Brigada Militar do Rio Grande do Sul finaliza o 4º Curso de Especialização em Operações de Choque (CEOC)

Conforme divulgado anteriormente neste Pontopm, continua, na Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS), a realização do 4° Curso de Especialização em Operações de Choque, com o encerramento previsto para a próxima quarta-feira (14).

No portal da BMRS publicou a notícia, transcrita abaixo, onde você poderá ler mais informações:

A Brigada Militar promove, até o dia 14 de junho, o Curso de Especialização em Operações de Choque (CEOC) com a participação de 25 oficiais. Pela primeira vez, outro país da América Latina participa da iniciativa com representantes da Argentina, além de outros quatro estados brasileiros. Ao todo, a corporação já formou mais de cem oficiais em operações de choque.

A 4ª edição da qualificação, realizada pela Brigada Militar, tem o objetivo de treinar policiais para ações em controle de distúrbios, buscando o restabelecimento da ordem pública em casos de grandes manifestações, preservando a integridade física das pessoas e patrimônio público e privado.

A instrução dura 45 dias em regime de dedicação exclusiva, e carga horária de 500 horas-aula. Nessa ocasião, conta com participação de oficiais da Argentina e dos estados do Amapá, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Sul e Tocantins. Entre as disciplinas abordadas durante o treinamento estão controle de distúrbios civis, simulações de operações, direitos humanos, primeiros socorros, legislação e ações integradas de tropas a pé, a cavalo e cinófila.

O coordenador do CEOC, major Cesar Augusto Guindani, disse que “a doutrina de operações de choque tem se difundido em todo Brasil, principalmente a partir das manifestações de 2013”. “O objetivo é qualificar o efetivo, permitindo que a polícia possa dar uma resposta adequada no caso de manifestações, garantindo a segurança dos envolvidos e da sociedade em geral”, destacou. “É um curso completo, realizado em diversos Estados do Brasil, e que unifica a doutrina na área”, concluiu o major.

Em relação à disciplina do Curso de Especialização em Operações de Choque com apoio da Cavalaria, o major Claudio de Azevedo Goggia explicou que “durante o treinamento no 4º Regimento de Polícia Montada, realizamos simulações, enfrentamos todos os obstáculos e dificuldades semelhantes às que podemos encontrar nas ruas”.

Para o capitão da Polícia Argentina, Marcos Mathias Linell, a oportunidade está sendo uma grande experiência. “Todas as atividades são muito satisfatórias e certamente os conhecimentos serão repassados, qualificando o efetivo em meu país”, ressaltou.

Do extremo norte do Brasil, o representante da Polícia Militar do Amapá, tenente William Bastos, enfatizou que “a atividade choqueana exige muito preparo emocional por parte do comandante e do efetivo”. Comentou que “no curso realizado na Brigada Militar aprendemos a importância da técnica aliada a uma boa tática, fazendo com que uma manifestação violenta seja dispersa de forma mais eficaz, restabelecendo a ordem pública”, finalizou o tenente.

A formatura de conclusão será realizada dia 13 de junho, no 1º Batalhão de Operações Especiais, em Porto Alegre.

Fonte: BMRS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM