pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Em Cuiabá, Mato Grosso: 1º Batalhão da Polícia Militar comemora 100 anos

Os profissionais de #políciaostensivaepreservaçãodaordempública do ‘Batalhão Queiroz’, da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso (PMMT), comemoraram o Centenário do 1º Batalhão de Polícia Militar.

As comemorações foram iniciadas, neste sábado (3), com alvorada festiva, café da manhã, homenagens aos ex-comandantes e desfile cívico-militar.

Leia mais informações sobre o “centenário do 1º Batalhão de Polícia Militar, o ‘Batalhão Queiroz’”, na notícia publicada, no portal da PMMT, e trasncrita a seguir:

Essa unidade policial foi criada por meio do Decreto 08/1917, o qual reorganizou e denominou a polícia local de ‘Força Pública’ dando origem ao Comando-Geral e dois batalhões, o 1º Batalhão, com sede em Cuiabá, e o 2º Batalhão, sediado em Campo Grande, hoje capital de Mato Grosso do Sul.

Antes de se instalar na atual sede, na Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, o 1º BPM funcionou em outros prédios, entre os quais na construção histórica da antiga Imprensa Oficial da Praça Ipiranga, que atualmente sedia o Ganha Tempo.

Hoje, além de constituir parte importante da história da Polícia Militar de Mato Grosso, o ‘Batalhão Queiroz’ é uma unidade fundamental na Segurança Pública mato-grossense. Em 32 bairros cuiabanos o policiamento, preventivo e repressivo, está sob sua responsabilidade.

Subdivido em quatro companhias (Centro, Lixeira, Beira Rio e Boa Esperança), atende uma população que está estimada em 350 mil habitantes. Atualmente o 1º BPM é comandando pelo tenente-coronel Fábio Luiz Bastos.

Participarão das comemorações o comandante-geral da PMMT, coronel PM Jorge Luiz de Magalhães; o comandante do 1º Comando Regional de Mato Grosso (CR), coronel Edgar Maurício Monteiro Domingues; o comando do 1ºBPM, tenente-coronel Fábio Luiz Bastos, entre outras autoridades civis e militar.

Nome

O nome ‘Batalhão Queiroz’ é uma homenagem ao policial Daniel Queiroz, um carioca nascido em 1891 que atuou por mais de 40 anos na Polícia Militar de Mato Grosso, inclusive no 1º BPM, onde chegou ao posto de comandante.

Fonte: PMMT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM