A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando de Aviação do Estado (COMAVE), iniciou em 14 de Julho de 2025 (segunda-feira), o curso de Comandantes de Operações Aéreas na Polícia Militar. A seleção de 10 candidatos se deu por concurso interno, com prova teórica e teste físico, destinado a apenas oficiais da PM (1º e 2º Tenentes) com até 11 anos de instituição. O curso Será realizado no Hangar da PM, no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e algumas atividades externas, como na Serra do Rola Moça, Clube dos Oficiais dos Militares Mineiros (COMM) e outros.
Com a realização do curso, seus concluintes estarão capacitados a atender as demandas aos operadores de aeronaves de asas fixas e asas rotativas. Durante o período acadêmico, estudarão as disciplinas da matriz curricular prevista e descritas a seguir:
– História da Aviação de Defesa Social;
– Comunicação e uso de Tecnologias de Aviação;
– Equipamentos Especiais de Aviação, Técnicas de Emprego Operacional;
– Doutrinamento Básico da Unidade Aérea Pública (UAP);
– Manobras Aquáticas;
– Apoio à atividade Aérea;
– Noções de Manutenção Aeronáutica;
– Manobras em altura;
– Armamento, equipamento e tiro defensivo a bordo de aeronave;
– Exercícios práticos de emergências gerais;
– Gestão Operacional – atividades do Centro de Operações Agrícola (COA);
– Segurança Operacional Gerenciamento de Recursos da Tripulação (CRM).
Ao final do curso, com data prevista para o dia 5 de setembro, os concluintes exercerão às funções de Comandante de Operações Aéreas do COMAVE. Sendo 2P, (Copiloto) da aeronave, auxiliar o comandante de aeronave das diversas demandas relacionadas ao voo. E ainda, ao final do turno de serviço na sede da Unidade, como gestão da tropa de serviço, estarão em condições para as missões que estejam previstas ou que surjam no decorrer deste.
Para o comandante do COMAVE, coronel PM— Ricardo Alexandre Faria, o Curso de Comandante de Operações Aéreas da PMMG 2025 representa a confiança que o comando da PMMG deposita na aviação policial, e a importância do emprego de aeronaves em missões de apoio ao povo mineiro, à tropa da PMMG e aos demais Órgãos Públicos do Estado. “A aviação chega de forma rápida e eficiente onde a presença policial é imprescindível e essencial. Por isso, a formação dos futuros pilotos da PMMG é um processo importante para a continuação da prestação de segurança pública”.
FONTE: PMMG