Um apartamento na cidade sueca de Upsala, a 86km de Estocolmo, na madrugada do último domingo (22), teria sido palco de cenas horríveis de um estupro coletivo. Três homens são os suspeitos do suposto crime. A vítima é uma mulher de 31 anos e todos os seus agressores são mais jovens do que ela.
Josefine Lundgren, de 21 anos, segundo o Jornal Mail Online, seria uma das expectadoras do vídeo, transmitido, via FaceBook Live. A jovem teria dito à polícia que assistiu as cenas quando a vítima foi violentamente desnudada e depois ser agredida sexualmente por vários homens armados. Disse também que o ataque só terminou várias horas depois, quando a polícia chegou, por volta das 8h24min, na manhã daquele domingo e desligou a webcam.
Lisa Sannervik, do Centro de Comando da Polícia, solicitou à comunidade para não divulgar o vídeo, pois quem assim procedesse cometia Crime de Calúnia upsalense, prejudicaria s investigações, inclusive a prisão dos suspeitos, além de ofender e macular mais ainda a imagem da mulher vitimizada. Solicitou a quem possuísse as filmagens para enviá-las à Agência Policial.
Na tarde dessa segunda-feira (23), numa coletiva à imprensa de Upsala, o Vice-Procurador-Geral Magnus Berggren teria declarado que três homens estavam presos, um sob causa provável e dois sob suspeita razoável. No local do crime, o material apreendido não contém o registro de todo o episódio filmado. Por isso, o Procurador-Geral Adjunto apelou também ao público para não divulgar o vídeo, reforçando a possibilidade de prática crime quem assim procedesse.
Há outras imagens sendo veiculadas na web. Este Pontopm omite em divulgá-las, acatando ao que foi dito pelas autoridades responsáveis pela proteção dos upsalenses.