pontopm

Em Óbidos, no Pará, salvamento de Ítalo por policiais militares comove as pessoas do município.

Uma trágica situação, após uma descarga elétrica, no município de Óbitos, no Estado do Pará, chocou todas as pessoas daquela localidade.

Leia o texto e conheça os detalhes, registrados e publicados no portal da Polícia Militar do Estado do Pará, transcritos a seguir:

“Estou com 24 anos e 7 meses nas fileiras da Polícia Militar, mas nunca me deparei com uma situação dessas. Ao chegar ao local do fato e visualizar três crianças jogadas ao solo e uma multidão de pessoas chorando pedindo socorro, eu, como pai de cinco filhos, me aguentei por dentro, tive que ser profissional do início ao término da ocorrência”.

O depoimento é do Sargento Edilson Sousa que, emocionado, conta como foi para ele, juntamente com sua guarnição, salvar a vida de um menino de apenas 13 anos que havia sofrido uma descarga elétrica enquanto jogava futebol com os amigos. Ítalo Ferreira é um dos sobreviventes do raio que atingiu ele e outras duas crianças na cidade de Óbidos, no feriado de 21 de abril.

Na tarde daquela sexta-feira, a guarnição composta pelo Sargento Edilson Sousa, Cabos Antônio de Araújo e José Ribamar Duarte e Soldado Adrielton Ferro, foi informada de que havia três pessoas mortas em um campinho, no bairro Perpétuo Socorro. Ao chegarem ao local, viram as três vítimas caídas ao chão e muitos curiosos ao redor delas. Eram três meninos. “Fizemos o atendimento pré-hospitalar. A pulsação e a respiração estavam muito fracas, então fizemos uma massagem cardíaca, mas como detectamos que não haveria muito progresso, de imediato colocamos dois na vtr e seguimos para o Hospital. Continuamos o atendimento do terceiro até a chegada da ambulância do Samu, que estava em atendimento em outro local da cidade”, afirmou o Cabo José Ribamar Duarte, que participou de toda a ação.

De acordo com os médicos, o menino Sergio dos Santos, de dez 10 anos, foi o mais atingido pelo raio e, infelizmente, chegou sem vida ao Hospital José Priante Filho. Os outros dois que foram conduzidos pela viatura da PM, Ítalo Ferreira, de 13 anos e Valder Melo, de 10, chegaram ao Hospital em menos de 5 minutos. Mas diferente de Ítalo, Valder não conseguiu resistir ao impacto da descarga elétrica e faleceu minutos após a chegada ao hospital. Toda a guarnição lamentou a morte de Sergio e Valder.

Gratidão

Ítalo Ferreira precisou ser transferido para uma unidade hospitalar em Santarém, mas já se recuperou e retornou para casa. A equipe médica que o atendeu reconheceu que o esforço dos policiais militares envolvidos na ocorrência foi de suma importância para sua sobrevivência e a família utilizou uma rede social para agradecer o ato de heroísmo dos policiais militares. “O que eu puder fazer pela Polícia Militar, eu vou fazer”, afirmou o senhor Cleidinaldo Ferreira, pai de Ítalo. O menino não se lembra de muita coisa, mas a alegria de estar vivo é recompensadora.

O Comandante da 29ª CIPM, Tenente Arthur Vasconcelos, elogiou o trabalho de todos os policiais que participaram do salvamento e afirmou que, para ele, ações como essas merecem ser reconhecidas.

Fonte: PMPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM