Uma trágica situação, após uma descarga elétrica, no município de Óbitos, no Estado do Pará, chocou todas as pessoas daquela localidade.
Leia o texto e conheça os detalhes, registrados e publicados no portal da Polícia Militar do Estado do Pará, transcritos a seguir:
“Estou com 24 anos e 7 meses nas fileiras da Polícia Militar, mas nunca me deparei com uma situação dessas. Ao chegar ao local do fato e visualizar três crianças jogadas ao solo e uma multidão de pessoas chorando pedindo socorro, eu, como pai de cinco filhos, me aguentei por dentro, tive que ser profissional do início ao término da ocorrência”.
O depoimento é do Sargento Edilson Sousa que, emocionado, conta como foi para ele, juntamente com sua guarnição, salvar a vida de um menino de apenas 13 anos que havia sofrido uma descarga elétrica enquanto jogava futebol com os amigos. Ítalo Ferreira é um dos sobreviventes do raio que atingiu ele e outras duas crianças na cidade de Óbidos, no feriado de 21 de abril.
Na tarde daquela sexta-feira, a guarnição composta pelo Sargento Edilson Sousa, Cabos Antônio de Araújo e José Ribamar Duarte e Soldado Adrielton Ferro, foi informada de que havia três pessoas mortas em um campinho, no bairro Perpétuo Socorro. Ao chegarem ao local, viram as três vítimas caídas ao chão e muitos curiosos ao redor delas. Eram três meninos. “Fizemos o atendimento pré-hospitalar. A pulsação e a respiração estavam muito fracas, então fizemos uma massagem cardíaca, mas como detectamos que não haveria muito progresso, de imediato colocamos dois na vtr e seguimos para o Hospital. Continuamos o atendimento do terceiro até a chegada da ambulância do Samu, que estava em atendimento em outro local da cidade”, afirmou o Cabo José Ribamar Duarte, que participou de toda a ação.
De acordo com os médicos, o menino Sergio dos Santos, de dez 10 anos, foi o mais atingido pelo raio e, infelizmente, chegou sem vida ao Hospital José Priante Filho. Os outros dois que foram conduzidos pela viatura da PM, Ítalo Ferreira, de 13 anos e Valder Melo, de 10, chegaram ao Hospital em menos de 5 minutos. Mas diferente de Ítalo, Valder não conseguiu resistir ao impacto da descarga elétrica e faleceu minutos após a chegada ao hospital. Toda a guarnição lamentou a morte de Sergio e Valder.
Gratidão
Ítalo Ferreira precisou ser transferido para uma unidade hospitalar em Santarém, mas já se recuperou e retornou para casa. A equipe médica que o atendeu reconheceu que o esforço dos policiais militares envolvidos na ocorrência foi de suma importância para sua sobrevivência e a família utilizou uma rede social para agradecer o ato de heroísmo dos policiais militares. “O que eu puder fazer pela Polícia Militar, eu vou fazer”, afirmou o senhor Cleidinaldo Ferreira, pai de Ítalo. O menino não se lembra de muita coisa, mas a alegria de estar vivo é recompensadora.
O Comandante da 29ª CIPM, Tenente Arthur Vasconcelos, elogiou o trabalho de todos os policiais que participaram do salvamento e afirmou que, para ele, ações como essas merecem ser reconhecidas.
Fonte: PMPA.