Durante as comemorações do 26º aniversário do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) os profissionais de políciaostensivaepreservaçãodaordempública amapaenses, familiares e amigos foram homenageados, nessa quarta-feira (31), no auditório do Serviço Social da Industria (Sesi).
Os integrantes do “Batalhão Tigre”, como é conhecido o 1º BPM da Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP), são responsáveis pela proteção de 41% da população residente em Macapá, que é sede do governo e a Capital daquele Estado.
Leia mais sobre o evento, na notícia de Ariane Lopes, da Amapá Notícias, que é transcrita a seguir:
Na ocasião, a história da unidade foi destacada e foram entregues aos policiais militares do batalhão placas em homenagem aos relevantes serviços operacionais prestados. Os militares que aguardam a passagem para a reserva remunerada também receberam honrarias e houve a concessão de medalhas de dedicação à Policial Militar, além de elogios conferidos aos destaques e aos colaboradores comunitários.
O lançamento da revista “O pioneiro”, produzida pelos integrantes do batalhão, relatou as operações já realizadas e as estatísticas de redução criminal, sendo mais um veículo criado para a aproximação com o cidadão.
A unidade é responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo da zona sul de Macapá, que inclui policiamento a pé, patrulhamento em motocicletas e policiamento escolar e ações como a operação “Ônibus Seguro”. Em sua área de atuação, estão presentes os bairros do Trem, Zerão, Beirol, Santa Inês e uma população estimada em 200 mil pessoas, correspondendo cerca de 41% da população da capital.
De acordo com o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Petrúcio Renato, a unidade conta atualmente com o efetivo em exercício de 180 policiais. Para ele, o momento é de confraternização e reconhecimento para aqueles que exercem, diariamente, o ofício da segurança pública.
“Ao longo de sua história, a unidade tem cumprido missões que lhe são confiadas com eficiência e profissionalismo de todos os integrantes, com o objetivo de servir e proteger o cidadão amapaense cumprindo o seu papel”, destacou.
Na oportunidade, o comandante geral em exercício da PM, coronel Rudiney Barbosa, pontuou a importância da polícia em caminhar ao lado da coletividade. “Todos devemos colaborar diretamente com o Estado no combate à criminalidade em busca do bem comum e do interesse público”, disse.
História
Oriundo do extinto Comando de Policiamento da Capital e do Interior (CPCI), o 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado através do Decreto nº 079 de 31 de maio de 1991, tendo como área delimitada ao norte a Avenida Feliciano Coelho e ao sul do distrito de Fazendinha e Igarapé da Fortaleza, ao leste a orla do Rio Amazonas e ao oeste os bairros Buritizal e Novo Buritizal.
Estão em sua área de atuação vários pontos turísticos relevantes: Marco Zero do Equador, Sambódromo, Museu Sacaca, Balneários do Araxá e Fazendinha, entre outros. Eventos de grande porte estão inclusos na responsabilidade da tropa, entre eles, Expofeira, Carnaval, Quadra Junina.
Fonte: