pontopm

Governo do Rio Grande do Sul decidiu aumentar o contingente de servidores, na segurança pública

A notícia de que o governo gaúcho decidiu aumentar o contingente de servidores, na segurança pública, foi publicada no portal da Brigada Militar da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS).

As informações dão conta de que os esforços destacados convergem para que haja uma ação integrada de proteção capaz de satisfazer os cidadãos e comunidades gaúchas.

Leia outras informações, na notícia que foi publicada e transcrita a seguir:

Este será o maior concurso para a área da segurança pública convocado no Rio Grande do Sul nas últimas décadas. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori, nesta terça-feira (4), com a presença de autoridades, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.

Além da abertura de novo concurso, foi autorizado também o ingresso de mais 49 soldados militares e 75 bombeiros suplentes restantes do último concurso. Os novos integrantes da segurança pública do Estado devem começar o treinamento para assumir seus postos a partir desta terça.

“O crime migra de um local para outro e vamos combatê-lo em todos os recantos do Rio Grande do Sul. A nossa obrigação é honrar nossos compromissos e com este reforço, vamos atender demandas de todas as regiões do estado”, afirmou Sartori. O governador disse que a autorização para o concurso deu-se a partir da abertura de margem financeira para investimentos em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como o Projeto de Lei Complementar 243/16.

As 6,1 mil vagas serão divididas entre 4,1 mil para soldados e 200 oficiais da Brigada Militar; 450 vagas para soldado e 50 para oficiais do Corpo de Bombeiros; e, mais 1,2 mil vagas para agentes e 100 para delegados da Polícia Civil. Outros dois concursos já estão em andamento com 826 vagas, das quais 720 para Susepe e 106 para o Instituto Geral de Perícias. Até o final de 2017, 4 mil novos servidores terão ingressado na área.

Segurança pública como prioridade

O orçamento do governo do Estado para 2017 foi aprovado com aumento de custeio apenas para o segmento da segurança pública, com um incremento de 19%. Além disso, os reajustes salariais definidos no final de 2014, que hoje representam mais de 31% de aumento na remuneração de brigadianos, policiais civis e servidores da Susepe, estão sendo honrados.

“Não podemos esquecer que já fizemos um esforço anterior à autorização do concurso desta terça-feira. Entregamos novas viaturas, armas, munições e conseguimos junto à União apoio da Força Nacional de Segurança. Recentemente destravamos a questão dos presídios e viabilizamos condições para alcançar quase mil novas vagas em Charqueadas, Viamão e Alegrete. Conseguimos também a autorização de obras nas penitenciárias de Bagé e Bento Gonçalves”, ressaltou Sartori.

“Se alguém duvidou que a segurança era prioridade deste governo, este anúncio e todas as ações que já promovemos vão ao encontro da expectativa da população do estado para enfrentamento da criminalidade. Este é o resultado de um trabalho em equipe e do esforço de todos os integrantes de órgãos vinculados à área, que de forma extraordinária combatem o crime diariamente”, reiterou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Entre outras ações está a criação do Sistema Integrado de Segurança com os Municípios (SIM/RS) e foram construídas parcerias com o Exército brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, além da iniciativa privada.

Fonte: BMRS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM