os ilustres Visitantes de hoje entregaram-me duas peças de relevância inestimável para mim, minha Família e minha dedicação à Historiografia de Polícia Militar e História da Polícia Militar de Minas Gerais. Tais peças muito me engrandecem e foram criadas e artesanadas pelo próprio Sargento Clécio Paulo, Curador do Memorial do Machado de Prata e fino Artista: Símbolo do Batalhão – Machado de Prata, insculpido em madeira-de-lei e alumínio, e um arranjo de rememoração da Olaria da Unidade, localizada na Mata do Batalhão (em seus limites com o Bairro Nossa Senhora de Fátima, defronte ao atual Supermercado VAP). Tal Olaria vicejou e produziu tijolos, até a década de 1970, e este segundo Mimo oferecido a mim traz o ponto alto do circunstante valor historiológico; um tijolo maciço de argilacota de qualidade extraordinária da Mata do Batalhão, com a gravação 7 BI, queimado em baixo-relevo, em 1951, pelo saudoso Cabo José Roque. Este simbólico tijolo é encimado por estampa de texto importante e fotografia de circunstantes, dentre os quais o insuperável Coronel José Antônio Praxedes, e o cerne da Homenagem a mim: Ten.-Cel. João Bosco de Castro – Eterno “Valente e fiel soldado do 7º. Batalhão” (grandioso epíteto emprestado, no singular, pelo primeiro verso da letra poética da Canção da Unidade.

Isto me eleva aos píncaros da felicidade pessoal e tecnoprofissional!

Após tão expressiva Homenagem, eu, minhas filhas Débora Lis, Janahina Záhida e Bruna Dáphne, e minha neta Clarice servimos Café com quitandas e outras gostosuras da fornagem mineira aos adoráveis Homenageadores.

Deus lhes pague a generosa atenção para com este Velho Soldado-Professor! Muito obrigado, também, ao agora Veterano, Coronel Luciano Antônio dos Santos, e ao Sargento Dênis Pereira da Silva!

Acrescento agradecimento especial ao Capitão Tyrone da Silva Teixeira, por haver-me presenteado, na mimosa visita, com outro exemplar do singularíssimo e precioso Livro Policiais Militares Protagonistas da História, publicado e feito por nossa Escola de Formação de Soldados, em 2016, no maiúsculo Comando dos Coronéis Eduardo César Reis e Welerson Conceição Silva, com meu prefácio e colaboração de pesquisa.

O então Ten. Tyrone, sob orientação do então Maj. Eugênio Cunha, cuidou de supervisionar o magnífico trabalho de pesquisa e redação realizado pelos Soldados-Alunos autores da maior parte das Biografias componentes de tal Livro.

 

11
10
9
8
7
6
5
4
3
2
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Foto de João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

(1947 ____) é Oficial Superior Veterano da PMMG. Poeta, contista e ensaísta, romancista, cronista e heraldista, jornalista profissional, tupinólogo e filólogo honóris-causa, palestrante, comunicólogo e inscultor-escultor, crítico literário, redator-revisor, camonólogo e carpinteiro. Professor de Línguas e Literaturas Românicas. Professor Titular e Emérito da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro. Pesquisador Benemérito Notável da PMMG. Especialista em Polícia Militar, em Gestão Estratégica da Segurança Pública, em Linguística Geral e em Comunicação Social (CEPEB). Policiólogo: Mestre, Doutor e Livre-docente, por Notório Saber, em Ciências Militares da Polícia Ostensiva e em Historiografia de Polícia Militar (História da Polícia Militar de Minas Gerais), de acordo com as páginas 49-65 do BGPM/PMMG nº 70, de 13 de setembro de 2012. Publicou doze Livros (escreveu outros vinte e sete) e mais de duzentos Ensaios (dentre filológicos, policiológicos e críticos). Tem quinhentos e vinte quatro prêmios obtidos em concursos literários e epistêmicos. Integra trinta e oito Academias (ou Institutos) de Letras, História e Cultura. Presidente Ad-Vitam da Academia de Letras Capitão-Médico João Guimarães Rosa da PMMG, Presidente da Alliance Française de Belo Horizonte (2010-2011) e Presidente da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano. Veja, também, a SÚMULA CREDENCIAL do Autor.
error: Conteúdo Protegido!